08/12/08

David Gilmour - Um Grande Nome da Música Mundial Contemporânea!









David Gilmour - Wish You Were Here - (Royal Albert Hall)


David Gilmour - "Whish you were here"

David Gilmour - "Comfortably Numb" - (1986)

Pink Floyd - "Comfortably Numb" - (Live 8)

David Gilmour & Robert Wyatt - "Comfortably Numb"

David Gilmour & David Bowie - "Comfortably Numb"

David Gilmour & Bob Geldof - "Comfortably Numb"



David Gilmour - "Shine on You Crazy Diamond"

Gilmour - "High Hopes"

David Gilmour - "High Hopes" - (Royal Albert Hall)

David Gilmour - "Coming Back to Life" - (Royal Albert Hal)

David Gilmour - "Marooned"


David Gilmour - "ECHOES" - (Royal Albert Hall)

David Gilmour - "On An Island"

David Gilmour - "Smile"

David Gilmour - "Where We Start"

David Gilmour - "Je Crois Entendre Encore"

David Gilmour - "There's no way out of here"

B.B. King & David Gilmour - "Eyesight to the Blind"

David Gilmour And Seal - "Hey Joe"

Kate Bush & David Gilmour - "Running up that Hill" - (Live SPB)

DAVID GILMOUR & BRIAN MAY - "Smoke on the water with"

David Gilmour - "Time" - (Royal Albert Hall)

Pink Floyd - (Best Guitar Solo Of All Time)

Bob Geldof - "Nobody Home" - (Pink Floyd)

David Gilmour

«David Jon Gilmour (Cambridge, 6 de Março de 1946), agraciado com a Ordem do Império Britânico, é o guitarrista e vocalista da banda inglesa Pink Floyd, tendo também editado álbuns a solo bem como colaborado com outros artistas. Depois da saída de Roger Waters a meio da década de 1980 tornou-se a principal figura da banda.

Biografia

Nasceu em Cambridge, Inglaterra e cresceu em Grantchester Meadows. Seu pai Douglas Gilmour, foi um professor de Zoologia da Universidade de Cambridge. Sua mãe Sylvia também era professora. A sua educação teve lugar na Waldorf School e foi durante muitos anos um modelo para essa escola, tendo no entanto descrito a sua educação como “horrível”.

Pink Floyd

Conheceu Syd Barrett quando frequentava o Colégio de Artes e Tecnologia de Cambridge, embora não tenha pertencido á formação inicial dos Pink Floyd. Seu primeiro grupo chamava-se Joker’s Wild para quem começou a tocar em 1963. A banda mudou o seu nome para Flowers em 1967 tendo acabado nesse mesmo ano, tendo Gilmour formado os Bullitt. Juntou-se aos Pink Floyd em Janeiro do ano seguinte. Syd Barrett saiu do grupo alguns meses mais tarde e ele então assumiu o papel de guitarrista principal.
Roger Waters deixou o grupo em 1985 assumindo que sem ele os Pink Floyd se desmembrariam. Em vez disso, David Gilmour assumiu por completo o controle da banda e criou A momentary lapse of reason. Ele explica:
"Eu tinha um sem número de problemas com a direcção da banda no passado recente, antes de Roger sair. Eu achava que as músicas tinham muitas palavras, e que devido ao significado dessas palavras serem tão importantes, a música tinha-se tornado um mero veículo para as letras, o que não era muito inspirador...The dark side of the moon e Wish you were here tiveram um enorme sucesso, não apenas devido à contribuição de Roger, mas também porque havia um equilíbrio maior entre a música e as palavras do que em álbuns mais recentes. É isso que estou a tentando fazer em A momentary lapse of reason mais focado na música, restaurar o equilíbrio."

Carreira solo

Durante os interregnos musicais dos Pink Floyd, passava o tempo tocando como músico de estúdio, produzindo discos e até fez de engenheiro de som de palco para uma enorme variedade de espectáculos incluindo, algumas novidades e Roy Harper, Kate Bush, The Dream Academy, Grace Jones, Arcadia, Bryan Ferry, Robert Wyatt, Hawkwind, Paul McCartney, Ringo Starr, Sam Brown, Jools Holland, Propaganda, Pete Townshend, The Who, Supertramp (juntos criaram o êxito "Brother where you bound" do álbum com o mesmo nome), vários "supergrupos" de solidariedade e muito mais.
Lançou o seu primeiro álbum, epónimo, na Primavera de 1978. O seu segundo álbum About face foi editado em 1984.
Em 2002 fez uma série de concertos acústicos a solo em Londres e Paris, juntamente com uma pequena banda e coro, e que foi documentado na edição de David Gilmour in Concert.
Recentemente em 2006 lançou mais um trabalho solo, On An Island, considerado por ele o seu melhor trabalho em 30 anos. O disco contou com um elenco de nomes de ouro na música, os quais já conhecidos pela maioria dos fãs de Gilmour como o Guy Platt, Jon Carin e Richard Wright , além das participações de David Crosby e Graham Nash, e a co-produção do guitarrista Phil Manzanera.
No ano de 2008, Gilmour lançou o DVD Duplo "Remember That Night - Live at the Royal Albert Hall" que sintetizou os grandes shows deste seu, até aqui, último trabalho. Há mais previsões de lançamentos ainda no ano de 2008 de um espetáculo realizado na Polônia em comemoração aos 26 anos do partido Solidariedade. Assim como no Remember That Night, este disco traz raridades e clássicos do Pink Floyd.

Guitarra

Stratocaster, a guitarra preferida de David Gilmour
Um guitarrista de poucas técnicas, no entanto, com uma pegada muito sentimental. Ele transmite ao instrumento tudo o que ele realmente quer que seja executado ( isto é chamado pelos guitarristas de "feeling" ). Foi inovador no uso de efeitos sonoros na guitarra. Conhecido também por improvisar solos ao vivo feitos com a boca, com uma técnica magnífica, fazendo sua guitarra cantar.
David possui, dentre muitas outras guitarras, uma Fender Stratocaster de cor creme que é considerada como sendo uma das primeiras unidades fabricadas deste modelo. Ele raramente a usa em shows, por considera-la muito rara e especial, além do receio de que seja roubada. Ele pode ser visto tocando com esta guitarra no show comemorativo do aniversário da Fender, em 2004.
Em 2008 a Fender lançou uma Startocaster, na sua linha "Artist Signature Series", com a assinatura de David Gilmour.

Vida pessoal

Casou-se por duas vezes. Com sua primeira esposa, Ginger, teve quatro filhos: Alice (1976), Clare (1980), Sara (1982) e Matthew (1985).
Sua atual esposa é a jornalista e escritora Polly Samson. Casaram-se em 1994 durante a turnê The Division Bell. Tem neste casamento mais quatro filhos: Charlie adotivo (é filho de Polly e do poeta, ator e dramaturgo Heathcote Williams) e três biológicos: Joe, Gabriel e Romany.
É o membro mais novo do Pink Floyd. Foi convidado após a saída de Syd Barrett da banda. O primeiro trabalho do Pink Floyd liderado por David Gilmour (após a era Roger Waters) foi o disco A Momentary Lapse of Reason. Depois de algum tempo fora a banda voltou a lançar um disco com canções inéditas, The Division Bell. Nos anos 1990 foi lançado um disco ao vivo, em [[Earls Curt, Londres, chamado P.U.L.S.E., com direção e liderança de David Gilmour.

Reconhecido por acções humanitárias

Ao longo de sua vida, tem colaborado ativamente em muitas organizações de caridade. Colabora com entidades como: Greenpeace, European Union Mental Health and Illness Association e Anistia Internacional. Realizou um projeto habitacional para os sem-teto e pessoas com deficiência intelectual.
Em 1996 foi induzido no Hall da Fama do Rock and Roll com os Pink Floyd. Em Novembro de 2003 foi-lhe atribuída a Ordem do Império Britânico.

A aviação

David Gilmour é também um piloto experiente. Sua empresa, Intrepid Aviation, acumulou um impressionante conjunto de aeronaves históricas. Ele decidiu vender a Intrepid, pelo seguinte motivo[1]:
"A Intrepid Aviation foi para mim uma forma de fazer meu hobby pagar a si mesmo , mas, gradualmente ao longo de alguns anos a Intrepid Aviation tornou-se um negócio, que tive de administrar. De repente eu percebi que em vez de ser um passatempo que desfrutava era uma empresa e por isso decidi vende-la. Não sou mais seu proprietário. Tenho apenas um bom e velho biplano no qual passeio pelo céu de vez em quando ..."

Discografia

Álbuns a solo

* David Gilmour (1978)
* About Face (1984)
* On an Island (2006)
* Live In Gdansk (2008)

Gilmour em concerto na Alemanha, 2006.

[editar] Com o Pink Floyd

Gilmour está presente na discografia do grupo entre 1968 e 1995, a saber:

* A Saucerful of Secrets (1968)
* Music from the Film More (1969)
* Ummagumma (1969)
* Atom Heart Mother (1970)
* Meddle (1971)
* Obscured by Clouds (1972)
* The Dark Side of the Moon (1973)
* Wish You Were Here (1975)
* Animals (1977)
* The Wall (1979)
* The Final Cut (1983)
* A Momentary Lapse of Reason (1987)
* The Division Bell (1994)
* P.U.L.S.E. (1995)» in Wikipédia.

"Shine On You Crazy Diamond
Composição: David Gilmour / Roger Waters / Richard Wright

Remember when you were young, you shone like the sun.
Shine on you crazy diamond.
Now there's a look in your eyes, like black holes in the sky.
Shine on you crazy diamond.
You were caught on the crossfire of childhood and stardom, blown on the steel breeze.
Come on you target for faraway laughter, come on you stranger, you legend, you martyr,
and shine!

You reached for the secret too soon, you cried for the moon.
Shine on you crazy diamond.
Threatened by shadows at night, and exposed in the light.
Shine on you crazy diamond.
Well you wore out your welcome with random precision, rode on the steel breeze.
Come on you raver, you seer of visions, come on you painter, you piper, you prisoner,
and shine!

Nobody knows where you are, how near or how far.
Shine on you crazy diamond.
Pile on many more layers and I'll be joining you there.
Shine on you crazy diamond.
And we'll bask in the shadow of yesterday's triumph, and sail on the steel breeze.
Come on you boy child, you winner and loser, come on you miner for truth and delusion,
and shine!"

Mais informações sobre este músico extraordinário, no seguinte link:
http://www.davidgilmour.com/index.htm























free music























free download music























free youtube download























xtube downloader

2 comentários:

Pin It button on image hover