30/12/08

Cavaco Silva aprova Orçamento de 2009, sem mais... só silêncio perturbador!





















«Cavaco Silva aprova Orçamento de Estado (act.)

O Presidente da República, Cavaco Silva, acaba de promulgar o Orçamento de Estado (OE) para 2009, depois de ontem se ter referido a uma "quebra de lealdade entre os órgãos de soberania", a propósito do novo Estatuto dos Açores, avançou a "SIC Notícias".

Eudora Ribeiro

O documento entra em vigor no próximo dia 1 de Janeiro, apesar de ter sido alvo de fortes críticas da parte de economistas e antigos ministros das Finanças, que consideram o OE para 2009 desajustado face à actual conjuntura económica.
"Mesmo antes do agudizar da crise o OE para 2009 já não era realista. É necessário acabar com fantasias do défice de 3% em 2009 sem recurso a receitas extraordinárias", disse Luís Campos e Cunha, antigo ministro das Finanças de José Sócrates, ao Diário Económico.
Esta promulgação surge depois do Presidente da República ter ontem tecido fortes críticas à Assembleia da República, devido ao Estatuto Político Administrativo dos Açores, diploma que foi por duas vezes vetado por Cavaco Silva.
Na sua declaração ao país, o Presidente da República falou em "quebra de lealdade entre os órgãos de soberania", palavras que foram interpretadas pelos analistas políticos como um revés na cooperação estratégica entre São Bento e o Executivo de Sócrates.
O OE foi aprovado na Assembleia da República no passado dia 28 de Novembro, apenas com os votos da bancada socialista.
O documento prevê um crescimento económico de 0,6% para o próximo ano, sendo que a estimativa mais polémica é a de 7,60% para a taxa de desemprego.» in Diário Económico.
------------------------------------------------------------------------
Há coisas que realmente não se entendem! Depois daquela declaração crispada de ontem do Presidente Cavaco Silva, esperava-se algo mais antes da aprovação do Orçamento de Estado... Note-se que para além de ser um documento totalmente inexequível, como os números supracitados atestam, ainda contém portarias escondidas que remetem para a delegação de competências de professores avaliadores e isto, depois de os sindicatos e inúmeros professores terem apelado ao Presidente para ser sensível a esse aspecto sub-reptício deste documento, é com enorme desagrado que recebemos esta notícia, sem um comentário sequer de Sua Excelência. É caso para dizer que assim vai a nossa República e o Presidente vai nu e que bem prega Frei Tomás, olhai para o que ele diz...

2 comentários:

  1. Por acaso não concordo com a tua análise.
    Depois explico-te.

    ResponderEliminar
  2. Compreendo, Anabela! Sei que o Sócrates adoraria ser deitado abaixo agora pelo presidente, bem sei, conheço alguma coisa da porcaria da política... mas eu só queria uma palavra sobre este orçamento de treta, afinal falou tanto dos açores...

    ResponderEliminar

Pin It button on image hover