07/11/08

Baixo Tâmega sempre a perder, com o Governo de Sócrates...

«Fracas verbas para região desapontam

O presidente da Comunidade Urbana do Vale do Sousa e da Câmara de Penafiel, Alberto Santos (eleito pelo PSD), disse ontem que a região está desapontada com as verbas inscritas no PIDDAC de 2009.
O autarca acusou o Governo de manter "um comportamento autista" face às especificidades do Vale do Sousa e do Baixo Tâmega, lembrando que os investimentos previstos pela administração central para o próximo ano são idênticos aos de 2007, "que já eram muito reduzidos". "Já não tínhamos gostado do PIDDAC de 2007, mas o previsto para 2008 deixa-nos desapontados", afirmou Alberto Santos.
Em 2009, os oito concelhos do Sousa e Tâmega que integram o distrito do Porto - Amarante, Baião, Marco de Canaveses, Felgueiras, Lousada, Paços de Ferreira, Paredes e Penafiel - irão receber, através do PIDDAC, cerca de 6,9 milhões de euros, quando em 2007 estava inscrita uma verba de 11,7 milhões de euros e em 2006 mais de 17 milhões.
Penafiel, um município com cerca de 80 mil habitantes, vai receber pouco mais de sete mil euros, enquanto que para Marco de Canaveses, com cerca de 60 mil habitantes, não se prevê qualquer verba. O autarca lembra que o conjunto dos municípios do Tâmega e do Sousa corresponde à maior densidade populacional do país, a seguir às áreas metropolitanas do Porto, mas as transferências da tutela estão longe de traduzir essa importância demográfica e respectivas carências.
"Somos mais de 500 mil habitantes. Nós temos mais gente do que os Açores e a Madeira juntos ou todo o Alentejo e Trás-os-Montes, mas o que recebemos não se compara com essas regiões", sublinhou. Alberto Santos salienta que o Sousa e Tâmega é uma das regiões mais deprimidas do país, conforme reconheceram recentemente o presidente da República e o primeiro-ministro em visitas que realizaram recentemente a alguns dos municípios.
Cavaco Silva, em Penafiel, e José Sócrates, em Lousada, ouviram os apelos de autarcas da região para que haja "uma atenção diferenciada" da administração central para as especificidades de uma região que tem um território muito disperso, enfrenta níveis muito elevados de desemprego e onde os habitantes têm um poder de compra inferior à média da região Norte e do país.
"Não é por falta de iniciativa dos autarcas que a situação não é conhecida ou não é tratada pela administração central. Estamos fartos de dizer isso. Tenho para mim que o país político que é Lisboa só não o faz porque não quer ou anda muito distraído", disse.
"Lamentamos que os sucessivos governos não tenham percebido esta mensagem. Mas não vamos desistir. Estamos convencidos da bondade dos nossos argumentos e vamos acreditar que alguém, um dia, há-de reconhecer a nossa especificidade", acentuou.» in http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/pais/concelho.aspx?Distrito=Porto&Concelho=Penafiel&Option=Interior&content_id=1039863
-------------------------------------------------------------------------------
Estamos fartos de assistir a mortes brutais de jovens da nossa região, que tombam nas estradas de Espanha, onde viajam horas seguidas em busca de um sustento que aqui não encontram. Estamos fartos de ser a Região mais pobre da Europa e os nossos dirigentes locais enterrarem a cabeça na areia como a avestruz, como se nada fosse com eles. Estamos fartos de um Governo que só prevê investimentos em Lisboa, quando a Região mais pobre da Europa, fica cada vez mais pobre. Estamos fartos de políticos locais que, não querem fazer ondas contra o poder central, em troca de promoções pessoais, numa atitude de meninos do coro e de lambe-botas, não honrando os seus mandados com o povo que os elegeu... com as pessoas da sua Região, os seus conterrâneos. Até quando Povo do Baixo Tâmega, até quando vamos ficar a assistir ao saque dos Senhores da capital capitalista! Até quando, os Senhores Presidentes de Câmara vão ficar a receber os restos em forma de PIDDAC...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover