25/10/08

Arte Pintura - O Pintor de Amarante, Amadeo de Sousa Cardoso, homenageado em Espinho, onde faleceu!




«Homenagear Amadeo nos 90 anos da sua morte

Faz este sábado 90 anos que o pintor português Amadeo de Souza-Cardoso morreu, em Espinho. Para assinalar a efeméride, a Biblioteca Municipal da cidade inaugura, este sábado, às 16 horas, uma mostra evocativa do artista plástico.
A exposição inclui cartas resultantes da correspondência entre Amadeo de Souza- Cardoso e a mulher, Lucy, cujos originais são propriedade da Gulbenkian, bem como fotografias de locais por ele frequentados, como a casa onde nasceu, em Manhufe (Amarante), a casa da sua família em Espinho onde passou férias, bem como do Café Chinez, também naquela cidade, onde se encontrava com algumas das mais proeminentes personalidades das artes.
Entretanto, será
inaugurada uma exposição de pintura e escultura do artista plástico Élio Oliveira, intitulada "Nos retratos de Amadeo", que ficará patente no salão nobre da piscina Solário Atlântico, onde está instalada a biblioteca, até 27 de Novembro. Tal como o nome indica, trata-se de um conjunto de obras que tem como mote a figura de Amadeo.
A homenagem a Amadeo de Souza- Cardoso deve-se, em grande parte, ao facto de o seu nome estar ligado à cidade de Espinho. É que ,desde muito 
jovem, o pintor passou ali muitos dos seus verões, numa casa dos pais, situada na Avenida 8, e foi também ali que estreitou amizade com personalidades como Miguel de Unamuno, António Carneiro, João de Barros e Manuel Laranjeira, entre outros. E foi também ali que, a 25 de Outubro de 1918, com apenas 30 anos, Amadeo morreu, vítima de gripe pneumónica.
A obra de Amadeo ficou para sempre ligada à história da arte portuguesa, levando mesmo Almada Negreiros a classificá-la como mais importante do que a descoberta do caminho marítimo para a Índia.» in http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Cultura/Interior.aspx?content_id=1033785















Túmulo de Amadeo de Sousa Cardoso, no cemitério de Mancelos em Amarante!


5 comentários:

  1. Ainda bem que te lembraste e postaste sobre esta figura maior de Amarante.

    ResponderEliminar
  2. Anadeo nasceu em Mancelos, uma remota aldeia no inicio do século XX, e em apenas 30 anos, viria transformar a Arte em Portugal e no Mundo!

    ResponderEliminar
  3. Com mais disponibilidade de tempo, falarei deste senhor, que eu amo, no meu blogue. Quando a calma regressar à minha vida. Calma profissional, bem entendido. Agora ando noutras lutas. :)
    Bom passar por aqui.
    Fica bem

    ResponderEliminar
  4. Estou curioso!
    Mas há lutas mais prementes neste momento, concordo!

    ResponderEliminar

Pin It button on image hover