22/10/08

Maria Leon - Uma voz bastante melodiosa e suave!






MARIA LEON & RUI VELOSO - "Caminhando até ti"

Maria Leon - "Volta p'ra mim"

Maria Leon - "Ser Solitário"

Maria Leon e Aliança - "Rosas Brancas"

«Maria Leon

Com um solida e longa carreira enquanto cantora, Maria León está prestes a lançar o seu segundo álbum de originais, Coisas Simples. Depois da promissora estreia com Caminhando Até Ti, editado em Fevereiro de 2000, Maria León regressa aos discos em nome próprio com um novo álbum em que as canções voltam a ser protagonistas. O primeiro single, “Rosas Brancas”, já roda na rádio e demonstra por que razão Maria León é uma das vozes portuguesas que merecem a maior atenção.
Ao contrário de Caminhando Até ti, cujos temas eram todos com uma única excepção autoria de Pedro Ayres de Magalhães( Madredeus), em Coisas Simples as opções são maiores e mais variadas. Ainda que a poesia e a sonoridade da guitarra acústica permaneçam referencias incontornáveis, o novo álbum procura alargar horizontes, introduzindo novos elementos capazes de as tornar mais contemporâneas e modernas. A voz, essa, é a mesma e tal como a autoria das composições fica por conta de Maria León.
Sendo a maioria dos tema da autoria da própria Maria León, apesar de um original escrito em parceria com o guitarrista alemão Thomas Zellner, a ligação entre a palavra e a musica ganha aqui um coerência e solidez raras. Enquanto autora das letras e d a música, Maria León revela a capacidade de construir canções tocantes e , ao mesmo tempo, com uma simplicidade desarmante. Tal como acontece na melhor música popular portuguesa, as canções de Coisas Simples são feitas de duas ou três notas que nos comovem.
Mas há mais, para lá dos temas de Maria León, o reportório de Coisas Simples dá ainda lugar a um pequeno número de revisitações (tal como sucede nos seus espectáculos) que se vêm a revelar como certeiras na revisitação daquilo que de melhor se encontra no cancioneiro popular português mais recente. Que dizer da versão de um tema dos Heróis do Mar, “Volta p’ra mim” e de dois outros que já haviam sido incluidos no seu disco de estreia, como é o caso de “Caminhando até ti” e “Quando me vejo em teus olhos” Sabendo que aquela voz permanece intocável, estas versões transportam aquelas canções para uma nova dimensão que é urgente descobrir.
A entrada de João Gomes (ex: LX-90, Kick Out the Jams) para a formação que actualmente acompanha Maria León, tanto em estúdio e com em palco, trouxe uma maior modernidade á sonoridade destas canções que , apesar de continuarem assentes no trabalho das guitarras acústicas e exploram uma musicalidade muito ibérica- a mãe de Maria León é andaluza –revelam agora um novo figurino devido as programações e á manipulação electrónica. Ou seja , é toda uma nova dimensão que se entreabre e que permite elevar as canções e a voz a um novo patamar.
Um excelente exemplo disso mesmo é a nova versão de “Quando me vejo em teus olhos”, um tema que já fazia parte do primeiro álbum mas agora é tratado de um forma significativamente diferente. O mesmo se sucede com a faixa “Caminhando até ti”, que havia sido interpretada em dueto com Rui Veloso na sua primeira encarnação, e com agora vê acentuado aquele peculiar tom romântico e marcadamente feminino, próprio da sua voz.
Os temas da autoria de Pedro Ayres de Magalhães não desapareceram, por isso, por completo. Até porque do alinhamento de Coisas Simples também faz parte uma versão de “Volta p’ra mim”, uma das mais famosas canções dos Heróis do Mar, gravada para o álbum Mãe. Mas se essa sonoridade ibérica muito própria de certos caminhos trilhados pela guitarra acústica, permanece como um fio condutor, em Coisas Simples sobressai o talento compositor de Maria León para inventar canções de recorte popular, agora ligado a um musicalidade mais moderna e mais concisa.
Trata-se, evidentemente, de um trabalho intrincado de guitarra. Sobre o qual se desenvolvem as batidas, manipulações electrónicas e outras aventuras desenvolvidas nos teclados por João Gomes. Afinal de contas, esta é banda sonora ideal para a voz de Maria León.
Continuando a representar uma nova geração de cantores que se dedica a uma música portuguesa de inspiração popular, Maria León também arrisca com este disco a pesquisa de novos caminhos. Ainda que ao seu trabalho se tenha juntado uma forte componente electrónica, é notável o trabalho imaculado das guitarras acústicas capazes de dar aquele brilho tão especial á voz de Maria León. E a coragem deu resultado.»

"Rosas Brancas, Maria Leon

Basta de sonhar p´ra te encontrar
Basta de sorrir p'ra te lembrar
Basta de chorar p´ra te esquecer
Basta de acordar e não te ver

Refrão:

Mas volta meu amor
Que este canto
É um encanto tão antigo
P´ra te embalar

Mas volta por favor
Ah, e traz-me
Um boquê de rosas brancas
E o teu sorriso
P'ra me voltar a enamorar

Sinto a distância fugir
Cada vez mais perto de te ver
E este sonho antigo quer viver
As muitas de aventura por sentir

Refrão

Esperaria por ti a vida inteira 2x

Refrão"

Mais informações sobre esta cantora Portuguesa, no seguinte link:
http://profile.myspace.com/index.cfm?fuseaction=user.viewprofile&friendid=343833089

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover