11/12/08

F.C. Porto 2 vs Arsenal 0 - Vencemos a Fase de Grupos da Liga dos Campeões pelo 2.º Ano Consecutivo!










Vitória curta, sorrisos longos

Dois golos foram pouco, mas, ainda assim, o suficiente para desenhar largos sorrisos. Sobretudo pelos outros que ficaram por marcar e pela sublime facilidade com que o F.C. Porto ameaçava construir um resultado histórico a cada aceleração. Mas para a História ficou algo muito mais relevante do que os números; ficou o primeiro lugar do tricampeão português no Grupo G, depois de o afastamento portista ter sido repetidamente profetizado. E isto, sim, é uma bela vingança.
Uma estratégia descomplexada, indiferente aos milhões que separam orçamentos, e especialmente alicerçada nas potencialidades portistas, produziram algo mais do que o equilíbrio. Na prensa de Wenger, ágil na redução do espaço jogável e na multiplicação do erro, o F.C. Porto foi desenhando a vantagem num misto difícil de gerir e até de harmonizar: ávido na aproximação à baliza de Almunia, sóbrio na produção do desequilíbrio, do instante preciso para desferir o ataque.
Da elaboração paciente surgiu, por exemplo, a explosão de Hulk. Dela nasceu a falta e o livre de Bruno Alves, que Almunia segurou com dificuldade. Na conjugação das mesmas premissas, brotou ainda o remate de Lucho, em novo esboço daquilo que o campeão português anunciava na firmeza de cada iniciativa.
O golo voltaria a ser prenunciado, então por Lisandro e Meireles, antes de Bruno Alves surgir, bem no alto, imponente e imparável, a cabecear sem defesa perante o olhar esmagado de Almunia, que pouco antes parara um remate com o peito, sem saber exactamente como nem por quê.
O intervalo, que chegou pouco depois, deveria alterar feições e ritmo de jogo, mas só o segundo golo portista o conseguiria, porque a reacção do Arsenal não passou a condição de ensaio breve e inconsequente. O afluxo atacante ganhara a configuração de sentido único e obrigatório, reflexo claro de uma superioridade portista inquestionável, acabada de conquistar outra dimensão no apelo da velocidade e nos ziguezagues de Hulk, Lisandro e Rodríguez, preparados pelos momentos de transição e ruptura de Lucho, Raul e Fernando.
A inesgotável persistência do Dragão redescobriu atractivos, despertou «olés» da bancada, rendida à excelência da exibição, e saldou dívidas com o jogo de Londres. Não na reprodução fiel dos números, parcos e pouco coerentes com a diferenças cavadas no relvado do Dragão, mas também pelos muitos golos que, não acontecendo, deveriam ter marcado distâncias. O F.C. Porto foi muito melhor do que o Arsenal. Por isso, foi também o primeiro do grupo.

UEFA Champions League, Grupo G, 6ª jornada
10 de Dezembro de 2008
Estádio do Dragão, no Porto
Assistência: 37.602 espectadores

Árbitro: Kyros Vassaras (Grécia)
Assistentes: Dimitris Bozatzidis e Cristos Gennaios
4º Árbitro: Michail Koukoulakis

F.C. PORTO: Helton; Fucile, Rolando, Bruno Alves e Pedro Emanuel «cap»; Lucho, Fernando e Raul Meireles; Lisandro, Hulk e Rodríguez
Substituições: Lucho por Tomás Costa (78m), Rodríguez por Mariano (78m) e Hulk por Guarin (87m)
Não utilizados: Nuno, Stepanov, Lino e Sektioui
Treinador: Jesualdo Ferreira

ARSENAL: Almunia «cap»; Eboué, Gallas, Djourou e Silvestre; Ramsey, Denilson, Song e Diaby; Vela e Bendtner
Substituições: Ramsey por Wilshere (59m), Diaby por Gibbs (59m) e Song por Randall (78m)
Não utilizados: Fabianski, Hoyte, Mérida e Simpson
Treinador: Arsène Wenger

Ao intervalo: 1-0
Marcadores: Bruno Alves (39m) e Lisandro (54m)
Disciplina: cartão amarelo a Lucho (50m) e Eboué (51m)

1.º Golo do F.C. do Porto apontado pelo imperial, Bruno Alves!

2.º Golo do F.C. do Porto apontado pelo inevitável Lisandro Lopez!

Resumo de um jogo em que o F.C. do Porto venceu com toda a justiça, sendo igualmente o vencedor do grupo!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover