10/09/08

Amarante - Marcos da Ordem de Malta ou de Cristo, em Fregim e Telões, Amarante?!












----------------------------------------------------------------------
Recebi um mail de um aluno da escola Secundária/3 de Amarante, o José Nuno Marinho, que nem sequer foi meu aluno, conheço-o porque acompanhei e avaliei o excelente trabalho de Área de Projecto do seu grupo, que muito me agradou e que me dá algum alento enquanto docente, numa altura de grande desânimo da classe. Mais uma vez, o melhor do Sistema são os alunos. Parabéns Nuno!

Rezava assim, parte do conteúdo da mensagem que trazia em anexo, as fotografias acima postadas:

"No passado mês de Agosto, encontrei na minha freguesia dois marcos de pedra, que ostentavam a cruz de Cristo;podia contudo achar que eram simples marcos que limitam as freguesias, mas a cruz que referi anteriormente, leva-me a querer que não tinham essa função.
Junto envio fotografias com os referidos marcos. Espero, que o Senhor Professor, me ajude a desvendar este 'mistério'."

Eu não sou da área de história, mas interesso-me por tudo que diga parte do passado, presente e futuro desta terra que tanto amo, Amarante, a Princesa do Tâmega.

Nuno leia a seguinte passagem:

"SANTÃO

Esta freguesia tem origens germânicas, como outras freguesias do concelho. Repovoada por um colono neogodo chamado Santon. Santão pertenceu no séc. X a Mumadona, por doação de seus parentes de Riba-Vizela.
As Inquirições de 1120, ao mesmo tempo que mostram que na freguesia não existiam quaisquer reguengos, dizem que nela havia seis da igreja local (de Sto Adrião).
Mais tarde, em 1336, este hospício ou hospital de primeiros socorros a peregrinos e doentes foi anexado "in solidum" à comenda de Fregim (Amarante), da Ordem de Malta, por deliberação de Frei Estêvão Vasques Pimentel, prior do hospital, ao mesmo tempo que esta comenda foi ligada à capela de Ferro do Mosteiro de Leça do Bailio.
A sua história anda, assim, intimamente ligada ao padroado da Ordem de Malta, que pertenceu até à sua extinção em 1834.
E, para se poder ficar com uma ideia mais precisa dos bens que aqui possuía e dos foros que colhia, pode-se percorrer o tombo nº 4 da referida comenda de Fregim, datado de 1817, pois nele se inventariam, medem, demarcam e especificam todos esses bens e respectivos possuidores, nomeadamente a chamada Quinta de Santão, então na posse do fidalgo Rodrigo de Sousa Lobo, e os casais do Hospital de Cima e de Baixo, aforados à família Pereira de Carvalho, da Casa da Ventosela.
Como curiosa relíquia deste padroado, conserva ainda uma singela igreja, tipicamente românica, com a Cruz de Malta esculpida na sua frontaria e datada de 1111, identificando o padroado da Ordem do Hospital de Malta, a que pertencia. Conserva certo interesse a torre sineira lateral, formando arco sobre o adro e duas cruzes; uma orbicular de tipo artesanal e outra processional gótica (de cobre).
Por perto, na Quinta de Recião, lembranças para uma carvalha, antiquíssima e de grandes dimensões, orgulho e sombra para muita vida local e rural." in http://users.med.up.pt/fatimapm/Lixa.html

«Marcos da Ordem de Malta

Os marcos assumem a função de fixação dos limites da Comenda da Ordem, permitindo a identificação das terras e casais que lhe pertenciam. Estes estavam isentos de pagamento de diversos tributos que oneravam os povos e cujo privilégio lhes vinha do facto de serem caseiros da Ordem de Malta.
Estes marcos, pelo que podemos verificar até à data, têm duas formas: quadrangular e triangular. A parte visível do marco tem cerca de um metro de altura, embora seja muito variável, pois a erosão e as deslocações de terras para fins agrícolas ou de construção, alteraram o estado original do marco. Numa das faces aparece esculpida em alto-relevo, dentro duma circunferência, a cruz de oito pontas da Ordem de Malta. Logo abaixo da cruz surge a numeração do marco. Esta numeração é representada pela letra N seguida do número respectivo.» in http://www.cm-lousada.pt/VSD/Lousada/vPT/Visitantes/Turismo/Patrim%C3%B3nio+HIst%C3%B3rico+e+Arquitect%C3%B3nico/visitantes+marcos.htm

«ORDEM DE CRISTO

Em Portugal, o Rei Dinis não acreditou nas acusações feitas a Ordem dos Templários. Em 1308 o Papa Clemente V criou a bula regnas in coelis, mandando Dinis investigar os Templários em Portugal. Em 1310, em Salamanca, os Templários foram declarados inocentes na Península Ibérica.
Em 1312, o Papa Clemente V criou a bula vox in excelso, extinguindo a Ordem dos Templários para sempre, e declarando que os Hospitalários deveriam receber seus bens. Mas Dinis estabeleceu que os cavaleiros poderiam usufruir das terras pertencentes a coroa Portuguesa em Portugal. Em 14 de agosto de 1318 uma nova Ordem foi fundada, Ordem de Cristo, na qual faziam parte alguns cavaleiros Templários Portugueses remanescentes das perseguições a eles impostas pelo Papa Clemente. Esta Ordem foi estabelecida oficialmente pelo Papa João XII no dia 14 de Março de 1319 através da bula ad ea exquibus. Seu nome oficial era Ordem dos Cavaleiros do senhor Jesus Cristo.
O patrono da Ordem foi o Papa João XII e a regra empregada na Ordem foi o Papa João XII e regra empregada foi a Cistercense, a mesma dos Templários e imediatamente a Ordem se expandiu rapidamente para Espanha, França, Alemanha e Itália.
A Ordem foi dada as propriedades que pertenciam aos Templários e seus estatutos e modos de viver se baseavam na Ordem de Calavatra.
O primeiro Grão-Mestre da Ordem foi Dom Gil Martins.
A Ordem de Cristo se destacou em vários aspectos sendo o mais importante as explorações marítimas, que deixaram grandes marcos na história.
Vasco da Gama era um membro da Ordem, assim como Príncipe Henry( o navegador) que foi durante um bom tempo o Grão-Mestre da Ordem. Navios da Ordem navegaram pelo mundo sobre a cruz de Malta Templária, e foi através dessa mesma cruz que as três caravelas de Colombo chegaram a América. Cristóvão Colombo era casado com a filha de um Ex-Grão-Mestre da Ordem e através dele possuiu acesso aos seus diários e cartas de Navegação.» in http://demolaychapeco.vilabol.uol.com.br/ordemdecristo.html







Marco Ordem Malta








Marco Ordem Cristo
---------------------------------------------------------------------------------------
Em resumo, tudo aponta para que os marcos que o Nuno fotografou sejam da Ordem de Cristo, mas eu sou um leigo. E sei que a Ordem de Malta foi atribuída a Fregim e à Lixa, mas as evidencias apontam mais para marcos da Ordem de Cristo!

Grande jovem este que procura novos horizontes e nos deixa a pensar! O Melhor de tudo são os alunos, a juventude. Bem haja, Nuno!

6 comentários:

  1. Eu sou de História. Noutra altura até investigaria este caso. Nesta altura, afogada já em fotocópias, reuniões, portfólios, actas, e outras coisas que tais, digo-te que não tenho tempo nem para me coçar!
    Fala com a Dr.ª Maria José da biblioteca.

    ResponderEliminar
  2. Anabela, bem sei que estamos atolhados em burocracia e "burrocracia".
    Mas obrigado pela atenção, o Nuno merece! Afinal, os alunos são o melhor da escola!

    ResponderEliminar
  3. Gostava de saber onde ficam estas cruzes. Se me podia enviar as coordenadas.

    ResponderEliminar
  4. Vou tentar arranjar-lhe isso, mas se precisar levo-o lá mesmo.

    ResponderEliminar
  5. Também os gostava de ver e desde já penso que são ordem de Cristo sem qualquer dúvida, devem ser terras de uma comenda!

    ResponderEliminar
  6. Tenho na minha localidade sao martinho de antas marcos iguais

    ResponderEliminar

Pin It button on image hover