05/10/08

Diz Mário Nogueira das FENPROF, que este governo é o pior para os professores, desde Abril!















«Governo de Sócrates é o que mais desgastou classe dos professores - FENPROF

O secretário-geral da FENPROF, Mário Nogueira, declarou hoje na Madeira que o Governo de José Sócrates é o executivo que mais desgastou a classe dos professores nos últimos 34 anos de democracia em Portugal


"É o governo que mais degradou as condições do exercício da profissão de professor, no plano da desvalorização, da injúria, do insulto, da desconsideração e do desrespeito", referiu Mário Nogueira numa iniciativa do Sindicato dos Professores da Madeira por ocasião do Dia Mundial dos Professores.
"Posso dizer que, em 34 anos de democracia, os professores nunca foram sujeitos a uma campanha de desvalorização social tão forte como aquela que este governo fez", acrescentou.
Mário Nogueira contestou as afirmações do primeiro-ministro no início do ano lectivo, quando Sócrates referiu que o "Estado não era uma agência de emprego" e que o "tempo do facilitismo" tinha acabado.
"Os professores não querem que o Estado seja uma agência de emprego, o que não aceitam é que o Ministério da Educação se tenha transformado em agência de desemprego docente", disse Mário Nogueira.
O secretário-geral da federação sindical de professores acusou ainda o Governo da República de deliberadamente ter tomado medidas "orientadas para o aumento do desemprego docente" como a "prova para ingresso na profissão".
Esta prova, disse o sindicalista, "pretende afastar da profissão milhares de docentes, alguns com vários anos de serviços prestado e avaliados positivamente".
"A nossa esperança é que os professores não fiquem de braços cruzados à espera que as coisas mudem, a única esperança que nós podemos ter é a capacidade de mobilização e de luta dos professores", lembrou.
Por isso anunciou que o Secretariado Nacional da FENPROF vai reunir-se esta semana. "Dessa reunião vão sair acções de luta, os professores vão voltar à rua, à contestação, ao protesto à pressão sobre este governo para que mude de atitude e de políticas".
Desejou ainda que a consigna do Dia Mundial do Professor seja concretizada em Portugal e que os professores "passem a contar verdadeiramente e a serem considerados porque se a escola não se faz só com professores também não se faz sem eles".» in http://sol.sapo.pt/PaginaInicial/Sociedade/Interior.aspx?content_id=112023
--------------------------------------------------------------------------
Cada Professor um voto contra o Partido deste Governo, mais uma grande mobilização de familiares e amigos. Eles vão cair, só depende de nós; senão, é sinal de que estamos contentes! caros colegas, é bom o Dia do Professor estar associado à comemoração da Implantação da Republica em Portugal, pode ser que nos inspire. A propósito, viram ou ouviram algum sinal de conforto por parte do Eng. Sócrates ou da Excelentíssima Ministra; eu não! É que para eles, nós somos mesmo um alvo a abater...














Viva a Republica que ainda vamos tendo... o Rei vai Nú, ele bem fala, mas ninguém lhe liga!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover