20/10/08

Política Internacional - A Coerência de Hugo Chavez sobre a Variação do Preço do Petróleo!

















«Petróleo: Hugo Chavez vai pedir uma redução da produção na OPEP

Cumana, Venezuela, 20 Out (Lusa) - O presidente venezuelano vai propor "uma redução da produção" durante a próxima reunião da Organização de Países Exportadores de Petróleo (OPEP) com o objectivo de não deixar o preço do barril cair abaixo dos 80 dólares.
"A nossa posição depois de mais de 10 anos é que é preciso controlar a produção de petróleo", explicou.

"Agora, que os preços baixam, vamos propor (à OPEP) reduzir a produção", acrescentou Chavez, durante a visita a um projecto de gasoduto em Cumana, Venezuela.

A OPEP realiza sexta-feira em Viena uma reunião extraordinária dos seus membros para discutir a queda do preço do petróleo.
A Argélia, o Irão e o Qatar também se pronunciaram, nos últimos dias, a favor de uma redução da produção.

Hugo Chavez mostrou-se favorável a um intervalo do preço do petróleo entre os 80 e os 100 dólares por barril.

"Se o preço do crude estabilizar em torno dos 80 dólares podemos perfeitamente continuar a desenvolver o país e a vender petróleo ao Mundo", defende Chavez.

O presidente venezuelano sublinhou que o seu governo "nunca fez planos" ou projectos tomando como referência um barril a mais de 100 dólares.

"A guerra no Iraque, lançada em 2003, as ameaças contra o Irão e contra a Venezuela, a falta de investimentos no sector petrolífero, a especulação e um conjunto de outros factores fizeram explodir o preço do petróleo para um nível que ninguém podia imaginar", explicou.

O presidente venezuelano garantiu que um barril a 60 dólares não vão travar os projectos do seu governo.

"Felizmente desenvolvemos o nosso próprio sistema de produção, de distribuição e de financiamento", referiu.

Oficialmente, a Venezuela produz 3,24 milhões de barris por dia enquanto a OPEP defende que a produção do país não ultrapassa os 2,33 milhões de barris/dia.» in http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/241d4b4b6520ff23dc43f6.html
------------------------------------------------------------------------------
O Senhor Hugo Chavez mantém uma postura muito demagógica relativamente à politica energética. Primeiro defendeu 100 dólares como preço justo para o barril de petróleo, agora já vai nos 80, menos é que não. Então que é feito do homem de esquerda, que não quer o capitalismo à moda Americana? - Já sei são os Petro-Dolares, não há nada que eles não mudem, até ideologias! Já agora, ouvimos dizer que este senhor ofereceu petróleo a Portugal em troca dos Magalhães do nosso Regime Salazarento, mas porque será que a gasolina não desce? - Mistério deste capitalismo de esquerda populista...


2 comentários:

Pin It button on image hover