25/12/08

Educação em Portugal - "A palavra ao Cardeal Patriarca de Lisboa!"


































Educação: Plataforma de professores concorda com Cardeal Patriarca, mas culpa Governo pela falta de entendimento no sector
25 de Dezembro de 2008, 11:26

Lisboa, 25 Dez (Lusa) - O porta-voz da plataforma sindical de professores reconheceu hoje que os alunos são os mais prejudicados pelo conflito entre docentes e Governo, como sugeriu o Cardeal Patriarca de Lisboa, mas culpou a tutela pelo arrastar do diferendo.
Na sua mensagem de Natal, D. José Policarpo apelou quarta-feira à noite a um entendimento entre professores e Governo, considerando que a educação das crianças e jovens não pode ser alvo de lutas políticas ou sindicais.
"Que ninguém ouse transformar este sofrimento em simples arma de luta política, porque na batalha da educação os únicos vencedores têm de ser os vossos filhos", afirmou o Cardeal Patriarca.
Em declarações à agência Lusa, o porta-voz da plataforma que reúne os 11 sindicatos de professores corroborou as palavras de D. José Policarpo, admitindo que "neste conflito quem está a ser muito penalizado são os alunos".
"O Cardeal Patriarca tem toda a razão quando diz que os únicos vencedores têm de ser os alunos, mas o problema é que o Ministério da Educação [ME] só aceita pôr fim ao conflito se for ele o vencedor, esmagando os professores", criticou Mário Nogueira, lembrando que os sindicatos "já deram um sinal de abertura quando suspenderam as greves regionais" que estavam marcadas para este mês.
O porta-voz da plataforma salientou, no entanto, que a contestação ao modelo de avaliação de desempenho definido pelo Governo "não é uma mera batalha dos sindicatos, mas de todos os professores".
"Os 120 mil professores que se manifestaram em Novembro e os 132 mil que fizeram greve [nacional] a 03 de Dezembro provam que a contestação extravasa em muito os sindicatos. É quase a totalidade da classe que se sente afrontada pelo ME", afirmou.
A Lusa contactou o Ministério da Educação, mas até ao momento não foi possível obter uma reacção. JPB/GC. Lusa/Fim.» in http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/24da58f905fc594300b758.html
----------------------------------------------------------------------------
Senhor Cardeal Patriarca de Lisboa, sabemos bem que quem mais sofre com os dislates do Ministério da Educação são os alunos... não nos disse nada de novo ao País! E sabemos igualmente que quem mais sofre com a má política do Ministério da Saúde são os doentes pobres e também as crianças. Mais, sabemos que quem sobre com o mau desempenho do Ministério do Trabalho são os pobres trabalhadores e os seus filhos, as crianças! Em suma sabemos que quem sofre mais com o desnorte desta Governação Socialista, são as gerações vindouras, as crianças! Agora a mensagem de Sua Excelência de apelo às tréguas é que me parece inoportuna por oportunista e tardia, daí que cada vez mais me parece que é a Maçonaria Portuguesa que desgoverna este País, sim essa instituição secreta e logo não democrata... as Suas palavras e o Seu Posicionamento no Programa Prós e Contras disse tudo, ao contrário de muitos Bispos que o Senhor tutela. É que não pode haver Educação, nem contra os Alunos, nem contra os Professores!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover