16/11/08

F.C. Porto 2 vs Vitória de Guimarães 0 - Já se vê um Dragão com mais Chama e Garra!










«A meia centena de Lisandro e o carimbo de Farías

Trinta segundos bastaram para que o Dragão, pelos pés de Sapunaru, indicasse a tendência definidora do fim de tarde que marcou o regresso da Liga ao palco portista. A uma primeira metade primorosa, sem golos mas de total sentido único, juntou-se um segundo tempo de superioridade eficaz, atestada pelo 50º golo de Lisandro com a camisola azul e branca, e pelo sentido de oportunidade de Farías, que, a caminho do final, carimbou o merecido triunfo.
Um punhado de oportunidades soberanas, que caprichosamente não encontraram o destino pretendido, não chega para explicar a supremacia demonstrada pela equipa de Jesualdo Ferreira que, em 45 minutos de esplendor, impôs a cadência, o passo e o sentido do centésimo jogo do técnico ao serviço do F.C. Porto.
As ocasiões sucederam-se a um ritmo frenético, o mesmo, de resto, que o Dragão colocou em prática durante a primeira parte, perante um adversário obrigado a remeter-se ao mero afastamento de males maiores. Depois de Sapunaru, ainda no dealbar do encontro, Lisandro, Rodríguez ou Raul Meireles poderiam ter dado expressão à hegemonia, logo aí selando com clareza uma exemplar exibição portista.
A eficácia que faltou ao longo do primeiro tempo surgiu durante a etapa complementar, num período em que o domínio azul e branco estava já transformado em missão de perseverança, fazendo frente a um desfecho imerecido e indesejado. Pela 50ª vez ao serviço dos Dragões, Lisandro foi o portador da alegria portista, assinando a vantagem num redentor cabeceamento em plena área contrária, que concluiu em festa uma jogada de insistência colectiva.
Não foi alívio que, nesta fase, se sentiu no Dragão. Foi apenas a sensação de justiça, perante um domínio que aliou na dose acertada qualidade, obstinação e carácter. A caminho já do apito final, houve ainda tempo para que o acerto do resultado tivesse contornos ainda mais ajustados com a realidade da contenda. Lisandro tomou a iniciativa, misturou-lhe audácia e serviu-a com apuro a Farías, que na cara do golo apenas teve de escolher o lado em que colocaria o epílogo ao encontro iniciado com propósito, trabalhado com perseverança e concluído com justiça pelo F.C. Porto, devolvendo ao palco portista o cenário de festa que, sistematicamente, o caracteriza.

Ficha de Jogo
Liga Portuguesa 2008/09 – 8ª Jornada
15 de Novembro de 2008
Estádio do Dragão, no Porto
Assistência: 37.410 espectadores

Árbitro: Olegário Benquerença (AF Leiria)
Assistentes: Bertino Miranda e José Cardinal
4º Árbitro: Cosme Machado

F.C. PORTO: Helton; Sapunaru, Rolando, Bruno Alves e Fucile; Fernando, Raul Meireles e Lucho «cap.»; Sektioui, Lisandro e Rodríguez
Substituições: Tarik por Farías (46 min), Sapunaru por Lino (67 min) e Fucile por Pelé (89 min)
Não utilizados: Nuno, Stepanov, Mariano e Tomás Costa
Treinador: Jesualdo Ferreira

VITÓRIA SC: Nilson; Andrezinho, Moreno, Gregory e Momha; Flávio Meireles «cap.», João Alves, Fajardo, Desmarets e Nuno Assis; Douglas
Substituições: Douglas por Roberto (55 min), Fajardo por Carlitos (69 min) e João Alves por Jean Coral (81 min)
Não utilizados: Serginho, Luciano Amaral, Márcio Martins e Wénio
Treinador: Manuel Cajuda

Ao intervalo: 0-0
Marcadores: Lisandro (66 min) e Farías (88 min)
Disciplina: Nada a assinalar» in site F.C. Porto.

1.º Golo do F.C. Porto e Golo 50 de Lisandro ao serviço dos Dragões!

2.º Golo do F.C. do Porto por Farías, na véspera do 5.º Aniversário do Dragão!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover