18/03/09

Incêndios em Portugal: Estamos em Março e o Marão a arder, que tristeza!

«Marão: Câmara suspeita de origem criminosa no incêndio


O presidente da Câmara de Amarante, Armindo Abreu, subscreveu hoje as suspeitas das autoridades de origem criminosa no fogo que lavra na Serra do Marão mas rejeitou a ideia de que os pastores sejam os principais suspeitos.
Em declarações à Lusa, o autarca afirmou que os pastores são muitas vezes acusados «sem sentido» por acenderem queimadas para o rejuvenescimento dos pastos, sobretudo em ocasiões em que vários incêndios lavram em diferentes zonas do país.
Armindo Abreu referiu que as autoridades duvidam se o fogo que deflagrou hoje de madrugada na serra do Marão é um reacendimento do incêndio de terça-feira, também no Ramalhoso, ou um novo incêndio, mas lembrou que não há pastoreio na área atingida.
«Pela forma e a hora como as chamas deflagraram e pelo facto de não ser uma zona de pastoreio, deduz-se que há aqui mão criminosa», disse o responsável, que considera o caso «estranho» e pede uma investigação aprofundada.
Armindo Abreu não tem, no entanto, nenhum suspeito em concreto.
Entretanto, fonte da Protecção Civil adiantou que o incêndio de terça-feira está a ser investigado pela Polícia Judiciária, depois de alguns cidadãos terem testemunhado «rebentamentos» no Ramalhoso.» in http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?section_id=13&id_news=378521
---------------------------------------------------------------------------------------
O que se passará com o animal humano?
Porque quererá ele a todo o custo destruir a construção Divina?
Será o Demo que nos invadiu?
- Não sei; só sei que as Serras de Portugal, neste caso o meu amado Marão, o tal que inspirou, entre outros, Teixeira de Pascoaes, tem sofrido constantes vagas de destruição, pela mão dos homens que não querem deixar verdura, água e vida para os seus filhos; apenas terra queimada! Mais nenhum animal trata assim as suas crias...


"Era o ser de olhar duplo, contemplando
O reino a que pertence e o seu etéreo
Desdobramento anímico; e, por isso
Olhava as duas faces do Mistério."


Marânus (Teixeira de Pascoaes)

4 comentários:

  1. helder, marao, coraçao em cinza de portugal, agora, como olo, sabor, tua, tamega, tambem ameaçado, nao pela agua mas pelo fogo que alguma mao criminosa ateia contra o coraçao de deus... amigo, vai ai uma peste negra em nosso tempo, e nos valha a da paz rainha, que tudo vai sendo matado e de morte matada e vil. abraço;o contristado com vosso porque vosso nosso drama, seu, ochoa

    ResponderEliminar
  2. Caro Amigo Ôchoa!
    Que esperança existe para o animal humano, se ele teima em destruir a Obra de Deus?!

    ResponderEliminar
  3. Caro Amigo Ôchoa!
    Que esperança existe para o animal humano, se ele teima em destruir a Obra de Deus?!

    ResponderEliminar
  4. helder anigo do peito:
    só lha digo de que há muito tempo há q se nosso deus nao fosse beneficente e miseruicordioso numa palavra bondade so amor nos teria vomitado a todos com este meio ambiente q avacalhamos e continua a pesar de tudo a canta-lo e isto porque como lhe disse antes suas entranhas sao entranhas de misericordia!Que estomago bom o do nosso deus so bondadeamor!

    ResponderEliminar

Pin It button on image hover