23/07/08

Religião - S. Gonçalo também em Angra do Heroísmo!

«Antigo Convento e Igreja de S. Gonçalo


Distrito: R. A. Açores
Concelho: Angra do Heroísmo
Antigo Convento e Igreja de S. Gonçalo
Autor:CNC / Helena Serra
2082 Património Património Classificado: Sim Classificação: Imóvel de Interesse Público Protecção Jurídica : Decreto nº 516/71 de 22-11 Áreas Artísticas: Arquitectura Religiosa; Azulejaria; Escultura; Pintura; Talha; Trabalho do Ferro; Tipologia Original: Arquitectura Religiosa - Conventual/Monástica; Valor: Valor Artístico; Uso Actual: local de culto Proprietário/Instituições Responsáveis: Congregação das Reparadoras do Sagrado Coração de Jesus


Descrição Histórica/Artística
O convento de São Gonçalo foi o primeiro mosteiro de freiras em Angra do Heroísmo, após Brás Pires do Canto ter conseguido do Papa Paulo III a bula da autorização para a sua fundação em 1545. É o mais antigo convento da cidade.
Destinado a freiras Clarissas (de Clausura) teve um constante aumento de religiosas que obrigou, no século XVII, à sua ampliação que ocupou as primitivas instalações do Convento. No entanto, a decoração interior só viria a estar concluída em meados do século XVIII.
Destacam-se no seu interior o altar-mor, as pinturas sobre tela emolduradas pela talha dourada do corpo da igreja, a talha dourada do púlpito e a da respectiva escada, os painéis em azulejos da época joanina, atribuídos a Teotónio dos Santos, discípulo de António Bernardes, que terá realizado esta obra entre 1720 e 1730.
Diversas esculturas representativas do período barroco bem como de um Cristo crucificado, do séc. XVI, considerado muito raro.
Destaque especial para a bela grade de ferro ogival do coro-alto e os revestimentos de talha dourada.
Núcleos Mais Importantes Grade de ferro ogival Estado de Conservação: Bom Património em Perigo: Não» in http://www.e-cultura.pt/WebPatriPatrimonio.aspx?IDPatrimonio=2082
------------------------------------------------------------------------------
São Gonçalo de Amarante é venerado em todos os cantos do país, descobri agora que também o é em Angra do Heroísmo. Viva São Gonçalo de Amarante!

2 comentários:

Pin It button on image hover