09/03/09

Cultura Pop - Barbie a Boneca mais Famosa do Mundo Faz 50 Anos!



Aqua - "Barbie Girl"

The Sims - "Barbie Girl"

Uma marca que atravessou e continuará a atravessar gerações!


«Barbie

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Barbie é um popular brinquedo infantil, uma boneca cuja criação data de 9 de Março de 1959. O brinquedo é produzido pela Mattel.
Mattel

Brinquedo
Brinquedo Barbie
Ano de Lançamento 1959
Outros Dados
Site Site Oficial (em inglês)




Índice

[esconder]


[editar] A história da Barbie

A barbie foi criada por Ruth Handler e o seu marido Eliot em 1959. A ideia foi de Ruth ao ver sua filha Barbara brincando com bonecas de papel que trocavam de roupa. Ruth então teve a ideia de criar uma boneca que permitisse o mesmo, ou seja, trocasse de roupa. Associando-a à moda, a Barbie tinha uma feição adulta, diferente das bonecas da época. Assim, a imagem da Barbie sempre foi a de uma top model, símbolo de beleza refinada e juventude.

[editar] Lançamento


A Barbie de 1959
Encomendada ao designer Jack Ryan, em 1958, a boneca foi lançada oficialmente na Feira Anual de Brinquedos de Nova York, a 9 de Março de 1959.
Ruth e Eliot Handler eram donos da empresa de brinquedos Mattel, fabricando a Barbie que foi vendida a 3 dólares os primeiros exemplares, que teve 340.000 bonecas do primeiro exemplar.
Logo após o seu sucesso de vendas foram criadas outros modelos de Barbies e logo a boneca também ganhou uma família: em 1961 chega seu namorado Ken.

[editar] Ken

Ken também sempre acompanhou a moda da época, e variava o corte do cabelo de acordo com o último estilo. ken e um lindo homem

[editar] Anos 60

A Barbie também foi a primeira boneca a ser maquiada e a receber acessórios.
Continuou a sua trajetória em 1960, lançou novos modelos agora ainda mais inspirados na moda contemporânea.
Os anos 60 corriam e a Barbie era a típica garota estadunidense, com seu twin-set de lã e faixas no cabelo e perucas que vinham em três cores: loura, castanha e ruiva.

[editar] Evolução na década

  • Em 1962, se vestiu de Jacqueline Kennedy, exemplo de elegância e bom gosto, com o famoso tailleur cor-de-rosa.
  • Em 1965, ela ganhou pernas flexíveis.
  • Em 1968, seu rosto ganhou um aspecto ainda mais jovem, com longos cílios e olhos azuis. Fechando a década, roupas floridas, estampas psicodélicas, grandes óculos e uma nova amiga, a primeira boneca negra, Christie 1969. Também começaram a ser criadas as Barbies de Lingeries.
Hoje, a boneca Barbie continua inovando-se a cada dia e fazendo sucesso entre todas as idades.

[editar] Anos 70

Durante os anos 70, foi criada mais uma "amiga" da Barbie, Stacy. E a Barbie inspirada pela juventude e moda da época, adotou um visual hippie.
Foi criado também o estilo Malibu em 1971, de cabelos louros e claros e a pele bronzeada. Ken também ganhou uma versão John Travolta, inspirada na onda Disco e no filme "Embalos de Sábado à Noite".
O casal encarnou várias celebridades da época, a bordo de seu novo carro, um modelo rosa-choque esportivo.
Em 1972, ela ganhou um trailer, passaporte para uma vida mais próxima à natureza, com suas saias de retalhos e vestidos românticos estilo Laura Ashley.

[editar] Anos 80

Os anos 80 foram marcados pelo glamour e mistura de proporções das roupas. Barbie apareceu em versão do seriado Dallas com muito glitter e lábios vermelhos.
As roupas foram marcadas por transparências e mangas bufantes. A maquiagem tornou-se mais obrigatória ainda e a Barbie se tornou muito mais glamourosa. Foi nesse período que iniciou-se a produção de bonecas para colecionadores.
Em 1980, teve início a coleção étnica, com Barbies vestidas de roupas típicas de vários países. Exemplos: México, Chile, Jamaica,Brasil, Inglaterra, Holanda, França, Itália, Japão e Nigéria. Ela se veste também como pessoas famosas.

[editar] Anos 90

Barbie em 1990 chegou dirigindo uma Ferrari, se divertindo, cantando e dançando. Seus cabelos estavam mais compridos que nunca e suas roupas cada vez mais sofisticadas.
Em 1992, sempre politicamente correta, ela se candidatou à presidência dos Estados Unidos.
Em 1996, ela ganhou uma amiga paraplégica, Becky, que vinha com uma cadeira de rodas.Ken ganhou uma versão Brad Pitt em 1999.
No mesmo ano, foram lançadas Barbies com rostos de modelos famosas como Naomi Campbell. Para comemorar os 40 anos da Barbie foi lançada uma nova e exclusiva boneca.

[editar] Anos 2000

Sempre acompanhando os momentos sociais, ela chega ao ano 2000 mostrando que é uma mulher moderna, que trabalha e possui acessórios como telefone celular e computador.
Em 2003, a Mattel lançou uma linha paralela da Barbie, a My Scene. A boneca ganhou uma cara mais jovem e moderna, tudo para conquistar as meninas que preferiam bonecas mais ousadas, como as Bratz.
A partir de 2006, a Barbie vem ganhando uma nova cara, mais adolescente, que adora esportes e moda (claro). Em 2007, a Mattel lançou a nova geração da Barbie,que mistura a boneca com o iPod.

[editar] Influências

A influência da Barbie nos dias de hoje é visível e sem dúvida marcante. Sempre existem comparações e citações da boneca mais vendida do mundo o tempo todo, costuma-se chamar alguém de Barbie por estar vestida de rosa, ou por ser loira. Isso prova que a Barbie valorizou uma linha de preocupação com a estética, beleza e ajudou a criar um padrão de beleza. A moda da boneca influencia a sociedade, pois ela sempre procura simbolizar uma garota bonita, inteligente, amiga, companheira, meiga e politicamente correta.
A Barbie marcou gerações inteiras e continua até hoje, devido a personalidade que lhe foi associada e o padrão de beleza que simboliza. Não é raro muitas meninas e adolescentes quererem se parecer com a Barbie.
A Barbie influenciou uma nova conduta em mulheres e crianças e criou uma nova identidade social que é perceptível em crianças, adolescentes e mulheres do mundo todo, mesmo sendo uma boneca originalmente estadunidense.

[editar] Curiosidades


Uma embalagem da boneca Fulla, uma "Barbie" alternativa lançada em países muçulmanos
.
  • O nome Barbie foi dado em homenagem à filha do casal que se chama Barbara e seu apelido era Barbie.O nome completo dela é Barbara Millicent Roberts.
  • A idéia de uma boneca com feição adulta, segundo Ruth, era inspirado no fato de que quando criança, você sempre quer crescer e se tornar uma mulher adulta.
  • Barbie tem seis irmãos: Skipper (1964), Tutti (1966), Todd (1966), Stacie (1992), Kelly (1995) e Krissy (1999).
  • Em seu lançamento, em 1959, ela vestia uma roupa bem simples - um maiô listrado branco e preto.
  • Ken surgiu em 1961, dois anos depois dela.
  • As primeiras Barbies negras e hispânicas foram lançadas em 1980.
  • Em 2002, a Barbie deixou sua marca na calçada da Fama, em Hollywood, ao lado das celebridades como Marilyn Monroe e Charles Chaplin.
  • Em Julho de 2007, a Mattel lança a nova geração de BARBIE, que é uma mistura de boneca virtual com tocador de MP3.
  • A cada segundo, duas bonecas Barbie são vendidas em algum lugar do mundo.
  • Ela é vendida em mais de 150 países.
  • As primeiras bonecas custavam 3 dólares; hoje uma Barbie pode custar 10 mil dólares.
  • Na lista de estilistas que já fizeram modelos sob medida para ela estão Christian Dior, Givenchi e até brasileiros como Walter Rodrigues e Lino Villaventura.
  • A boneca é fabricada na China.
  • Barbie faz aniversário no dia 9 de março.
  • Em 9 de março de 2009 Barbie completa 50 anos.
  • Em 14 de fevereiro de 2009, Barbie esteve nas passarelas de New York, na Fashion Week (Semana de Moda) NY.

[editar] Filmes

Série de filmes com a boneca Barbie:



Barbie Girl

Mais informações sobre este ícone das crianças pequenas (raparigas), em:
http://barbie.everythinggirl.com/


Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover