12/10/08

Ângelo Ôchoa - "Era uma vez...", o Poeta que nos surpreende sempre!



"Era uma vez...


A tarde toda o avô contava histórias.
Aturdidos, ensonados, na infância dos sonhos,
devorávamos o mel à narrativa, que sempre concluía:
'Inda além vai a raposa, a correr a sete pés!
O avô apontava para um longe.
Meus olhos arregalavam-se
para o mais pra lá da abrasada varanda:
Eram montes sobre montes,
insolados, quentes, graves dorsos,
arrasando-os maravilhada aridez."
-
Ângelo Ôchoa
in
Sonhadas Palavras


12 comentários:

  1. Felizmente a Vida não se reduz à escola.
    Um poema poderá encerrar uma vida? A vida não deveria ser poética?
    Um lindo poema. Uma linda voz. Parabéns.


    P.s.: constatei que entre o poema escrito e o poema falado, musicado, cantado há diferenças. Intencional?

    ResponderEliminar
  2. O Poeta Ângelo Ôchoa quando diz os seus Poemas, de certo modo reiventa-os! Ele gosta de criar até na forma como se diz um Poema!

    ResponderEliminar
  3. O Poeta ôchoa além de criar Poesia de Grande Qualidade, sabe Dizê-la como ninguém; coisa rara aliar estas duas Nobres capacidades!

    ResponderEliminar
  4. só uma achega para entendimento de Elsa C.:
    o poema dito é de 2001
    o poema escrito é de 0utubro de 2008
    já agora acresço:
    o texto das sonhadas palavras tem a seguintev historia ...
    começou desde meu 1º texto em 1959.
    foi sendo publicado em livros e folhetos de 65 a 83
    passou a net em 19 de 1 de 1998
    foi sendo trabalhado ate 2005 data de 1ª ediçao em livro da atelier da quasi em 2005
    tem 2ª ediçao em ultimoum.doc nao publicada ainda em livro em portal www.angeloochoa.net 1ª de 12 janelas
    deve ter sido lido e corrigido por mim durante 9 consecutivos ultimos 9 anos umas 10000 vezes
    está pronto
    mas não mendigo nem mendiguei nem nunca mendigarei editor
    tudo a custas minhas só de livro uns 800 euros de net uns 275 euros anuais nao contando c cada atualizaçao semanal ou mensal ou quinzenal q por pudor e fidelidade a meu webmaster amigo nao revelo
    se mais quizer saber sobre a historia veridivaca de minhas ediçoes de AUTOR por favor va a http://angeloochoa.net/pdf/historiasfuribundas.pdf que considero meu BLOGPDF e ria ria ria em tempo de crisde mundial e planetaria e climaterica q rir é saudavel
    ria ria ria elsa c como sorrira a judiazinha miriam q hoje tem culto de eleiçao a seu sorrisosinho doce onde onde onde amigos? EMFÁTIMAPORTUGALTERRADESANTAMARIA ela nos cura de loucuras e desvarios -- satisfeita preclarissima elsa satisfeitos amigos ledores de informatichb do abrupto de amarante o meu clarissimo amigo helder barros

    ResponderEliminar
  5. A minha Amiga e Colega Elsa Cerqueira é colega de Grupo do meu Amigo, Poeta e Filósofo, Ângelo Ôchoa!
    Sorte a minha, ter leitores tão culturalmente evoluídos e tão Amigos!

    ResponderEliminar
  6. Ângelo Ôchoa:

    Agradeço-lhe os esclarecimentos.
    O processo (re)criativo é complexo, moroso e, muito provavelmente, proporcional ao grau de exigência(aperfeiçoamento?) de quem o protagoniza: o seu autor.
    E, sim, visita-lo-ei no seu blogue.
    A profundidade da sua Poesia cativa-me e desperta-me da aparente letargia do (meu) quotidiano.

    Elsa Cerqueira

    ResponderEliminar
  7. Fazes bem Elsa, o Nosso Amigo, Poeta, Ângelo ôchoa, faz-nos pensar, questionar... é um Poeta Filósofo!

    ResponderEliminar
  8. Mais uma achega, se o Helder me permite, a fim de continuar uma pequeníssima reflexão com a COLEGA eLSA cERQUEIRA:
    Sei, e não me iludo, que a perfeição humana esteticamente falando não existe, dela nos aproximamos os criadores a semelhança bem pálida por sinal do bom deus criador.
    é velha a polémica se o bwelo artístico é superior ao belo natural... vem de hegel como sabe.
    para mim pese EMBORA ao mestre idealista e a sua espiritual fenomenologia do espírito NÃO. nós os poetas apenas macaqueamos a imensima beleza do mundo criado imitando-o com palavras insufladas mas pobres.
    os pedreiros mediavais classificavam a sua kafkiana emopresa de embelezar didendo-se das catedrais trabalhadores de deus.
    da idade de um matusalem precisariamos e nao de dez mil leituras mas de dz mil milhoes de leituras ...
    talvez disponhamos de uma eternidade kantianamente falando para embelezar essa divina beleza q se nos dá a tiro de olhar senpre velha e sempre nova no dizer do cristaio filosofo de hipona q ja na informayticahb o helder barros -- também filosofo mas sempre informatico nos deu vai para um mes a esta parte --- contente c meu arrazoado carinah filososofa elsa cerqueira -- foi tao so ao correr do teclar e aí vai esperandom eclesiatica aprovaçao de dono e senhor do butptoblogsenaodasarabiascomoode amnabelamagalhaes das amarantinasterras da divina e portuguesa sauudade

    ResponderEliminar
  9. já agora corijo-me à guterrs de zeros -- nao em 800 mas em 8000 euros novos meficou o embrulho das sonhadas palavras isto não é chorarme do brigadinho dinheirinho até só corrigir-me a bem da verdade nua.

    ResponderEliminar
  10. valha a verdade --e estou pior de contas do q nosso «amigo» guterres -- sonhaDAS PALAVRAS -- custou-me 800 contos em moeda antiga cerca de 1600euro. auferi -- que nao levantei nem recebi 128 euros de um ano de direitos de autor -- ofereci a editora voluntariamente 75 cd esses ficaram-me em cerca de 400 contos 500 exemplares numa editora daquie setubal... isto para quem goste de contabilidade esta devidamente documentado na minha histo ria furibunda «historia veridica de mibnhas ediçoes de autor» in http://angeloochoa.net/pdf/historiasfuribundas.pdf deem uma olhadinha ate se gostam de rir com nossas nacionais atrocidades vulgares e «colturais»...

    ResponderEliminar

Pin It button on image hover