08/01/09

Taça da Liga, 1ª jornada, 3ª fase: F.C. Porto 2 vs Vitória de Setúbal 1 - F.C. do Porto vence e convence com uma equipa muito jovem!










«Há mais magia no Dragão

Líder da Liga, nos «oitavos» da UEFA Champions League, nos «quartos» da Taça de Portugal, o F.C. Porto apresentou uma outra versão de si próprio e entrou na Taça da Liga a vencer, surpreendendo também pela validade e pela diversidade de recursos de uma variante que mantém a ambição como dado intocável e se alarga na inspiração de Rabiola e Diogo Viana. Por isso, o Setúbal não resistiu.
Com um elenco profundamente alterado, num figurino alternativo e inédito que preservou apenas Pedro Emanuel e a estrutura, a iminência do golo levou mais tempo a fazer-se anunciar. Excedeu prazos habituais para refinar automatismos e acelerar transições, mas apresentou-se igualmente letal, depois de apurada num natural exercício de persistência e perícia.
Guarin orquestrava o assédio, arriscando cambiantes de escape ao cerco setubalense, especialmente numeroso e compacto na zona de construção portista, quando o motivo de aplauso surgiu do ponto mais improvável, onde Ventura impressionava com uma defesa brilhante, num misto de arrojo e instinto.
No extremo oposto do relvado, para onde apontava o campeão e o jogo, a resposta portista fez-se numa ameaça velada de Mariano, reduzida à condição de prenúncio por uma questão de centímetros. O golo aconteceria pouco depois, quando Farías, movido por uma intuição habitualmente adjudicada aos pontas-de-lança genuínos, não precisou que a bola tocasse no chão para aproveitar a defesa incompleta de Bruno Vale, num pressentimento que confirmou de imediato e de cabeça.
Guarin demonstraria, na sequência de uma iniciativa individual, que o jogo merecia um segundo golo dos Dragões ainda antes do intervalo, mas seria o Setúbal a marcar, já para lá do reatamento, na transformação de uma grande penalidade cobrada por Leandro Lima.
Dois livres, batidos, cada um na sua vez, por Mariano e Pelé, provavam que o F.C. Porto dispensava a pausa para se recompor e acelerar a reaproximação à vitória, confirmada num cabeceamento imparável de Rabiola a cruzamento irrepreensível de Diogo Viana, que, mais tarde, ofereceria, no mesmo género de assistência, o golo a Stepanov, inesperadamente negado por Janício, já sobre a linha de baliza.

FICHA DE JOGO

Taça da Liga, 1ª jornada, 3ª fase
8 de Janeiro de 2009
Estádio do Dragão, no Porto
Assistência: 12.219 espectadores

Árbitro: Artur Soares Dias (Porto)
Assistentes: Rui Licínio e João Silva
4º árbitro: Vasco Santos

F.C. PORTO: Ventura; Sapunaru, Stepanov, Pedro Emanuel «cap» e Benítez; Tomás Costa, Pele e Guarin; Candeias, Farias e Mariano
Substituições: Candeias por Rabiola (67m), Tomás Costa por Diogo Viana (73m) e Mariano por Josué (87m)
Não utilizados: Nuno, Ivo Pinto, Dias e Sérgio Oliveira
Treinador: Jesualdo Ferreira

V. SETÚBAL: Bruno Vale, Janício, Robson, Auri e Cissokho; Ricardo Chaves; Elias, Sandro «cap» e Bruno Ribeiro; Leandro Lima e Leandro Branco
Substituições: Sandro por Bruno Gama (46m), Bruno Ribeiro por Mateus (78m) e Leandro Branco por Carrijo (81m)
Não utilizados: Pedro Alves, Laionel, André Marques e Anderson
Treinador: Daúto Faquirá

Ao intervalo: 1-0
Marcadores: Farias (31m), Leandro Lima (g.p., 61m) e Rabiola (77m)
Disciplina: cartão amarelo a Robson (71m), Sapunaru (74m) e Guarin (85m)» in site F.C. do Porto.

Primeiro golo do F.C. do Porto, em que Farias aproveita brinde de Bruno Vale!
--------------------------------------------------------------------------

Golo do empate do Setúbal em que o portista Leandro Lima marca uma grande penalidade, sobre falta que ele próprio sofreu!

Golo da Vitória do F.C. do Porto apontado pelo miúdo Rabiola, depois de centro perfeito do miúdo Diogo Viana!
 Há futuro nestes Jovens Dragões!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover