09/01/09

Amarante - Neste dia, caiu o maior Nevão em Amarante, desde que me conheço!



















































































































«O manto de neve que cobriu a cidade acabou por revelar-se uma novidade para os mais novos, porque há 22 anos que não caía neve em Amarante

Armindo Mendes/Lusa

O primeiro nevão na cidade de Amarante em 22 anos obrigou ao encerramento das actividades letivas em todas as escolas do concelho, confirmou à Lusa o presidente da autarquia.
Armindo Abreu explicou que essa decisão, tomada à hora do almoço quando se abateu o maior nevão na cidade, teve a ver com a necessidade de assegurar o transporte de todos os alunos às diferentes áreas de residência enquanto todas as estradas se mantinham transitáveis.
Segundo Armindo Abreu, foi possível levar todos os alunos a casa, mas em alguns casos a tarefa revelou-se complicada.
“As informações que temos é que correu tudo bem”, disse o autarca.
A meio da tarde, quando a temperatura se mantinha negativa, várias estradas do concelho estavam transitáveis mas outras, sobretudo as das zona das serras do Marão e da Aboboreira foram sendo encerradas pelos serviços da protecção civil.
No centro da cidade, o centro fez-se durante toda a tarde com enorme dificuldade, com longas filas, havendo artérias de inclinação mais acentuada onde o trânsito acabou também por ser encerrado.
Nestas ruas sucederam-se os pequenos acidentes provocados pelo deslizamento dos veículos na neve que cobria o pavimento. Estas situações acabaram por causar situações de congestionamento de tráfego.
Na EN 15, que liga Amarante à Lixa, formaram-se filas com quilómetros de extensão, havendo que tivesse demorado várias horas para viajar entre as duas cidades.
Na ligação a Baião e Mesão Frio, através da EN 101,o trânsito foi encerrado, o mesmo acontecendo na ligação a Vila Real pela EN 15 e IP4.
Durante a tarde, as duas corporações de bombeiros do concelho foram chamadas a tentar ajudar vários condutores cujos veículos fiaram retidos na neve em diferentes pontos do concelho.
O manto de neve que cobriu a cidade acabou por revelar-se uma novidade para os mais novos, porque há 22 anos que não caía neve em Amarante.
No centro histórico alguns turistas, mas sobretudo muitos amarantinos, surpreendidos com a neve, procuravam registar um momento recorrendo a máquinas fotográficas.
Grupos de crianças que cantavam os reis no centro da cidade tiveram de terminar rapidamente com a atividade devido ao forte nevão que cobriu Amarante de branco.» in http://www.expressofelgueiras.com/v2/noticia.asp?cod=1929
-------------------------------------------------------------------------
Enquanto estudante ainda está na minha memória aquele dia perto do Carnaval em que nevou nesta escola - Escola Secundária/3 de Amarante -, mas este Nevão de 9 de Janeiro de 2009 foi muito maior e mais belo. Dedico as minhas humildes fotografias ao Senhor Eduardo Teixeira Pinto, ilustre Fotografo Amarantino que, se cá estivesse, captaria momentos mágicos em forma de fotografias, arte em forma de fotografia!

6 comentários:

  1. Que espectáculo Magnífico!
    A natureza surpreende-nos...sempre.

    ResponderEliminar
  2. Helder:

    O que se passa com o teu e-mail que não consigo enviar-te umas fotos?
    São-me reenviadas....

    ResponderEliminar
  3. Ao menos a Natureza ainda nos surpreende, Amigas Anabela e Elsa!

    ResponderEliminar
  4. stor...

    grande fotografo...

    sobre aquilo da solidao as vezes nao somos nos que a escolhemos...nunca desejei ser assim pode ter a certeza...

    muitas coisas se passam por detras das aulas e por detras de turmas q aparentam ser unidas...um dia falamos a serio sim?

    continuo a crescer?tem q ser nao e?

    obrigado pelos elogios e obrigada por me animar nas aulas porq acredite que por mim nao estava mesmo la...posso dizer que em dois anos apanhei dos professores excepcionais...a minha querida amiga e professora Isabel Osorio q m deixa cheia de saudades...

    continue assim sempre...obrigado

    =)

    ResponderEliminar
  5. Continue com força, há sempre amigos como eu atentos!

    ResponderEliminar

Pin It button on image hover