17/10/08

Região do Baixo Tâmega - Vale do Tâmega é a Região mais Pobre da Europa!














«Ao longo de um ano, a Rede Europeia Anti-pobreza estudou a situação no Vale do Tâmega e concluiu que é a região mais pobre da Europa. O anúncio foi revelado, esta sexta-feira, no dia em que se comemora o Dia Mundial para a Erradicação da Pobreza.

Presidente da rede europeia anti-pobreza, Jardim Moreira, considera que Vale do Tâmega
é a região mais pobre de toda a Europa devido ao desinvestimento.
Portugal tem actualmente um milhão e 800 mil cidadãos que vivem com um salário mensal de 360 euros, ou seja, no limiar da pobreza.
Desde que a União Europeia assumiu o compromisso de lutar contra a pobreza, no ano 2000, a Comissão Europeia revelou que Portugal foi o país em que a pobreza mais caiu, apesar de se manter dois pontos acima da média dos restantes Estados-membros.
A Rede Europeia Anti-pobreza estudou, ao longo de um ano, a situação no Vale do Tâmega e concluiu que é a região mais pobre de toda a Europa e que Baião é o concelho, no distrito do Porto, onde o nível de pobreza é mais grave.
O presidente desta rede explicou que se trata de «uma zona agrícola onde não houve investimento industrial, [o que] provocou um êxodo muito grande dos homens, tendo ficado uma proporção enorme de mulheres em casa com as crianças e sem grandes recursos económicos».
«Depois o envelhecimento dos idosos e a sua dispersão pelas montanhas, e pelas aldeias que impossibilitam um apoio razoável à integração social das pessoas», concluiu Jardim Moreira.» in http://tsf.sapo.pt/PaginaInicial/Vida/Interior.aspx?content_id=1030422
---------------------------------------------------------------------------------
Mas há alguns Presidentes de Municípios desta Região a quem podem ser apontadas culpas, de não quererem Desenvolvimento Industrial, de fazerem do Turismo o Principal Vetor Estratégico de Desenvolvimento. De não quererem Desenvolvimento Industrial, de não o atraírem, mais, de mandarem grandes e boas empresas para outros Municípios que aproveitaram, todos contentes. Esses Senhores deveriam refletir, mas não podem, o poder ofusca!


2 comentários:

  1. Acordei com esta notícia deprimente. Nada que não soubessemos já... mas a verdade é que escutado assim, a seco, logo pela manhã, é ainda mais incomodativo.
    Raio de tempo, este, que vivemos!

    ResponderEliminar
  2. É uma tristeza... e quando sabemos que há gente que se orgulha deste subdesenvolvimento e com muitas responsabilidades nisto!

    ResponderEliminar

Pin It button on image hover