27/01/09

O que será que Mesquita Machado sabe das influências do Benfica nas Arbitragens?









Apito Encarnado!

«Mesquita Machado vai revelar nomes ao MP
17h46m

Mesquita Machado considera “uma vergonha” panorama actual do futebol português. Em conferência de imprensa, o ex-dirigente da Federação Portuguesa de Futebol disse estar disposto a divulgar ao Ministério Público os nomes das pessoas que alegadamente terão influenciado a escolha do árbitro para o Benfica-Braga.
“Tive conhecimento de que teria havido algumas influências externas para a nomeção do árbitro” Paulo Batista para o Benfica-Braga. “Reservo-me para poder contar tudo o que sei quando a Procuradoria Geral da República abrir o inquérito, que creio será aberto, visto que o Sporting de Braga apresentou queixa”, disse Mesquita Machado.
Mesquita Machado justificou a renúncia ao cargo na FPF com o acumular de situações em que o Braga foi prejudicado. “Uma vez ainda se tolera, duas é demais”, disse, aludindo aos alegados erros de arbitragem no Braga-F.C. Porto. “As coincidências e o que se está a passar fazem-nos pensar que algo está mal. Os prejudicados são sempre os mesmos e os beneficiados são sempre os mesmos”, acrescentou.
“Este campeonato é uma mentira. Se houvesse arbitragens correctas, a classificação actual seria diferente”, disse Mesquita Machado. O ex-dirigente da FPF considera “uma vergonha o que se está a passar com o futebol português” e sugere a demissão de Vítor Pereira, o presidente dos árbitros.

Mesquita Machado espera que renúncia sirva para reflexão profunda

Mesquita Machado fez esta terça-feira um apelo para que a sua renúncia à presidência da Mesa da Assembleia Geral da Federação "sirva para uma reflexão profunda no futebol português" e para "que deixe de haver estas autênticas poucas-vergonhas" na arbitragem.
"Espero que esta minha atitude sirva para uma reflexão profunda no futebol português e para que deixe de haver estas autênticas poucas-vergonhas, em que há sempre os mesmos beneficiados e os mesmos prejudicados", adiantou.
Mesquita Machado, que falava durante uma conferência de imprensa realizada no Estádio Municipal de Braga, onde marcaram presença dirigentes do clube "arsenalista" e da Associação de Futebol de Braga, considerou ainda que o Sporting de Braga "é o alvo a abater" por causa da luta mais apertada este ano para o acesso à Liga dos Campeões.
"Acho que não deixa dúvidas a ninguém. O Braga pratica um excelente futebol dentro das quatro linhas e, não porque a bola bateu no poste, mas porque o homem do apito não deixou, está numa posição na tabela classificativa que não reflecte a verdade desportiva", disse.
O também presidente da Câmara Municipal de Braga acrescentou que "se não fossem [os pontos] que lhe foram espoliados, o Braga liderava" o campeonato, considerando, por isso, a prova "uma falsidade".
Na conferência de imprensa desta terça-feira, Mesquita Machado explicou os motivos pelos quais apresentou segunda-feira a renúncia ao cargo federativo e voltou a pedir a demissão do presidente da Comissão de Arbitragem (CA), Vítor Pereira.
O autarca frisou que as últimas declarações de Vítor Pereira, que afirmou que "quem não gosta não vá aos estádios", constituíram "as gotas de água" para dizer "basta".
"É tempo desse senhor deixar de dirigir a arbitragem portuguesa", adiantou Mesquita Machado, considerando as afirmações de Vítor Pereira uma "afronta aos espectadores".
Em relação à sua renúncia, referiu: "Não tenho condições para continuar como presidente da AG da FPF, sob pena de estar a pactuar com esta situação. É com pena e tristeza, mas consciente que este gesto possa acabar com a pouca vergonha".
Quanto às "verdades" que prometeu revelar, disse já ter dito "muitas" e voltou a frisar ter tido "conhecimento de que teria havido influências externas para que o árbitro fosse alterado" no jogo com o Benfica. Prometeu dizer "nomes quando for aberto um inquérito pela Procuradoria-Geral da República", para "não prejudicar essa investigação".
Para o presidente da Liga de clubes, Hermínio Loureiro, também sobraram algumas alfinetadas: "Também tem responsabilidades, é o presidente da Liga. Respeito o seu silêncio, mas eu, no lugar dele, tomaria as medidas necessárias para pôr termo a este tipo de situações".
Mesquita Machado referiu que o hiato de duas semanas para decidir pela renúncia - entre as primeiras críticas depois do jogo com o Benfica, na "Luz", e o jogo de sábado, com o FC Porto - deveu-se porque esperou que fossem tomadas medidas, mas, acrescentou, verificou no jogo seguinte "que a pouca vergonha prosseguiu".» in http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Desporto/Interior.aspx?content_id=1122067

2 comentários:

  1. Hélder amigo, que sabemos nós do que eles sabem, e sabem que nós não sabemos?… O segredo é a alma do negócio e se de boa intenção está o inferno cheio também de silêncios comprados a favores àqueles que para sempre ficam vendidos e de-votos-devedores… Isto em capelinhas muitas, lobbys, maçonarias, partidinhos, «rodas de amigos»… Já não se trata da quase inocente cunha de antanho a conterrâneo, mas pior, piorinho... Pululam e empestam nosso ambiente cívico não só no futebol amigo… O que resulta gravoso na vida política… Desde os crimes económicos aos favores autárquicos e quejandas artilharias maquinadas… Assim vamos nós nos insensibilizando ante infâmias que em qualquer país civilizado do planeta irradiariam do palco das asneiras «esses tais sem rosto…»
    Mas há Aquela Palavra, lembra? …
    «O que ouvirdes na sombra, gritai sobre os telhados!»
    Ou AquelOutra:
    «Nada há de escondido que não venha a luz!»
    (Saber de há dois mil anos caro amigo e irmão de Fé!...)
    Post Scriptum:
    Ou, como dizia o outro, palavra vezes sem conta confirmada:
    «Apanha-se mais depressa um mentiroso do que um coxo.»

    ResponderEliminar
  2. É verdade, Amigo Ôchoa, será que um dia de faz luz, lá para os lados da Luz?! Aguardemos...

    ResponderEliminar

Pin It button on image hover