10/11/08

Taça de Portugal: Sporting 1 vs F.C. Porto 1 (4-5, nas grandes penalidades) - Continuamos na Taça de Portugal!











«A revolta pelas mãos de Helton

Milhares de quilómetros depois de uma vitória épica na Liga dos Campeões, a que o adversário de Alvalade pudera Adicionar imagemassistir confortavelmente do sofá, a equipa do F.C. Porto, alvo de sátiras e gracejos, provou que o acontecera em Kiev não sucedeu por mero acaso. Fê-lo num invulgar assomo de energia e coragem, mesmo reduzido a nove elementos, mesmo depois de duas horas de futebol, de uma dúzia de grandes penalidades e reerguendo-se de uma entrada infeliz no jogo, da qual caiu, como que do céu, a vantagem do Sporting.
A eliminatória termina nas luvas de Helton, bravo, vidente, fantástico na forma como travou duas grandes penalidades e falhou uma terceira defesa por pouco, mas a verdade é que a bola poderia ter sido depositada na mesmíssima porção de terreno ainda no decorrer do tempo regulamentar. Por três vezes e, então, com Rui Patrício obrigado a evitar o dito castigo máximo. Primeiro, numa falta de Polga sobre Hulk, um pouco mais tarde, num derrube do próprio guarda-redes ao mesmo Hulk, quando não revelou a menor intenção de jogar a bola, e, finalmente, numa cotovelada de Rochemback a Rolando, incrivelmente interpretada como falta atacante.
O triplo lapso de Bruno Paixão, que já havia demonstrado antes uma gritante dualidade de critério, em particular na aplicação da disciplina, ora sancionando, ora ignorando lances em tudo semelhantes, forçou o prolongamento e o brilho de Helton, que silenciou o estádio, emprestando momentaneamente o perfume que o Sporting e a instalação sonora de Alvalade prometiam propagar em Lisboa.
A história não ficaria completa sem uma referência a Hulk, autor do golo portista num lance prodigioso, mestre da alta velocidade e alvo de um número incontável de faltas e vários julgamentos injustos. E, neste caso, a crítica não começa e termina no árbitro da partida. Acabou expulso, numa minúcia sem par, e aos abraços a Lisandro, na evidência da força do grupo Tricampeão.
Reeditou-se a final da Taça de Portugal. Agora à quarta eliminatória, novamente em Lisboa, mas com um desfecho diferente, mais aproximado à vitória portista à passagem da quinta jornada da Liga, porque, a História (até a do futebol) não se cansa de explicar, não há mal que sempre dure. Mesmo que seja necessário um esforço hercúleo para o negar.

FICHA DE JOGO

Taça de Portugal, 4ª eliminatória
Estádio de Alvalade, em Lisboa
9 de Novembro de 2008
Assistência: 27.800 espectadores

Árbitro: Bruno Paixão (Setúbal)
Assistentes: António Godinho e Paulo Ramos
4º árbitro: António Artur Taia

SPORTING: Rui Patrício; Abel, Caneira, Polga e Miguel Veloso; Rochemback; João Moutinho, Romagnolli e Izmailov; Postiga e Liedson
Substituições: Romagnolli por Pedro Silva (65m), Postiga por Yannick (82m), Izmailov por Tiuí (119m)
Não utilizados: Tiago, Daniel Carriço, Ronny e Pereirinha
Treinador: Paulo Bento

F.C. PORTO: Helton; Fucile, Rolando, Bruno Alves e Pedro Emanuel «cap»; Lucho, Fernando e Raul Meireles; Lisandro, Hulk e Mariano
Substituições: Mariano por Tomás Costa (46m), Raul Meireles por Rodríguez (55m) e Fucile por Lino (100m)
Não utilizados: Nuno, Stepanov, Sektioui e Pelé
Treinador: Jesualdo Ferreira

Ao intervalo: 1-0
Final dos 90 minutos: 1-1
Final dos 120 minutos: 1-1

Marcador: Liedson (28m), Hulk (58m)

Disciplina: cartão amarelo Bruno Alves (36m), Pedro Emanuel (41m e 82m), Lucho (47m), Caneira (54m e 67m), Polga (64m), Hulk (67m e 117m), Liedson (72m), Pedro Silva (75m), Miguel Veloso (102m), Abel (113m), Helton (120m); cartão vermelho a Caneira (67m), Pedro Emanuel (82m), Hulk (117m)» in site F.C. Porto.

1.º Golo do Jogo por Liedson, para o Sporting!

Golão de Hulk, no empate do F.C. do Porto!

Desempate por Grandes Penalidades, sempre um momento de emoções fortes, desta vez com o verdadeiro Helton!

Rescaldo de um Grande e Jogo de Futebol que o F.C. Porto venceu!



















Bruno Paixão, o triste protagonista que quase estragou um excelente jogo de futebol!
----------------------------------------------------------------------------
Assistiu-se a um grande jogo de futebol entre as duas melhores equipas portuguesas da actualidade; afinal uma já está na 2.ª Fase da Liga dos campeões, a outra está a um passo. Além disso, estas duas equipas tem sido os protagonistas das grandes finais de futebol em Portugal - Taça de Portugal e Supertaça Cândido Oliveira -, nos últimos tempos. Paulo Bento e Jesualdo Ferreira mostraram grande competência e coragem ao fazerem as suas equipas jogar de peito aberto, tornando o jogo espectacular, para já o melhor da época, uma autêntica final antecipada. No F.C. do Porto, Helton foi a melhor unidade, bem secundado por Fucile, Bruno Alves, Rolando Rodriguez, Fernando e Hulk. Hulk que marcou um golo épico, depois de uma corrida de de 60 metros, mandou uma bomba fulminante para a baliza de Rui Patrício que ficou a assistir. Mal mesmo só Bruno paixão e a sua equipa: uma arbitragem a roçar o medíocre; são estes os árbitros do pós Apito Dourado, estamos bem servidos, não há dúvida... Viva o F.C. do Porto que compensou menor qualidade de jogo do que o Sporting, que compensou com garra e espírito de Dragão! Continuamos na Taça de Portugal 2008/2009, Viva o F.C. Porto!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover