06/12/08

Trinta Deputados do PSD faltam a uma votação importante; isto é uma vergonha!



























«Suspensão da avaliação não foi aprovada por faltas dos deputados
Ontem

Um projecto do CDS-PP que recomendava a suspensão e simplificação da avaliação dos professores poderia ter sido aprovado no Parlamento, não fossem as ausências de deputados nas bancadas da oposição.
Seis deputados do PS votaram ao lado do PSD, CDS-PP, PCP, BE e Verdes a favor do projecto do CDS-PP e uma deputada socialista absteve-se. Outros treze deputados do PS faltaram à votação, reduzindo o peso da maioria parlamentar de 121 para 101 votos.
Os 101 votos contra do PS foram, no entanto, suficientes para chumbar o projecto que recomendava ao Governo a suspensão da avaliação, isto porque do lado da oposição faltavam 35 deputados: em vez de 109 apenas 74 estavam presentes.
Com os seis votos de deputados do PS, houve um total de 80 votos a favor do projecto do CDS-PP. Ou seja, bastaria haver mais 22 deputados da oposição presentes na votação para o projecto ter sido aprovado, com 102 votos a favor.
No PSD, que tem 75 deputados, registaram-se 30 ausências. No CDS-PP faltaram dois deputados e um terceiro não entrou na sala a tempo de participar na votação. No PCP registou-se a ausência de um dos 11 deputados, que o partido informou estar doente. Nos Verdes, um dos dois deputados faltou, enquanto o BE teve os seus oito deputados todos presentes. A deputada não inscrita Luísa Mesquita esteve também presente.
Mesmo que todos os 121 deputados do PS tivessem estado hoje presentes, como seis deles votaram a favor e uma se absteve, haveria possibilidade de aprovar o projecto do CDS-PP, se os 109 deputados da oposição estivessem igualmente no hemiciclo.
O resultado seria, nesse caso, 115 votos a favor da suspensão da avaliação, uma abstenção e 114 votos contra.» in http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Nacional/Interior.aspx?content_id=1054664
---------------------------------------------------------------------------
É nestes momentos que, cada vez mais pondero, deixar de ser militante do Partido Social Democrata, partido que já nada tem a ver com os ideais do Dr. Francisco Sá Carneiro. Eu ontem fui dar aulas com 39,5 graus de febre, mas fui, porque tento sempre arranjar forças para ir, mesmo sabendo que me vai custar um fim de semana de cama, pois vim pior das aulas do que fui, principalmente da garganta. E estes senhores, cobardemente, faltam a uma votação importante! Eles têm o direito de votar como quiser se não lhes for imposta disciplina de voto pelo partido. Mas temos todos o direito de saber quem votou em quê, para que no futuro possamos saber porque votamos ou não neles. Faltar, é uma cobardia e na Assembleia da Republica parece que não tem consequências. Os Senhores políticos ao que se vê podem faltar a votações importantes, grandes prerrogativas que estes senhores têm; eu não posso faltar a um conselho de turma, a não ser por doença, mas tenho que entregar as notas por escrito. Que moral têm estes Senhores, que moral? O apelo que faço à Dra. Manuela Ferreira Leite é que castigue severamente estes senhores, mas sinceramente duvido... Quanto às tréguas dos sindicatos, acho que estes estão a trair novamente o esforço de todos os professores, tal como aconteceu com o memorando de entendimento; senão vejamos o que recebi via email hoje emanado da DGRHE:

"1 - Chegou hoje ao fim o processo de negociação das medidas tomadas pelo Governo no dia 20 de Novembro para facilitar a avaliação do desempenho dos professores.

2 - Os sindicatos neste processo não apresentaram qualquer alternativa ou pedido de negociação suplementar, pelo que o Ministério da Educação (ME) dá por concluídas as negociações, prosseguindo a aprovação dos respectivos instrumentos legais.

3 - O ME, mantendo a abertura de sempre, que já conduzira ao Memorando de Entendimento com a plataforma sindical (ver infra), respondeu positivamente à vontade dos sindicatos, expressa publicamente, de realização de uma reunião sem pré-condições, isto é, sem exigência de suspensão da avaliação até aqui colocada pelos sindicatos. Foi por isso agendada uma reunião para o dia 15 de Dezembro, com agenda aberta.

4 - Os sindicatos foram informados que o ME não suspenderá a avaliação de desempenho, que prossegue em todas as escolas nos termos em que tem vindo a ser desenvolvida.

Informação complementar

1 - "Uma avaliação séria melhorará a escola" - discurso da ministra Maria de Lurdes Rodrigues, na Assembleia da República, em debate sobre a avaliação de desempenho, em http://www.min-edu.pt/np3/2923.html.

2 - Notas sobre um modelo de avaliação que protege os professores, em http://www.min-edu.pt/np3/np3/2905.html.

3 - Dossier Avaliação do Desempenho Docente, em http://www.min-edu.pt/np3/193.

4 - Memorando de Entendimento entre o Ministério da Educação e os sindicatos em http://www.min-edu.pt/np3/1900.html.

Lisboa, 05 de Dezembro de 2008."

Para bom entendedor está tudo dito: o Ministério vai sair disto de cara limpa e levar a sua avante, senão veremos! Será que depois da entrevista do Senhor Jerónimo de Sousa, em que deu a entender que o Sr. Mário Nogueira será um bom dirigente da CDU, este começa a ser mais político de Assembleia, do que político sindical? Veremos, já há um ano vi este filme e perdemos!

11 comentários:

  1. Correcção automática: os trinta deputados que faltaram, por muito que te custe!, foram mesmo do teu partido e não do ps!

    ResponderEliminar
  2. Obrigado pela correcção! E não penses que a verdade me custa, nunca!
    Não sou eu que devo estar envergonhado por falhar, esses senhores deveriam ter vergonha por criticarem os professores e os apelidaderm de faltosos. Faltam a uma votação importante, podiam ser contra mas que dessem a cara, para sabermos quem são os ilustres. Agora nós não faltá-mos a um Conselho de Turma, mesmo que tenhamos que engolir sapos...

    ResponderEliminar
  3. Esta situação de desgoverno na Educação é uma vergonha!
    Primeiro foi a dança dos números de adesão à greve, depois o anúncio de uma reunião, para o dia 15, em que ambas as partes dizem que não transigiram nas suas exigências, de permeio uma votação na assembleia, que indicia o quão interessados estão os políticos em exercerem com seriedade os respectivos mandatos!
    Haja profissionalismo e autenticidade. Será exigir muito?!

    ResponderEliminar
  4. Voltei para te desejar as melhoras... registei que estás doente só que com a história dacorrecção automática passou-me!
    :(
    Fica bem :)

    ResponderEliminar
  5. Claro Elsa; isto é tudo uma grande trapalhada, o pior é que os joguetes da festa são os alunos e os professores!

    ResponderEliminar
  6. Claro Elsa; isto é tudo uma grande trapalhada, o pior é que os joguetes da festa são os alunos e os professores!

    ResponderEliminar
  7. Estás doente, Helder?
    As melhoras.

    ResponderEliminar
  8. Obrigado, anabela, isto passa! Custa mais a passar a Ministra!

    ResponderEliminar
  9. Obrigado, Elsa! Fui apanhado pelos vírus da Bea e do Helder Junior! mas isto passa, a ministra é que passa mais devagar!

    ResponderEliminar
  10. A ministra não passa... a ministra transformou-se já numa doença crónica!!

    ResponderEliminar
  11. Podes crer, Anabela!
    Para nosso mal e do país!

    ResponderEliminar

Pin It button on image hover