01/06/08

Portugal 2 vs Geórgia 0 - Vitória com Quaresma em evidência e as diatribes da FPF!

«Portugal-Geórgia, 2-0 (crónica)

Tudo sobre o Euro-2008 O resultado era o menos importante no último ensaio da Selecção Nacional antes da partida para a Suíça, onde vai disputar o Campeonato Europeu. Portugal venceu a Geórgia, por 2-0, uma equipa modesta, que serviu para Scolari tirar algumas ideias. O onze que entrou de início parece dar maiores garantias ao seleccionador. No entanto, há que acertar movimentações e o entrosamento. Ficou ainda a ideia de que Quaresma estará melhor que Simão, que jogou na primeira equipa.
Ricardo, Bosingwa, Pepe, Ricardo Carvalho, Paulo Ferreira; João Moutinho, Petit e Deco; Simão, Nuno Gomes e Cristiano Ronaldo, entraram de início. Segundo Luiz Felipe Scolari a equipa que idealiza é esta, mas tem ainda dúvidas entre Moutinho, Veloso e Raul Meireles. Mas parece que, depois deste jogo, o seleccionador não terá grandes incertezas. O capitão do Sporting foi dos melhores elementos da formação das quinas e até marcou o primeiro golo da partida, aos 18 minutos, com um remate de fora da área. O segundo tento surgiu através da cobrança de um penalty apontado por Simão, aos 44.

Onde andou Ronaldo?

Enquanto conjunto, Portugal ainda mostra ter falta de automatismos. Jogou de forma lenta, mas quanto bastasse para marcar dois golos (durante a primeira parte), perante uma equipa a praticar um futebol muito defensivo. Cristiano Ronaldo quase não surgiu em jogo. Ainda atirou à trave, mas este não é o «7» que vimos durante a época e espera-se que o extremo volte a ser o que tem sido quando o jogo for para valer. Nuno Gomes também esteve apagado. No entanto, a sua missão estava dificultada pelo facto de os extremos (Ronaldo e Simão) estarem abaixo das suas capacidades.
No início da segunda parte saíram Ricardo, Ricardo Carvalho, Petit, Deco, Cristiano Ronaldo e Simão, entraram Quim, Bruno Alves, Miguel Veloso, Raul Meireles, Quaresma e Nani. A qualidade de jogo piorou. O número de passes falhados e perdidos aumentou. Só o extremo do F.C. Porto, que atirou uma vez à trave, poderá ter feito com que Scolari repense na equipa que colocou na primeira metade.
Simão ou Quaresma? Um «problema» para Scolari resolver
Quaresma destacou-se entre os jogadores que entraram e esteve melhor que Simão Sabrosa. Contudo, este foi apenas um teste e também Cristiano Ronaldo, cuja titularidade, à partida, estará sempre garantida, fez uma exibição fraca. Logo, o onze apresentado de início é o que terá maiores probabilidades de entrar em campo no primeiro jogo frente à Turquia.
Scolari aproveitou para fazer mais alterações, de forma a que os jogadores pudessem ter alguns minutos de jogo. Mas tantas mudanças só poderiam fazer com que o fio de jogo se perdesse por completo. A partida ficou mais equilibrada e a Geórgia até colocou Quim à prova. Golos não existiram. O resultado ficou em 2-0, números fixados na primeira parte.
Uma palavra para o público. O estádio do Fontelo foi pequeno para todos quantos queriam ver a Selecção Nacional ao vivo. Estiveram oito mil nas bancadas, mas a procura foi muito superior à oferta, com os 2800 bilhetes colocados à venda pela Associação de futebol de Viseu a esgotarem em cerca de três horas. A Selecção sai de Viseu sem queixas em relação ao apoio.»

«Federação Portuguesa trama F. C. Porto na UEFA

Documento enviado pela federação, no passado dia 15 de Maio, é considerado "tendencioso" pela SAD portista, Nuno Amaral

A forma como a Federação Portuguesa de Futebol apresentou à UEFA as decisões do acordão da Comissão Disciplinar da Liga, que condenou o F. C. Porto e Pinto da Costa no âmbito do processo Apito Final, poderá servir para ajudar o organismo que tutela o futebol europeu a impedir o clube do Dragão de participar na Liga dos Campeões.
O JN teve acesso ao documento enviado no dia 15 de Maio aos serviços jurídicos da UEFA, assinado por João Leal, director do departamento jurídico da FPF, que o F. C. Porto classifica de tendencioso.
No documento, pode ler-se que a SAD portista foi considerada culpada de cometer "a infracção disciplinar muito grave de 'corrupção da equipa de arbitragem', surgindo só a seguir no texto que tal se verificou na "forma tentada", e o mesmo se escreve em relação ao presidente da SAD azul e branca.
O documento termina com a informação à UEFA de que o F. C. Porto não apresentou recurso da decisão e que apenas Pinto da Costa o fez, mas omite que, em caso de sucesso no recurso do presidente da SAD, o Conselho de Justiça da FPF reverterá a decisão da Liga.
O facto de a federação não ter contactado o F. C. Porto antes de informar a UEFA, optando por não defender um associado, como é normal acontecer neste tipo de situações, está a revoltar os responsáveis portistas, que vão pedir responsabilidades à FPF e colocam mesmo a hipótese de exigir uma indemnização à instituição presidida por Gilberto Madail, caso o Conselho de Justiça venha a dar razão a Pinto da Costa.
No período que antecedeu a comunicação à UEFA, os advogados do F. C. Porto entraram em contacto com João Leal, que também tem um cargo no Comité do Estatuto de Transferências de Jogadores da UEFA, para saberem como estaria a ser tratado o processo, tendo-lhes sido dito que não existiam razões para preocupação.
Perante o documento, o F. C. Porto entende que a informação transmitida ao organismo europeu é tendenciosa e que isso pode reflectir-se, em prejuízo do clube, na decisão da próxima quarta-feira,dia em que a UEFA se irá pronunciar sobre a possibilidade de os dragões participarem na "Champions".
Recorde-se que, no caso de suspensão pelo Comité de Controlo e Disciplina, os portistas podem recorrer para o Comité de Apelo (um recurso que terá efeitos suspensivos da decisão inicial), tendo ainda a possibilidade de, se a decisão lhes for novamente desfavorável, recorrer novamente para o Tribunal Arbitral do Desporto, cuja sentença será definitiva. Informamos que a Comissão Disciplinar da Liga decidiu o seguinte: 1. Ficou provado que a "Futebol Clube do Porto - Futebol SAD", sociedade desportiva, cometeu a infracção disciplinar muito grave de "corrupção da equipa de arbitragem", punida pelo artigo 52, parágrafos 2 e 3 do Regulamento Disciplinar de 2003/04, com referência ao parágrafo 1, na forma tentada, com a pena de subtracção de três pontos na classificação geral, derrota no jogo que tentou corromper, substituída por uma multa de cinco mil euros, de acordo com o artigo 37, parágrafo 3 do Regulamento Disciplinar de 2003/04, e por uma multa de 60 mil euros. 2.
Ficou provado que Jorge Nuno de Lima Pinto da Costa, presidente do conselho de administração da "Futebol Clube do Porto - Futebol SAD", cometeu a infracção disciplinar muito grave de "corrupção da equipa de arbitragem", punida pelo artigo 100, parágrafos 1 e 3 do Regulamento Disciplinar de 2003/04, na forma tentada, com a pena de 14 meses de suspensão de exercício de funções oficiais em actividades desportivas e uma multa de quatro mil euros. (...) (...) Também informamos que o F. C. Porto não apresentou recurso das decisões da Comissão Disciplinar da Liga, pelo que as decisões tomadas contra o F. C. Porto são finais e vinculativas, pois a data limite para a apresentação de recursos já expirou. Apenas Jorge Nuno Pinto da Costa, presidente do F. C. Porto, apresentou recurso da decisão da Comissão Disciplinar da Liga.» in http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Desporto/Interior.aspx?content_id=952895
---------------------------------------------------------------------------
A partir deste momento o Snr. Gilberto madaíl, o Snr. Ricardo Costa têm que ser declarados personas non gratas, para a instituição F.C. do Porto e para a Cidade do Porto e Norte de Portugal em geral! Se fosse o clube do regime, o tal do Calabote, todos se uniriam para defender a causa! Como é o F.C. do Porto, o clube que mais venceu desde o Abril da Liberdade, há que deixar passar em claro. Já tínhamos assistido ao caso Baía, um atleta exemplar em todos os aspectos e agora a isto: o Clube da 2.ª circular que nada ganhou, ao contrário do que o seu Presidente anunciou, quer ser promovido à Champions via secretaria. Guerra ao centralismo da capital capitalista, que nos leva todo o dinheiro em impostos e em troca nada nos dá, tornando-nos a região mais deprimida do país. Guerra ao poder da 2.ª circular e da capital salazarenta, que ainda tem um clube de regime!


Imagens dos golos de Portugal num jogo levezinho como convém para a preparação da selacção nacional!

Quaresma vs Geórgia (31/05/08)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover