30/01/09

Lúcia Moniz - Mais uma Grande Voz Feminina Portuguesa!


Lúcia Moniz - "Desfolhada Portuguesa" - (Num país chamado Simone)

Simone de Oliveira - "Desfolhada Portuguesa" - (Festival RTP 1969)


Simone de Oliveira - "Desfolhada Portuguesa" - (Eurovisão 1969)

Lucia Moniz - "O meu coração não tem cor" - (Eurovisão 1996)

Lúcia Moniz - "Dizer que Não"

Lúcia Moniz & Nuno Bettencourt - "Try Again"


Lúcia Moniz & Paulo Gonzo - "Leve Beijo Triste"

Lúcia Moniz - "Sou como a Noite"


Lúcia Moniz - "Leva-me pra casa"

Lúcia Moniz - "A Wish"

LÚCIA MONIZ - "ASAS NA MÃO"

Lúcia Moniz - "Chuva"

Rui Veloso - "Hold me in Decent Way" - (Com Lucia Moniz)

LÚCIA MONIZ - "Silent Night"

Lúcia Moniz - "Canção de embalar" - (Feira de Sant'Iago)

«Lúcia Moniz

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Lúcia Moniz (n. Lisboa, 9 de Setembro de 1976) é uma cantora e actriz portuguesa.

Índice

[esconder]


[editar] Biografia

Lúcia Moniz nasceu a 9 de Setembro de 1976, em Lisboa e, por ser filha de dois músicos, Carlos Alberto Moniz (famoso maestro, musico e comunicador açoriano) e Maria do Amparo, desde muito cedo esteve ligada à música. Foi logo aos seis anos de idade que integrou a Academia de Música de Santa Cecília, inciando, aos quatorze, os seus estudos de piano e violino.
Lúcia era ainda bastante desconhecida em Portugal quando, aos 19 anos, participou no Festival RTP da Canção com o tema "O Meu Coração Não Tem Cor" chegando, inesperadamente, à final, ocorrida a 7 de Março de 1996. Venceu o concurso, conquistando assim a representação portuguesa no Festival Eurovisão da Canção onde alcançou a melhor classificação até à actualidade (2008), o 6º lugar. Esta canção, infelizmente não foi lançada para o público, sendo apenas lançados alguns exemplares para entregar na Eurovisão. Aliás esta canção, não surge em nenhum dos álbuns publicados pela cantora.
Somente em 1999, porém, saiu o seu primeiro registo discográfico, intitulado Magnólia, por ser o nome da localidade estadunidense onde foi gravado, o qual incluiu ritmadas canções pop de estilo completamente diferente de sua interpretação no Festival Eurovisão da Canção, em português e em inglês. Magnólia estabeleceu Lúcia como um nome dos mais promissores da música portuguesa, a saltar rapidamente para o topo das tabelas de vendas, rendendo-lhe disco de Ouro.
2002 foi o ano da consolidação da carreira da cantora, que então regressou com novo álbum, chamado 67, composto por dez temas, eminentemente rock, escritos por Lúcia Moniz em parceria com autores como Jorge Palma, João Gil, Pedro Campos e também Maria do Amparo (mãe da cantora).
Em fins de 2003, após se devotar à divulgação do segundo álbum, Lúcia estrelou a comédia romântica Love Actually ("O Amor Acontece", em Portugal e "Simplesmente Amor", no Brasil), na qual também figuram os talentos de Hugh Grant, Liam Neeson, Rowan Atkinson, Laura Linney, Emma Thompson, Alan Rickman, Keira Knightley, Bill Nighy, Martine McClutcheon, Andrew Licoln, Billy Bob Thornton, Joanna Page, Kris Marshall, Martin Freeman, Thomas Sangster, o galã brasileiro Rodrigo Santoro e Colin Firth como Jamie, com quem a personagem de Lúcia, Aurélia, faz par num estranho relacionamento baseado na comunicação além das línguas, pois Aurélia só fala o português enquanto Jamie não. A longa-metragem foi dirigida por Richard Curtis, cujos os trabalhos anteriores incluem de entre outros os filmes: Mr Bean, Quatro Casamentos e um Funeral, Notting Hill e Diário de Bridget Jones.
Conseguinte ao enorme sucesso mundial do filme, a actriz e música descobriu-se grávida e decidiu dar um tempo à sua vida pessoal enquanto preparava composições dum terceiro disco, recolhendo-se à Ilha Terceira, nos Açores, para dar à luz Júlia Moniz.
Em 2005, finalmente saiu o seu terceiro álbum, que tem um tom mais calmo e doce do que os anteriores, e chama-se Leva-me pra Casa.
Em 2006 no musical "Música no Coração" de Filipe La Féria, estreado em 2006, as actrizes/cantoras Anabela e Lúcia Moniz interpretam, alternadamente, o papel da personagem principal, Maria.
Em 2008 começou a namorar com o, também actor, Bernardo Mendonça.

[editar] Televisão


[editar] Discografia

  • 2008 - "A Wish... keep fighting" - dueto com Dr1ve
  • 2005 - Leva-me pra casa
  • 2002 - 67
  • 1999 - Magnólia

[editar] Cinema


[editar] Ligações externas

"Dizer Que Não
Lúcia Moniz

Composição: Teresa Smith

Diz-lhe que não, diz-lhe que tudo acabou
Que é sempre mais feliz aquele que mais amou
Chega de juras de amor
Promessas de amor eterno
Para algum tempo depois
Voltarmos ao mesmo inferno
Por vezes é mesmo assim
Não há outra solução
Doi muito dizer que sim
Doi menos dizer que não
Diz-lhe que não, diz-lhe que tudo acabou
Que é sempre mais feliz aquele que mais amou
Diz-lhe que chega de ouvir as frases habituais
Chamam-me a maior paixão da vida, coisas banais
Maior ou não pouco importa
Ser a única isso sim
Diz-lhe que não me enganou
Enganou-se ele por mim
Diz-lhe que não, está na hora de acabar
Mas por favor não lhe digas que ainda me viste chorar"


Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover