06/10/08

Sporting C.P. 1 vs F.C. Porto 2 - Estamos no topo da classificação, contra Bentos e Lucílios!









«Resposta de campeão

Um campeão tem destas coisas: responde a tudo com futebol. E com classe. Este domingo, o F.C. Porto expôs as razões do seu sucesso. Misturou qualidade, superioridade e sofrimento. Derrotou o Sporting e somou três pontos. A liderança da liga, que tem sido repetidamente sua, está novamente nas mãos do Dragão. Mais palavras para quê? Estamos a falar do campeão. Do Tricampeão!
Tomás Costa provou logo aos quatro minutos. O F.C. Porto tinha vindo a jogo, tal como Jesualdo Ferreira avisara. Quem não contava com a chama azul e branca, pode agora engolir o veneno e os juízos prévios. O Dragão não tomba quando tropeça. A sua estirpe é a dos vencedores. A descrença é para os fracos. É por isso que a vitória em Alvalade só pode surpreender os desatentos.
Uma pressão alta, uma atitude positiva e um futebol escorreito, mesmo num relvado escorregadio e impróprio para esquemas complexos, valeu a vantagem ao F.C. Porto logo aos 18 minutos. Tomás Costa acreditou num lance em profundidade, ganhou a bola a Grimi e assistiu Raul Meireles. O desvio do médio encontrou Lisandro Lopez no coração da área e a frieza do melhor marcador da temporada passada fez o resto.
Golo, vantagem, justiça. Um raide de Rodriguez demonstraria que o F.C. Porto não se acanharia, mesmo que a igualdade chegasse «aos trambolhões», tal como chegou. Sem que o Sporting merecesse, num lance em que o árbitro entendeu marcar uma grande penalidade inexistente, a equipa da casa ganhou um alento injustificado.
Em três minutos, todavia, os adeptos do F.C. Porto teriam nova razão para explodir. Bruno Alves, na cobrança impecável de um livre directo, fez magia. Passava pouco da meia hora e estava feito o resultado. A melhor equipa estava uma vez mais por cima dos acontecimentos.
O sucesso podia ter sido ainda mais perfeito. O espectáculo ficou a dever mais um golo ao Dragão. Logo aos 52 minutos, Bruno Alves voltou a disparar para festejo, mas a trave devolveu o que parecia certo. Teria sido mais um instante inesquecível. O reforço da vantagem esbateria uma certa dualidade de critérios da arbitragem, que pouparia Derlei ao vermelho directo ainda antes de Rodriguez, numa transição «imagem de marca» do F.C. Porto, ter ficado a milímetros da euforia.
O relógio avançava e o Sporting tentava agora impulsionar o jogo. Mas o Dragão controlava. Com solidariedade e projecções acutilantes para os espaços vazios. Nuno, nas costas de uma defesa de betão, reforçava a segurança transmitida deste a metade inicial. Hulk e Mariano, de caras com o golo, não conseguiam dirigir a bola para onde mais desejavam. O desafio estava intenso, mas o azul e branco predominava. As emoções estavam fortes, mas o F.C. Porto permanecia sereno. A resposta estava dada.

FICHA DO JOGO

Liga 2008/09 (5ª jornada)

Estádio Alvalade XXI, em Lisboa

Árbitro: Lucílio Baptista (Setúbal)

Assistentes: Venâncio Tomé e Mário Dionísio

4º árbitro: Bruno Paixão

SPORTING: Rui Patrício; Abel, Tonel, Polga e Grimi; Miguel Veloso, Rochemback, João Moutinho «cap.» e Djaló; Derlei e Hélder Postiga

Substituições: Grimi por Pereirinha (46m), Abel por Romagnoli (66m) e Hélder Postiga por Liedson (66m)

Não utilizados: Tiago, Daniel Carriço, Pedro Silva e Adrien

Treinador: Paulo Bento

F.C. PORTO: Nuno; Sapunaru, Rolando, Bruno Alves e Fucile; Fernando, Lucho González «cap», Raul Meireles e Tomás Costa; Lisandro Lopez e Cristian Rodriguez

Substituições: Tomás Costa por Mariano Gonzalez (58m), Cristian Rodriguez por Hulk (73m) e Lucho González por Guarin (83m)

Não utilizados: Ventura, Pedro Emanuel, Lino e Pelé

Treinador: Jesualdo Ferreira

Ao intervalo: 1-2

Marcadores: Lisandro Lopez (18m), João Moutinho (28m, g.p.) e Bruno Alves (31m)

Disciplina: Cartão amarelo a Lucho González (22m), Abel (32m), Pereirinha (51m), Tomás Costa (55m), Derlei (59m), Sapunaru (59m), Liedson (80m) e Lisandro Lopez (89m)» in site F.C. Porto.

1.º Golo do F.C. Porto, apontado por Lisandro.

Golo de Lisandro apontado por João Moutinho, numa grande penalidade inventada por Lucílio Batista!

2.º Golo do F.C. do Porto apontado de forma superior por Bruno Alves, num livre pleno de classe!

Resumo de um jogo que o F.C. Porto venceu com todo o mérito.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover