10/07/08

Acidentes - Morte de Criança em Amarante devido à confusão INEM-BVVM!

«Morte de criança gera polémica entre bombeiros e INEM

Uma criança de 5 anos morreu ontem após uma crise de epilepsia, tendo sido inúteis os esforços de reanimação efetuados pela equipa da ambulância de Suporte Imediato de Vida de Amarante.

O comandante dos Bombeiros Voluntários de Vila MeãAlbano Teixeira, diz que a corporação está localizada a meia-dúzia de minutos da residência e culpa o INEM por desconhecer o terreno. O tempo perdido poderia ter salvo a criança, acusa.
Pedro Coelho dos Santos, porta-voz do INEM, diz que a SIV demorou apenas nove minutos a chegar ao local, mas o comandante diz que é impossível.

O histórico clínico de Miguel Ângelo Santos - que faria 6 anos no próximo sábado - é bem conhecido dos Bombeiros Voluntários de Vila Meã, que volta e meia eram chamados pela família, ali a poucos minutos do quartel, em Travanca.

Ontem, a criança voltou a sofrer uma crise de epilepsia, mas desta vez os familiares ligaram para o 112, em vez de, como habitualmente, recorrerem aos Voluntários. O INEM encaminhou a ambulância SIV de Amarante e a viatura médica de emergência estacionada no Hospital Vale do Sousa, em Penafiel. O comandante dos bombeiros diz que a SIV demorou meia hora a chegar ao local e considera que essa demora pode ter sido fatal.

Pedro Coelho dos Santos desmente o comandante e aponta os factos. A chamada de emergência foi feita às 20.25 horas, pedindo socorro para uma criança que sofria uma crise de epilepsia. "Não respirava nem tinha pulso". Foram acionados "de imediato" a VMER do Vale do Sousa e a SIV de Amarante. Esta última, segundo o mesmo responsável, demorou nove minutos a chegar.
"A criança tinha sofrido uma paragem cardiorrespiratória. Ao fim de 45 minutos de tentativas de reanimação, foi transportada para o Hospital de Penafiel, já sem vida", contou Pedro Coelho dos Santos.

O responsável afirma que a triagem telefónica permitiu perceber que eram precisas manobras de reanimação, com recurso a suporte avançado de vida. E que a ambulância mais próxima não foi ativada por não ter condições materiais e humanas.» in http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/interior.aspx?content_id=966191
---------------------------------------------------------------------------------
Enquanto que em Lisboa se anunciam grandes investimentos, a malta do resto do país que paga impostos de forma igual, com menor rendimento per-capita, morre... O Dr. Salazar deve estar muito feliz com esta macrocefalia da capital capitalista e do empobrecimento do resto do país... para trás-os-montes depois de tirarem os hospitais, não queriam entregar os helicópteros que prometeram! Os Bombeiros Voluntários podem ter muitos defeitos, mas ao menos conhecem os percursos concelhios e não só. Viva o país de Sócrates, onde graça a palhaçada e a balbúrdia!


2 comentários:

  1. É verdade que cada vez mais alastra entre nós o sentimento de abandono. Bolas, se nos fecham tudo, como esperam que permaneçamos alegres e contentes nas terras que nos viram nascer? Só mesmo por masoquismo!
    Cada vez é mais actual o dito popular "Portugal é Lisboa e o resto é paisagem".

    ResponderEliminar
  2. E o pior é que a tendência é para isso aumentar, quando muita gente que se arroga como obreiros do 25 de Abril, em vez de lutarem contra o centralismo e tentar um desenvolvimento mais sustendado do país; não, querem regredir, querem voltar ao antigamente... nós até temos o exemplo do retorno aos Directores das Escolas, que fogem ao colegialismo porque querem é a eternização do poder. De um modo geral não querem gerir recursos humanos, querem poder. Paz à Alma desta criança que morreu, talvez devivo ás diatribes de gente que deveria ser muito mais responsável!

    ResponderEliminar

Pin It button on image hover