15/12/08

Câmara Municipal de Amarante - Divisão dos Serviços Urbanos (DSU) com Certificação de Qualidade!

















«AMARANTE: Câmara de Amarante distinguida com certificação de qualidade


Armindo Mendes
© Todos os direitos reservados


Esta distinção, consubstanciada na norma ISO 9001:2000, abrangeu a Divisão dos Serviços Urbanos (DSU), uma das maiores da autarquia, com quase 80 funcionários


A Câmara de Amarante foi hoje distinguida com a Certificação de Sistemas de Gestão da Qualidade atribuída pela APCER - Associação Portuguesa de Empresas de Certificação.
A atribuição do título ocorreu em sessão solene realizada no Gabinete de Apoio Técnico do Baixo Tâmega, em Amarante.
Esta distinção, consubstanciada na norma ISO 9001:2000, abrangeu a Divisão dos Serviços Urbanos (DSU), uma das maiores da autarquia, com quase 80 funcionários.
Esta divisão é responsável pela recolha de resíduos sólidos urbanos no maior concelho do distrito do Porto, manutenção de espaços verdes, gestão dos mercados e feiras e concessão de espaços no cemitério municipal.
O processo de certificação, coordenado pela empresa Eurisko, foi iniciado em 2005, culminando uma candidatura da Câmara de Amarante ao Programa de Formação para as Autarquia Locais - FORAL.
A cerimónia de hoje, à qual assistiram algumas de dezenas de funcionários da DSU, incluiu a entrega ao presidente da Câmara, o socialista Armindo Abreu, da bandeira amarela e placa alusivas a este tipo de certificação.
O autarca sublinhou a melhoria dos serviços prestados aos munícipes no âmbito deste processo de certificação, sobretudo por ter permitido à DSU, através dos seus recursos humanos, melhorar a produtividade com a adopção de novo métodos de trabalho, controlo de custos operacionais e valorização dos recursos existentes.
Para Armindo Abreu, a certificação é motivo de orgulho para toda a divisão, mas também uma responsabilidade acrescida, tendo em conta que os munícipes esperam hoje um serviço de melhor qualidade.
“As autarquias existem para prestarem serviços à população e devem fazê-lo com qualidade”, vincou.
O presidente da Associação Portuguesa de Certificação, José Leitão, destacou o facto de Amarante ter sido das primeiras autarquias do país a ver um dos seus serviços certificados.
José Leitão afirmou que não é fácil obter-se este tipo de certificação de qualidade, sobretudo num serviço tão complexo como a DSU da autarquia amarantina.
Anotou também o empenho dos funcionários ao longo de todo o processo de certificação, sem o qual – acrescentou – não seria possível terminá-lo com êxito.
A autarquia de Amarante vai iniciar em breve o processo de certificação da Divisão de Águas e Saneamento.» in http://www.expressofelgueiras.com/v2/noticia.asp?cod=1863
-----------------------------------------------------------------------------------------------------
Eis uma boa notícia para Amarante que, sem dúvidas, na minha modesta opinião está a realizar um bom trabalho no que toca à recolha de resíduos sólidos, aliás como todo o Baixo Tâmega, desde que a REBAT foi construída. Mas não é despiciendo o trabalho invisível da Escola que, aos poucos, vai fazendo o papel de sensibilização da juventude portuguesa que aos poucos vai incorporando a política dos 3 R's; mas há ainda muito trabalho a fazer, temos que ter consciência disso. A Escola é a base da civilização ao contrário do que pensa uma dada Socióloga Portuguesa, que está a destruir paulatinamente a Instituição - Escola Pública!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover