31/12/08

Política Nacional - Já nem os Socialistas Fundadores acreditam em Sócrates!



«Soares teme um país «ingovernável» em 2009

Mário Soares teme que Portugal possa ficar «ingovernável» em 2009, com um aumento do desemprego e os protestos que daí podem surgir. Em entrevista à Rádio Renascença, o antigo Presidente da República acha que o próximo ano vai ser «muito difícil, muito mais»

«Eu sei que o Primeiro-ministro deu a entender que as coisas vão melhorar em 2009. Sobre certo aspecto ele tem razão, mas o grande problema é o desemprego e a falência das grandes empresas e das pequenas empresas, pequenas e médias empresas. Isso parece-me a mim gravíssimo», afirmou Mário Soares numa entrevista à Rádio Renascença, na qual disse mesmo que Portugal pode ficar «ingovernável» devido aos protestos que podem surgir relacionados com o desemprego.

Segundo o antigo Presidente da República, o desemprego vai crescer devido a quebras nas exportações para países como a Espanha ou a Alemanha. «Isso vai ser grave. (...) Sendo um ano de eleições pode haver muita espécie de revoltas, que poderão surgir a propósito de tudo e de nada. (...) O país poderá ficar ingovernável a partir de determinado momento», sublinhou Mário Soares na antena da emissora católica.

A Rádio Renascença ouviu as preocupações de sete personalidades para o novo ano e o futuro, incluindo três presidentes da República. Além de Soares, foram entrevistados Jorge Sampaio e Ramalho Eanes. Todos eles manifestaram preocupações fortes com situação do país.

Jorge Sampaio pediu um mínimo de paz e entendimento institucionais, afirmando à RR que «não gostaria de ver um ambiente político que, apesar de haver tantas eleições para o ano, se degradasse ao nível da conflitualidade que não é significativa, que não é importante».
Quanto a Ramalho Eanes, espera que o desemprego não ultrapasse os 8,5% em 2009. «A nível nacional creio que temos de contar com o aumento do desemprego. Espero apenas que ele atinja apenas os 8,5% previstos pela OCDE e não atinja dois dígitos, pois a acontecer seria uma situação grave». SOL.» in http://sol.sapo.pt/PaginaInicial/Politica/Interior.aspx?content_id=121642
-------------------------------------------------------------------------------
Espero bem que o nosso Primeiro Ministro caia no País Real e deixe o seu Mundo de Ilusões, depois de políticos da sua área política alertarem o país para o que aí vem... Sócrates deve descer do Mundo Magalhães e trabalhar no Mundo Real! É que há pouco tempo, ouvíamos o Sr. Primeiro Ministro ufano no seu tom emproado a referir que a crise passaria ao lado de Portugal, como se numa sociedade global como a nossa isso fosse possível... Mas enfim, no seu estilo propagandístico, tipo vendedor de banha da cobra, tudo se lhe permitiu, com a complacência de uma classe jornalística alinhada à esquerda. Imaginem só se fosse o PSD que estivesse no governo, basta fazer um recuo ao passado, um apelo à memória. Com o atual estado de coisas, haveria uma campanha de todos os lados contra o governo, mas como se trata de um governo dito de esquerda, que governa tão à direita, como nenhum partido de direita jamais conseguiria, tudo bem! Acho piada ao Dr. Jorge Sampaio vir apelar ao entendimento institucional; afinal não foi ele que como Presidente da República derrubou um governo... isto até seria hilariante se não fosse péssimo para nós!




Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover