17/01/09

Dakar 2009 - Hélder Rodrigues vence última etapa e obteve um magnífico 5.º Lugar na Geral!






«Hélder Rodrigues vence última etapa do Dakar2009
15:13 17-01-2009

Hélder Rodrigues terminou em beleza a sua participação no Dakar sul-americano, brindando o fecho do rali disputado em terras argentinas e chilenas, com uma bela e merecida vitória.
Partindo de oitavo para a curta especial de 227 quilómetros, que ligou Córdoba a Buenos Aires, o piloto Lagos Team/TMN cumpriu a sua tarefa, para esta última etapa, que era defender o quinto lugar da geral dos ataques do norueguês Pal Ullevalseter e do espanhol Jordi Viladoms, também em KTM.
A etapa de fecho do Dakar 2009 teve, como esperado, dois pilotos em particular destaque, com Hélder Rodrigues e Ullevalseter a rodarem em forte ritmo numa especial com características muito velozes. Jordi Viladoms acabou por ter um dia menos produtivo, não conseguindo acompanhar o andamento do piloto privado português, que chegou a Buenos Aires, muito feliz, com o 5º lugar da geral. Hélder Rodrigues continua a ser o segundo melhor português de sempre no Dakar, depois de Carlos Sousa ter conquistado a 4ª posição na edição de 2003.
Numa corrida à parte em ritmo mais cauteloso estiveram Marc Coma, Cyril Despres e ainda David Frétigné, que não tinham posições a discutir, concluindo a 31ª edição do Dakar no pódio, nesta mesma ordem.
“Foi um dia muito feliz, com uma etapa muito dura principalmente a nível psicológico. Na parte final do troço o meu pneu traseiro já acusava bastante desgaste mas serrei os dentes porque não queria perder o 5º lugar. Queria agradecer ao meu mecânico Pedro Almeida, ao Dream Team da TMN, à minha equipa Lagos Team e também um especial obrigado aos meus mecânicos Fernando e Miguel Nabais que ficaram em Lisboa", referiu o piloto patrocinado pela TMN que deixou a sua marca neste Dakar, ao ser sempre o melhor representante português em prova, salvando a honra nacional, que este ano esteve mais apagada.
O piloto de Sintra terminou regularmente no Top 10, e teve de dar o máximo e arriscar para não perder o quinto lugar absoluto das motos, apesar das condições materiais dos seus mais directos opositores serem muito superiores. O piloto fez de facto a diferença consolidando um lugar de topo entre os melhores motards do Mundo.

Classificação oficiosa da última etapa (motos)
1.º Hélder Rodrigues em 1h 42min 37s
2.º Pal Ullevalseter, a 2min 07s
3.º Cyril Despres, a 2min 41s
4.º Jordi Viladoms, a 3min 31s
5.º David Casteu, a 4min 37s

Classificação geral oficiosa após 14 etapas – Final (motos)
1.º Marc Coma em 52h 14min 33s
2.º Cyril Despres, a 1h 25min 38s
3.º David Frétigné, a 1h 38min 56s
4.º David Casteu, a 2h 17min 54s
5.º Hélder Rodrigues, a 2h 22min 11s

Fonte: DCA
Eurico Botas» in http://motores.sapo.pt/artigo/9953
--------------------------------------------------------------------------
Antes de mais quero realçar que, para mim, o Dakar na América do Sul não faz qualquer sentido. Desde que me conheço a ver as areias dos desertos de África, a maravilha daquelas paisagens, o espectáculo das máquinas nas dunas Africanas, as populações indígenas locais, leva a que não me adapte muito bem de denominar Dakar, a uma prova realizada na América do Sul. Lá poderá ter outra designação, Dakar, por favor, só nos Desertos Africanos! Quanto à prova deste ano, destaque para o Motard Hélder Rodrigues que venceu a última especial e ficou em 5.º Lugar na Geral, conseguindo assim o melhor registo de sempre, de um piloto Português, depois de um 4.º lugar de Carlos Sousa. Parabéns, Hélder Rodrigues, Viva Portugal!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover