30/01/09

Museu Rural de Gondar - Mais uma Grande Manifestação de Excelência da Freguesia de Gondar em Amarante!



«Museu Rural de Gondar

O Museu Rural de Gondar deverá ser inaugurado até final do mês de Novembro, quando deverão estar disponíveis todos os seus espaços e concluídos os arranjos exteriores.

Aquele equipamento resulta da recuperação de um lagar de azeite da Quinta do Encontro, na sequência de uma candidatura da Câmara de Amarante ao Programa Leader. A recuperação do edifício custou cerca de 125 000,00 euros.

O Museu de Gondar, com uma área de exposição de cerca de 400 metros quadrados e cuja gestão será da Junta de Gondar, incluirá arte sacra, peças de barro preto e utensílios e artefactos ligados às profissões e actividades rurais, pretendendo demonstrar, de forma apelativa a história da região, em termos agrícolas, formas de vida e técnicas de trabalho. O seu espólio começou a ser recolhido há vários anos, através de exposições etnográficas realizadas na freguesia, havendo peças que foram doadas e outras que ficaram à guarda do museu. Muitas delas tiveram que ser restauradas.

Aquele equipamento deverá funcionar de forma integrada com o Centro Interpretativo do Marão, prevendo-se a sua inclusão nos roteiros dos visitantes que procuram a serra e a região para as suas viagens de lazer. Públicos preferenciais serão, também, os alunos das escolas da região.

Para além da mostra permanente, prevê-se que o museu promova actividades de animação e eventos ligados ao calendário agrícola, como as vindimas e as desfolhadas, bem como ações sobre gastronomia tradicional.

A inauguração, que se prevê ocorra em finais de Novembro, deverá contar com uma feira medieval e duas conferências sobre temáticas rurais.» in http://www.amarante-digital.com/noticias.php?op=ler&id=40

Museu Rural de Gondar, em Amarante, na TV!

E breve teremos mais uma manifestação de grande vitalidade desta Freguesia de Gondar, com a realização do seu magnífico Cortejo de Carnaval!


Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover