15/02/09

PORTUGAL menor, visto pela minha colega e amiga, Elsa cerqueira!

«PORTUGAL menor?

Assiste-se, em Portugal, a fenómenos curiosos:

1. Alguns políticos, quando confrontados com determinados factos, padecem de amnésia selectiva. São os casos de J.S. ou de D.L.
"Não me lembro" não significa ausência de capacidade de retenção de informação, mas faltar à verdade ou mentir.

2. Depois, temos aqueles desejos, tão desmesurados, que rapidamente se metamorfoseiam em factos: são as casinhas da Guarda, a licenciatura rápida numa Universidade Independente de Credibilidade, um relatório da OCDE que, afinal, não era da OCDE, mas poderia ter sido. De permeio somos confrontados com o "Freeport" e a "Nova Setúbal".
È o princípio do prazer a sobrepôr-se ao da realidade.

3. Portugal está em recessão e o P.m. (Primeiro ministro) está a ser perseguido.
Ora bem: quanto ao primeiro facto, a culpa é da conjuntura externa; quanto ao segundo pseudo-facto, a culpa é dos partidos da oposição que não conseguem exercer a sua actividade sem recorrerem ao "argumentum ad hominem". Não aprenderam a "malhar", ou seja, a "reunir o gado em determinado ponto". Ponto isento de crítica.
Nos dois casos, a mesma ideologia de vitimização.
Sempre que a prática política for cúmplice da negritude da suspeita haverá uma "Campanha Negra". Sempre que a política for um prolongamento de um qualquer Eu desesperado por afirmação e notoriedade pessoais, presenciaremos as "forças (pouco) ocultas": as que são movidas pelo dinheiro.

4. Gravoso é a quantidade de "dados irregulares" associados à figura do P.m. (Primeiro ministro) que transformam o País num segundo P.m: Portugal menor.

Karl Popper afirmou que a nossa sociedade (ocidental) era a melhor porque a mais justa e a mais predisposta ao aperfeiçoamento. Mas estes sintomas, descritos, indiciam um diagnóstico alarmante: a democracia está doente, sobretudo, porque os políticos servem os seus interesses mesquinhos. Servem-se da política, aviltando-a.

O primeiro dever da Democracia é o de recusar-se a morrer.
O segundo é o de os eleitores esclarecidos não serem os seus carrascos.

Certo, certo, é que nenhum fato Armani conseguirá ocultar as nódoas de carácter ... ou esbater a crise económica e axiológica da sociedade portuguesa.

Elsa Cerqueira»

4 comentários:

  1. Recuperação da memória:
    Se bem me lembro...
    «in illo tempore...»
    eu era um rapazinho
    sonhador
    que fazia projectos...
    e estudava
    para a um lindo domingo
    obter um canudo de engenhoso.
    Depois fui de bibe pra ambiente
    e ambientei e desambientei.
    Era o predilecto do meu conterrâneo
    católico Guterres.
    Não sei de tios ou primos
    que mais fizessem por mim
    do que eu próprio
    «sempre no meu ambiente...»
    Como era um pão ou um gatão
    subi ao estrelato e deixei
    o alegre triste de meus dias.
    Más línguas disseram que eu tinha
    um aparelho de jeito hitleriano-
    gobellístico, que me cuidava
    imagem e me injectava em todos
    os canais televisivos...
    E, a remoques, como bom citzen kane,
    mudava de assunto.
    Agora, estão prestes a darem-me
    um pontapé, eu convenço-os
    de que vai uma crise global
    que nada tem que ver comigo.
    Assim me encontro pronto
    para servir-me de novo mandato,
    pese a professores abaixo-de-cão,
    que juraram, a pés juntos,
    QUE JAMAIS VOTARIAM EM MIM!!!
    CONTO INDEFECTIVELMENTE COM TODOS OS QUE GOSTAM DE SER ENGANADOS COM PROMESSAS!!!
    Para quê cumprir promessas?
    O barco afunda, a pique, e quando todo for a fundo do fosso ninguém se lembrará de mim;
    e será então que me esquecerei das patifarias verdadeiras que fiz
    e me deram sumo gozo dilectante.

    Assinado,
    Sócrates,
    Nem Filósofo
    Nem Médico
    Nem Futebolista Brasileiro,
    mas Portuga Engenhoso como Quijote Cavaleiro de... triste figura.

    PS a meus apoiantes de reeleiçao PS:
    não tenho complexos de esquerda a não ser um complexo meu de um destes dias psiquiátricos à daniel sampaio
    descoberto:
    não gostar de meu nariz!
    PS post PS:
    acabei por não usar já mais a receita de «está tudo bem»
    agora uso outra a
    «quanto pior melhor»
    ou
    outra
    «quanto mais me batem mais gosto da gente»
    sou
    «um vítima»
    outro
    Isaltino de Fátima Loureiro Valentim Felgueiras!
    vou mudar em breve de nome... e serei REELEITO!
    POVO GOSTA
    DE FUMAÇA
    A QUE SE NÃO VÊ FOGO!
    nunca a Justiça esteve em melhores mãos
    boa pasta essa!
    sou só só amor...
    a desamparados gays da grei alegre.
    novo robin wood faço contas a imposto a rico como nenhuma velhinha manelinha faz...
    prometo voltar a autobiografar-me quando xé xé q nem soarinhos amigo de minha onça sem multa.
    minha onça de avioneta.
    esta passa porque eu deixo na comissão de censura.
    meu grito de ordem no próximo comicio será MANELINHA É VELHA EU ESTOU SEMPRE EM
    ESTADO NOVO!
    (Minha biografia do figurinha -- não encomendada -- desse senhor de todos conhecido e reconhecido José Pinto, que não gosta do nariz que tem -- mas se revê génio de arquitectura em «casinhas portuguesas» que segundo recente notícia são entretém jurídico para a PJ!!!)
    -- com Mirian sempre --
    (sonhadas palavras)
    Ângelo Ochôa, Setubal, após 6ª 13 Sábado 14... Domingo 15, 2ª 16 e a banda a tocar a mesma dança ... é só ligar rtp um...
    com abraço a Helder e bjnh a Elsa!

    ResponderEliminar
  2. Grande em tamanho, ironia e categoria o seu comentário, Amigo Ôchoa! Bem haja Amigo, Aquele Abraço do Marão, do Tâmega de Amarante, aí para a Bela do Sado, Setúbal!

    ResponderEliminar
  3. Genial, Ângelo Ôchoa!
    Gostei particularmente do

    "Assinado,
    Sócrates,
    Nem Filósofo
    Nem Médico
    Nem Futebolista Brasileiro,
    mas Portuga Engenhoso como Quijote Cavaleiro de... triste figura."

    Lindo!!!

    ResponderEliminar
  4. Concordo, Elsa!
    Ângelo e Elsa, dois Grandes Pensadores, dois Filósofos!

    ResponderEliminar

Pin It button on image hover