08/02/09

Comemorou-se este Fim de Semana, o S.º Brás de Telões, em Amarante!























































































































Hoje em dia muito chuvoso e desagradável não se deixou de comemorar o S.º Brás de Telões em Amarante! O São Brás comemorou-se no dia 3 de Fevereiro, através de cerimónias religiosas e quero realçar a contribuição do meu aluno do 12 PTGEI, Henrique Sampaio que muito ajudou a comissão de Festas a angariar fundos para a sua concretização!


«São Brás


São Brás em Latin S.Blasius, em Catalão Blai, em Francês Blaise, em Espanhol Blas


Ficou famoso porque retirou de uma criança, sem nenhum instrumento um espinho que o mesmo tinha na garganta. Por isso é considerado padroeiro das doenças da garganta e no dia de sua festa, 3 de Fevereiro, nas cidades da Espanha e algumas do interior do Brasil, as mães levam os filhos para benzerem a garganta.
Morreu em 316, foi bispo de Sebaste na Armênia .Quando as perseguições começaram sob o Imperador Dioclecius (284-305), Braz fugiu para uma caverna onde ele cuidou dos animais selvagens Anos mais tarde, caçadores o encontraram e o levaram preso para o governador Agricolaus, da Capadócia na Baixa Armênia, durante a perseguição do então Imperador Licinius Lacinianus (308-324).Braz foi torturado com ferros em brasa e depois foi decapitado. O costume de abençoar as gargantas no seu dia continua até hoje e em alguns locais são usadas nas cerimonias comemorativas e velas. As velas são usadas porque a mãe do menino curado por São Braz, levou para ele velas na prisão.Muitos eventos miraculosos são mencionados nos estudos sobre São Braz e ele muito venerado na França e Espanha.
Suas relíquias estão em Brusswick,Mainz, Lubeck, Trier e Cologne na Alemanha. Na França em Paray-le-Monial.Em Dubrovnik na antiga Iugoslávia e em Roma, Taranto e Milão na Itália.
Na liturgia da Igreja Católica São Braz é mostrado com velas nas mãos e em frente a ele, uma mãe carregando uma a criança com mão na garganta, como pedindo para ele cura-la. Daí se originou a benção da garganta no seu dia. Alguns interpretam como sendo uma mãe pedindo a bênção de São Braz para a garganta do filho.
Após se tornar um bispo, durante a perseguição dos cristãos recebeu uma mensagem Divina para se esconder nas colinas para escapar. Os homens que o caçavam descobriram um caverna cercada de animais selvagens que estavam doentes. Dentro da caverna estava São Braz, que andava entre eles, sem que os animais o atacassem. Reconhecido como bispo foi levado para julgamento. No caminho de volta ele convenceu o um lobo a soltar um porco que pertencia a uma camponesa. A sentença foi para que morresse vagarosamente de fome na prisão.
Duas mulheres o visitaram na prisão. A do porco que levava de uma maneira muito engenhosa comida para ele, e a outra a do menino que levava velas.
Lá pelas tantas, como São Braz não parecia definhar de fome, o governador mandou decapita-lo.
Ele é padroeiro dos animais selvagens.
É padroeiro dos Veterinários junto com Santo Egídio.
A bênção das gargantas é feito da seguinte forma: Duas velas são abençoadas, e seguras ligeiramente abertas e comprimidas de encontro a garganta do doente e a benção então é pronunciada.
Sua festa é celebrada no dia 3 de Fevereiro» in http://www.cademeusanto.com.br/sao_braz.htm

2 comentários:

  1. é este nã é amigo o famoso santo q dava nome aos rebuçados anti-tosse? pois lhe digo q muito simpatico este s. braz me está fazendo falta a uma moínha ussica q me aflige vai pra uma semana e q não se debela nem a poder de fármaco xarope... a que vem tal prelenda indagará nosso great dragon? a q só dois dias durou minha 2ª cura anti-tabágica... ninguém é santo e não há um justo nem um sequer... da 1ª cura com nicoblock passe a publicidade estiva de 4 de janeiro a 18 de abril sem o fumuzinho de fumista mas meteram-se férias de páscoa e isto se não erro foi por 2006 ainda efectivamente prof e a ociosidade é mae de todo vício... voltei a carga e dessa vez de campo pulmunar limpo... os demos fumistas acharam entao a casa lavada e reinstalaram-se ate´31 i e 1 ii do passado 2009. agora terei de ser mais lento e persistente no combatezinho! fixei meta pqra 1 de novembro próximo dia de todosossantos do terramoto... pois são braz nos valha amigo e santo antonio de sant'ana galvão o novo santo franciscano coculhuche brasileira por ser o primeiro homem santo do irmão país... já tinham uma se não erro desde joao paulo ii a que nao apanho o nome até muito bonita! pois aguademos pelo dia de todos os santos que todos-os-santos nos valerão e abrigar~
    ao entre els sem molestas molétias como nos querem os ceeticos zapateros zocraticos sem fumos nem alcooles nem droga... mas assassinos de bébes e velhinhos eufemismo meu para direito da mulher a seu corpo e eutanásia... além de q sumo brinde de barbarie de nosso z 1º teremoas casamentos gays -- é uma alegria verdadeiramente bárbara -- e esperen um pouco meninos com mae pae e com pae mae...atenuando a estopada amigo nao era sua esposa e seu dois rebentos q vi em dia de chapeu de chuva numa das fotos? pois os benza deus como em minha terra se dizia antanho! q de outras bençaos de progressismo alargado e direitos tortos e medidas sem metro padrão bem dispensados andamos. Cuidem bem seus rbentos helder e sua companheira q eles merecem sem duvida um futuro!

    ResponderEliminar
  2. Amigo Ôchoa, estou mal da garganta e nem o S. Brás me valeu! Mas nós sabemos bem que devemos preservar estes dias do Povo, em que todos estão irmanados de um espírito positivo... Mas claro há quem tenha outras opiniões mais modernas, socráticas...

    ResponderEliminar

Pin It button on image hover