24/07/08

Batalha de Ourique - Mouros derrotados pelos Portugueses!


«Os 869 anos da Batalha de Ourique


Foi há 869 anos que aconteceu uma das batalhas mais importantes para a definição das fronteiras portuguesas no longínquo século XII. A Batalha de Ourique tem, para além da importância histórica, uma carga simbólica relevante e, no 869º Aniversário, a Câmara Municipal de Castro Verde e a Câmara Municipal de Ourique juntam-se ao Exército Português para comemorar esta data nos dias 24 e 25 de Julho.


Em 1139, no local de S. Pedro das Caeças, desenrolou-se a Batalha de Ourique, que opôs os cristãos, comandados por D. Afonso Henriques, e os muçulmanos. Apesar do grande contingente militar do lado dos mouros, estes acabaram derrotados. O resultado de tal vitória acabou por ser tão significativo que D. Afonso Henriques autoproclamou-se Rei de Portugal, ainda que só um ano mais tarde este estatuto tenha sido oficialmente declarado.


Muitas são também as lendas sobre esta batalha, algumas delas apontando para uma visão que Afonso Henriques terá tido. Nessa visão, o primeiro rei de Portugal, teria visto Jesus Cristo e os anjos que lhe garantiram a vitória no confronto com os adversários.


A importância que esta batalha teve na história portuguesa pode ser comprovada inclusivamente na bandeira nacional. Os cinco escudos representam os cinco reis mouros que foram vencidos nesta batalha.


Para comemorar a data estão programadas várias actividades nos concelhos de Ourique e Castro Verde, entre os dias 24 e 25 de Julho. A primeira é o lançamento do livro «A Tradição Lendária de Afonso Henriques e as Memórias do Rei Fundador em Castro Verde», no dia 24 de Julho às 18 horas, na Basílica de Castro Verde. Para além da presença da autora, esta iniciativa contará com a participação do Grupo Coral «Os Ganhões de Castro Verde».


Associado aos festejos da Batalha de Ourique, mas também ao Dia do Exército, o Anfiteatro Municipal de Castro Verde vai receber um concerto com a Banda Militar, às 21 horas de 24 de Julho. No dia seguinte, no local da batalha, S. Pedro das Cabeças, às 9h30, terá lugar uma cerimónia de deposição de flores como forma de homenagem aos mortos no confronto militar.
Para terminar as comemorações, os interessados em perceber como aconteceu a batalha, podem assistir, às 11 horas, a uma palestra coordenada pelo Tenente-Coronel de Artilharia Carlos Alberto Borges da Fonseca e que vai incidir sobre a Batalha de Ourique.» in http://noticias.sapo.pt/infolocal/artigo/828978.html
-----------------------------------------------------------------------------------------
Mouros derrotados é sempre um facto que me deixa feliz! Cada vez mais temos necessidade de escorraçar os Mouros. Não os de Marrocos e demais países subdesenvolvidos que vivem ainda na idade das cavernas. São os Mouros sulistas, elististas, centralistas, que fazem com que terras onde se trabalha bastante, como é o exemplo da Região do Baixo Tâmega, seja cada vez mais pobre, quase às portas da miséria, enquanto lá na capital capitalista se anunciam OTA's, TGV's, Alcochetes, etc. Viva o Porto, Viva o Norte! Abaixo os Mouros e os Sulistas!

6 comentários:

  1. Voltem Igrejos Avós, que andam Mouros na Costa!
    Às armas, às armas, pela pátria lutar! Viva PORTOgal!

    ResponderEliminar
  2. Ah! E não há mouros a viverem na idade das cavernas.

    ResponderEliminar
  3. A nível civizacional e de desenvolvimento humano, a maioria são verdadeiros trogloditas! Vidé como tratam as mulheres, o fanatismo, a violência, a mendicidade, o ódio religioso e étnico, etc... Claro que há excepções Madjer e Tarik, claro!

    ResponderEliminar
  4. Ver resposta só à primeira parte do teu comentário - tratamento das mulheres pelos trogloditas - no meu blogue.
    AH! E eu ainda não percebi do quem é que tu estás a falar. Dos mouros da Mauritânia? Ou dos negros? Dos árabes do Iraque? Ou dos curdos? Dos persas do Irão? Dos árabes de Marrocos? Ou dos berberes?

    ResponderEliminar

Pin It button on image hover