16/01/09

A obsessão do TGV - Quem serão os beneficiários directos deste investimento ruinoso do Governo Sócrates?!


















«TGV: João Cravinho defende que projecto é "ruinoso"
16 de Janeiro de 2009, 14:13

Cascais, 16 Jan (Lusa) -- O presidente do Banco Europeu para a Reconstrução e Desenvolvimento (BERD), João Cravinho, acredita que a ligação Lisboa-Madrid por TGV é um "projecto ruinoso" a nível financeiro por representar uma "destruição de recursos".
À margem de um debate em Cascais, na quinta-feira à noite, o responsável afirmou que a ligação entre as cidades de Lisboa e Porto constitui "uma peça essencial" do desenvolvimento territorial português, mas defendeu que a extensão do TGV até à capital espanhola não trará qualquer benefício para o país.
"Sobre Lisboa-Madrid, compreendo que, não tendo sido objecto de uma negociação internacional, não podemos dispor à vontade de fazer ou não fazer, mas não podemos deixar de reconhecer que é um projecto ruinoso financeiramente, não viável", explicou.
"É, económica e financeiramente, uma diminuição de recursos e não um acrescentamento. Se as circunstâncias fossem tais que houvesse acordo com Espanha para adiar esse projecto, ganhava-se em dois campos -- alguma procura adicional, que o tempo irá permitir, e evitava-se uma enorme perda", acrescentou.
Reconhecendo que as razões políticas do projecto constituem "outro problema", João Cravinho considerou normal que os concursos públicos em torno do TGV Lisboa-Madrid fiquem preenchidos, tendo em conta o risco reduzido do projecto, o seu financiamento por capitais públicos ou comunitários para públicos e a reduzida contribuição privada face ao custo total.
O presidente do BERD sustentou, no entanto, que o verdadeiro problema surgirá quando a questão da exploração for posta em cima da mesa.
"A exploração não é pura e simplesmente rentável, só poderá ser feita com subsídios que a legislação comunitária não permite, portanto estamos para ver como vai ser", conclui João Cravinho. ROC. Lusa/fim» in http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/7a45b93245d203c197505b.html

2 comentários:

  1. Será que eu li bem na meia hora que dedico as 6ªs ao cm e ao publico?... Que a empresa agora gerida por Coelho (o da Quadratura...) Jorge agora me lembrou o primeiro nome dessa peça (FUN DA MEN TAL) o tal da iberdrola --- se não é perdão a tao alta instância... alé dos polémicos contentores de Alcantara mas estarei certo? isto tudo sem previo concurso -- estarei a bater bem de meu miolo? -- é o concessionário -- assim se escreve ? -- de tal TGV -- o de Lisboa Porto ou que vai a Madrid... mais li q tb repete Ferreira Leite do riscar isso da projectada jactancia socrática ... disse ela Fererira Leite que se fosse governo riscaria esses tais tgv's esses ... Gosto imenso do Porto mas soube já que a economioa de tempo era enm tal viagem dos uns 15minutos -- o tempo mesmo aproximado que me leva a escrever sem corrigir este comment -- tempinhos tempinhos outros ... ainda nao acordadram os meninos dormem e quem despertara deste sono pesadelo vamos ser nós os mexilhjoes... pois amigo nao vieram concitados e reunidos oes empresarios a RECLAMAR OBRA E MAIS OBRA -- boa pergunta a quem serve tudo isto faz o Helder -- mas só se de todo andarmos ceguinhos nao veremos a UNS POUCOS GORDIOS FAERTOS E A NENHUM PORTUGUÊS!

    ResponderEliminar
  2. Pois é amigo Ôchoa, os políticos que deixam cair pontes, não deviam gerir empresas de construção civil, concordo...
    Aquele Abraço,
    Helder

    ResponderEliminar

Pin It button on image hover