24/08/08

Amarante São Simão - A Bonita Igreja de S. Simão em Amarante!



























Algumas imagens de uma Igreja muito bonita, situada na Serra da Aboboreira, am Amarante e cujo patrono é S.º Simão!

«S. Simão


A Freguesia São Simão de Gouveia já foi povoação muito importante no nosso país, concelho de nomeada, que agrupava uma série de localidades. Hoje, já não é assim, e Gouveia é uma pequena Freguesia do concelho de Amarante, a nove quilómetros da sua Sede.
No extremo sul do concelho, é delimitada pelas freguesias que se seguem: Salvador do Monte, Lomba, Jazente e Carvalho de Rei. Compõem-na os seguintes lugares: Aldeia Nova, Aldeia Velha, Arrabalde, Assento de São Simão, Barral, Chão, Cimo-de-Vila, Cubeiro, Eiró, Friande, Grilhão, Mera, Igreja, Infesta, Lourosa, Nogueira, Paredes, Pousada e Ribeiro.
Num território propício às fortificações castrejas, Gouveia conheceu esse remoto povoamento. No espaço da Freguesia foi descoberto em 1983, por uma equipa liderada por Vítor Oliveira Jorge, um monumento megalítico importante para a história deste período, conhecido como a “Mina do Simão”.
Implantada num pequeno “plateau”, existente na encosta que desce para o ribeiro do Outeirão, é uma das mais importantes peças no estudo do conjunto megalítico da Aboboreira. Nela, foram encontrados fragmentos de vasos cerâmicos de cor cinzenta, uma pequena placa de cobre sub-triangular e um pequeno anel de vidro ornamentado.
Da Idade Média, temos que as primeiras notícias de São Simão de Gouveia são da primeira metade do século XII. Parece que a terra já era coutada desde 1125, advindo daí grandes privilégios para a sua população. A Carta de Couto fora dada, provavelmente por D. Teresa, aos Cónegos Regrantes do Santo Sepulcro, de Águas Santas (Maia). A mesma D.Teresa, com seu filho D.Afonso Henriques, deu muitos privilégios a esta Freguesia e na doação que dela fizeram ao referido Mosteiro se diz que os habitantes de Gouveia só pagam “medietatem de homicídio, et de Rauso et de merda inbuca, vel de latronem: et vadunt in anuduvem Regis”.
O primeiro Senhor de Gouveia foi Fernão de Sousa, que casou com D. Mecia de Castro. Mais tarde, foram também seus Senhores os descendentes de Martim Afonso Chichorro, filho bastardo de D. Afonso III e de D. Aldonça Rodrigues de Sá.
D. Manuel I, como prémio pelo seu desenvolvimento, atribui-lhe Foral a 22 de Novembro de 1513, numa época em que muitas povoações receberam o mesmo documento. Em Gouveia, teve a sua Sede o concelho do seu nome, Gouveia de Riba-Tâmega. Este Foral agrupava as terras de Bocaica, Bomba, Font’Arcada, Louredo, Lourosa, Mirelhe, Mós, Penha, São Salvador e Viveiros.
Quando Gouveia de Riba-Tâmega foi extinto, a Freguesia seria concluída no Concelho de Soalhães, passando depois ao de Marco de Canaveses, e só em 1853 ao de Amarante. Durante o ano de 1896, entre 26 de Março e 30 de Novembro, esteve anexada à freguesia de Carvalho de Rei, que a delimita a Leste.
Como Paróquia, é também de fundação muito antiga. Já formava Paróquia independente nos tempos anteriores à Nacionalidade. Comandava então os destinos do Condado Portucalense o Conde D. Henique. Foi anexada a Cepelos, entretanto, mas no século XVIII voltou a ser paróquia independente. Desde o seu início, foi seu Orago São Simão.
Santo Apóstolo, festejado a 28 de Outubro, geralmente associado a São Judas Tadeu. Padeceu martírio (foi serrado ao meio), juntamente com São Isaías.» in http://www.amarante.pt/freguesias/gouveia/


«Dos monumentos de São Simão de Gouveia, destacam-se a Igreja Matriz, do século XVIII, três Ermidas (Senhora do Campo, São Domingos e São Martinho) e vários Nichos, Alminhas e Cruzeiros.O templo paroquial destaca-se pelo arco da Capela da missa da Semana, que data de 1648, e pelo altar das almas, de 1707. Frontaria muito simples, em pedra.


Igreja Paroquial de S. Simão de Gouveia


Tipologia
Igreja de planta rectangular, uma nave e capela-mor, ambas com tectos de gesso.
Sem torre sineira, tem um pequeno campanário sobreposto à parede do lado norte. A sacristia está acoplada também no lado norte.


Cronologia
Fundação da Igreja - admite-se que seja anterior ao séc. XVII uma vez que um altar lateral, que tem a data de 1647, está colocado no lugar de uma porta original, necessariamente mais antiga.
Sabe-se que a capela-mor foi modificada em 1847 - séc. XIX.


Estilo
Singela na sua composição geral, e de reduzido ornato, tanto no exterior quanto no interior, é de estilo “chão”.

Intervenções

A intervenção mais relevante terá sido modificação da capela-mor, no séc. XIX.
Em 1647 tinha sido tapada uma porta lateral do lado sul, dando lugar a um altar (“capela”) lateral.
Em 1701, na parede oposta foi feita outra capela, de grande dimensão, que originou uma saliência na fachada exterior.
Em 1847 a capela-mor foi modificada. Julga-se que na mesma altura também o portal foi modificado, como é nítido na fachada. Provavelmente, também o campanário foi então realizado, tendo originado que a fachada principal ficou um pouco assimétrica, com uma fiada de pedra a menos no lado esquerdo.
Já no séc. XX, a sacristia foi intervencionada, tendo a cobertura ficado com apenas uma água e uma deselegante empena em cimento. Dedicação S. Simão.» in http://www.amarante.pt/freguesias/gouveia/index.php?op=conteudo&lang=pt&id=25


Mais informação sobre esta belíssima e histórica Freguesia de Amarante, no seguinte link:
http://ssimao.no.sapo.pt/


4 comentários:

  1. Comprei lá este ano uma casinha de pedra muito antiga.. Gosto muito daquele local.!

    ResponderEliminar
  2. Parabéns, Januário! São Simão tem o misticismo da Aboboreira!

    ResponderEliminar
  3. Eu sou de s.simào e ogulho-me desta fregesia
    Obigado a este sit que divulga esta beleza
    sou residente na suiça.

    ResponderEliminar
  4. E também é a pensar nos emigrantes de Amarante espalhados por todo o Mundo, que continuarei a divulgar a beleza de todo o concelho de Amarante!

    Bem haja Amigo e um abraço de Amarante para a Suiça!

    Helder Barros

    ResponderEliminar

Pin It button on image hover