21/10/08

F.C. Porto 0 -Dínamo Kiev 1 - Temos que ser realistas, não temos equipa para a Champions!




















«Azar para devolver em Kiev

Aliyev, tão frio e calculista como o Dínamo se revelaria adiante, extremamente feliz com o que o jogo lhe trouxera, elevou o grau de dificuldade do apuramento para os oitavos-de-final da UEFA Champions League, ainda mais do que possível. Uma vitória em Kiev, na próxima jornada, reverte posições e recoloca o F.C. Porto na segunda posição. O domínio óbvio no Dragão faz antever um final completamente diferente no Estádio Lobanovskiy.
Um arranque determinado e intenso, rápido gerador de desequilíbrios, que funcionaram como prenúncio de várias abordagens ao golo, merecia outro género de recompensa que não o choque de ver as redes de Nuno balançar sem pré-aviso. Em meia oportunidade, num livre cobrado por Aliyev, o Dínamo colocava-se em vantagem.
Um simples remate, feliz na conjugação de força e colocação, gelava momentaneamente o estádio, que pouco antes se vira na iminência de festejar o destino mais do provável que Lucho procurara conferir à bola. No primeiro ensaio, encontrou o poste no caminho; três minutos depois, contornar a oposição do guarda-redes Bogush, perdendo ângulo de remate, foi insuficiente.
A prontidão com que reagiu à adversidade definia a fibra do Dragão, aproximando-o, quase de imediato, do empate, num remate cruzado de Lisandro, já para lá de um lance, no mínimo, duvidoso, em que a equipa de arbitragem parece ter perdoado a grande penalidade ao Dínamo, num misto de derrube e desarme a Lucho, na área defendida pelos ucranianos.
A segunda parte, trazendo mais do mesmo, não andou muito longe de constituir uma réplica da metade que a precedera, até na sucessão de ameaças, com Sapunaru, Lisandro e Hulk a justificarem outro desfecho e a materialização de uma superioridade gritante diante de um adversário satisfeito com as escassas oportunidades que a pressão portista lhe concedia para contra-atacar. E seria precisamente o Dínamo, tímido e especialmente avesso a qualquer investimento na partida, a encerrar um ciclo de mais de três anos em que o F.C. Porto não conheceu a derrota em jogos da UEFA Champions League, o que não deixa de ser tão cínico quanto o seu futebol.

FICHA DE JOGO

UEFA Champions League, Grupo G, 3ª jornada
Estádio do Dragão, no Porto
21 de Outubro de 2008
Assistência: 32.209 espectadores

Árbitro: Terje Hauge (Noruega)
Assistentes: Jan Petter Randen e Kim Thomas Haglund
4º árbitro: Kjetil Saelen

F.C. PORTO: Nuno; Sapunaru, Rolando, Bruno Alves e Lino; Lucho «cap», Fernando e Raul Meireles; Mariano, Lisandro e Rodríguez
Substituições: Fernando por Hulk (46m), Rodríguez por Sektioui (62m) e Mariano por Tomaz Costa (67m)
Não utilizados: Ventura, Pedro Emanuel, Guarín e Farías
Treinador: Jesualdo Ferreira

DÍNAMO KIEV: Bogush; Betão, Kiakhate, Mikhalik e Nesmachniy «cap»; Vukojevic e El Kaddouri; Ghioane, Aliyev e Ninkovic; Bangoura
Substituições: Bangoura por Milevskiy (46m), Ghioane por Eremenko (60m) e Ninkovic por Asatiani (82m)
Não utilizados: Shovkovskiy, Shatskikh, Romanchuk e Zozulya
Treinador: Yuri Semin

Ao intervalo: 0-1
Marcadores: Aliyev (27m)
Disciplina: cartão amarelo a Nesmachniy (32m) e Rolando (65m)» in site F.C. Porto.

Imagens do golo do Dinamo de Kiev, onde Nuno é mal batido!

2 comentários:

Pin It button on image hover