20/01/09

Justiça para o Futebolista Português com maior Palmarés, Vítor Baía, com dedicatória a Scolari!

«Vítor Baía no ranking de melhor guarda-redes


O actual dirigente do FC Porto Vítor Baía é o português melhor colocado no "ranking" do "Melhor guarda-redes do Mundo" da Federação Internacional da História e Estatísticas do Futebol (IFFHS), entre 1987 e 2008, hoje actualizado.
Vítor Baía, que na sua carreira como sénior apenas representou os portistas e o FC Barcelona, segue no 18º lugar, com 22 pontos, numa tabela liderada pelo italiano Gianluigi Buffon, actualmente na Juventus de Turim, com um total de 78.
O internacional luso Ricardo, que já passou por Boavista e Sporting e está agora no Bétis de Sevilha, é o outro português na lista, ao ocupar o 55º posto, com quatro pontos.
Destaque ainda para a presença entre os 10 melhores de dois ex-guarda-redes que fizeram história em Portugal: o dinamarquês Peter Schmeichel (ex-Sporting) é segundo, com 69 pontos, e o belga Michel Preud’homme (ex-Benfica) segue no nono lugar, com 43.
Por seu lado, o polaco Jozsef Mlynarczyk, que ajudou o FC Porto a conquistar a sua primeira Taça dos Campeões Europeus (1986/87), é 65º, com dois pontos, curiosamente em igualdade com o búlgaro Boris Mihalylov, ex-guarda-redes do Belenenses (1989/91).
Os europeus dominam o "top 10", com oito guarda-redes, sendo excepções o paraguaio José Luís Chilavert (quinto, com 58 pontos) e o brasileiro Claudio Taffarel (10º, com 40).
Em actividade, e além do líder Buffon, seguem entre os 10 melhores o espanhol Iker Casillas, do Real Madrid (terceiro, com 63 pontos), o holandês Edwin van der Sar, do Manchester United (sétimo, com 53), e o checo Petr Cech, do Chelsea (oitavo, com 44).
A IFFHS planeia realizar uma Gala em 2012, para marcar os "25 anos dos guarda-redes mundiais" e convidar e homenagear os vencedores anuais e o "top 10" da história. Fonte: Lusa» in saponoticias.
------------------------------------------------------------------------------------------------------
Um grande atleta a quem Scolari e Madaíl quiseram apagar uma brilhante carreira... mas não conseguiram...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover