04/01/09

Nacional da Madeira 2 vs F.C. Porto 4 - Novo Ano, Velhos Hábitos, F.C. do Porto na Frente do Campeonato!|










«Ano novo, regresso a hábitos antigos

O F.C. Porto estreou-se em 2009 a fazer o que mais gosta e melhor conhece. Os Tricampeões Nacionais ganharam ao Nacional por 2-4, no Estádio da Madeira, regressando desta forma aos triunfos e retomando uma série de nove vitórias consecutivas, que apenas se viu interrompida por um empate frente ao Marítimo, no último desafio realizado em 2008.
Decidida a não permitir que os desenlaces da época passada contra o Nacional se repetissem, a equipa de Jesualdo Ferreira irrompeu destemida no encontro deste domingo, com Lisandro a enviar uma bola à barra, logo aos três minutos. O avançado recebeu o esférico do compatriota Lucho, dominou de peito, e rematou, convicto, com o pé esquerdo, esbarrando a sua determinação no ferro da baliza contrária.Cientes da importância do desafio para as aspirações do clube no campeonato, os jogadores azuis e brancos continuaram a afirmar-se, mas acabariam por sofrer um golo, perto do quarto de hora da partida, num lance de tremenda infelicidade. O remate de Edson Sitta sofreu um desvio imprevisto, que traiu o guarda-redes Helton e, contra a corrente do jogo, colocou os insulares em vantagem.
Resume-se assim, de resto, a história da primeira parte do encontro. Apesar de o F.C. Porto ter construído jogadas atrás de jogadas (destaque para uma arrancada brilhante de Rodríguez pela esquerda, aos 27 minutos, que só não deu golo porque Bracalli travou o esférico pontapeado por Lucho), foi o Nacional que, sem material de qualidade, ergueu o primeiro alicerce da partida. Muito pouco, contudo, para oferecer consistência a um resultado que viria, naturalmente, a alterar-se até ao final. Os Dragões voltaram do intervalo ainda mais ofensivos e encostaram, ao longo de praticamente toda a etapa complementar, o Nacional à sua área, pressionando de tal forma, que o golo apareceria bem cedo, na sequência de uma excelente iniciativa de Lisandro. O nº 9 procurou a melhor posição, atirou à baliza de Bracalli, o guardião afastou a bola e esta sobrou para Hulk, que não perdoou.Estava restabelecida a igualdade, mas subsistia a falta de justiça no marcador, imposta, aos 72 minutos, por Rodríguez, no seguimento de um dos golos mais bonitos – se não o mais bonito – desta temporada. Após cruzamento do recém-lançado Guarin, o nº 10 desferiu, de costas para a baliza, num gesto semelhante a um pontapé de bicicleta, um remate monumental com o pé esquerdo, que deixou todos boquiabertos no estádio, incluindo os da casa. Não era para menos.
E quando parecia que a supremacia do F.C. Porto não mais sofreria contestação, eis que Miguel Fidalgo empatou para o Nacional. O lance surgiu, mais uma vez, fortuitamente e obrigou os visitantes a remarem novamente contra a maré. A tarefa complicou-se, muito por responsabilidade de Bracalli, que pretendeu assumir-se como o homem do jogo, mas esse papel encontrava-se reservado para os senhores que vestiam de azul e branco.
Todos foram determinantes para o desfecho do encontro, que conheceu contornos decisivos já em cima dos 90 minutos. O defesa Felipe Lopes interceptou com a mão, dentro da sua grande área, um remate de Guarin e o árbitro assinalou, logicamente, grande penalidade. Lucho converteu, de maneira exímia.Houve tempo ainda para mais um golo dos Tricampeões Nacionais. Hulk, depois de sentar um adversário, bisou e fechou as contas da partida, conferindo expressão a um resultado que, pelo que se viu no interior das quatro linhas, jamais podia ter sido diferente.

FICHA DE JOGO

Liga 2008/09 (13ª jornada)
Estádio da Madeira (4 de Janeiro de 2009)
Árbitro: Pedro Proença (AF Lisboa)
Árbitros Assistentes: Tiago Trigo e Ricardo Santos
4º Árbitro: João Capela

Nacional: Bracalli; Patacas «cap.», Maicon, Felipe Lopes e Nuno Pinto; Cléber, Edson Sitta, Luis Alberto e Ruben Micael; Mateus e Fabiano Oliveira
Substituições: Edson Sitta por Halliche (58m), Nuno Pinto por Miguel Fidalgo (73m) e Cléber por Bruno Amaro (75m)
Não utilizados: Douglas; Igor Pita, João Aurélio e Juliano
Treinador: Manuel Machado

F.C. Porto: Helton; Fucile, Rolando, Bruno Alves e Pedro Emanuel «cap.»; Fernando, Lucho González e Raul Meireles; Hulk, Lisandro e Rodríguez
Substituições: Pedro Emanuel por Mariano (46m), Raul Meireles por Guarin (71m) e Hulk por Benítez (93m)
Não utilizados: Nuno; Stepanov, Pelé e Farías
Treinador: Jesualdo Ferreira
Ao intervalo: 1-0
Disciplina: cartão amarelo para Fernando (13m), Felipe Lopes (23m), Maicon (55m), Raul Meireles (64m), Mariano (86m); cartão vermelho para Felipe Lopes (90m), por acumulação de amarelos
Marcadores: Edson Sitta (14m), Hulk (51m e 92m), Rodríguez (72m), Miguel Fidalgo (78m) e Lucho González (90m)» in site F.C. Porto.

1-0 Edson - Nacional vs FC Porto

1-1 Hulk - Nacional vs FC Porto

1-2 Rodriguez - Nacional vs FC Porto - Um Golo de Antologia de Rodriguez!

2-2 Fidalgo - Nacional vs FC Porto

2-3 Gonzalez (Pénalty) - Nacional vs FC Porto

2-4 Hulk - Nacional vs FC Porto - Grande Golo de Hulk que bisou neste jogo!


Resumo deste jogo espectacular, com mais uma grande e justa vitória do F.C. do Porto!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover