05/06/08

Maior protesto popular de sempre a seguir ao 25 de Abril!

«Milhares de trabalhadores em protesto na capital

Milhares de trabalhadores estão concentrados na zona do Marquês do Pombal, em Lisboa, para participar na manifestação nacional da CGTP contra a proposta governamental de revisão do Código de Trabalho.
Embora o desfile ainda não tenha começado, o trânsito da Praça Marquês de Pombal e nas avenidas circundantes está cortado há mais de meia hora, dada a quantidade de pessoas que estão no local e continuam a chegar em dezenas de autocarros.
Parece reinar a confusão, mas os dirigentes sindicais mais experientes nestas iniciativas vão ajudando a organizar os grupos sectoriais e regionais que, à medida que chegam de todo o país, se vão perfilando nos locais que lhes foram previamente destinados.
Com música de fundo de Adriano Correia de Oliveira, o protesto decorre com animação e marcado pelo colorido das bandeiras sindicais e de enormes balões.
Como o desfile pela Avenida da Liberdade ainda não começou, a Praça Marquês de Pombal já é pequena para albergar todos os que vêm participar na manifestação, estendendo-se pelas avenidas Fontes Pereira de Melo e Joaquim António de Aguiar, e Parque Eduardo VII.
Manuel Guerreiro, da comissão executiva da CGTP, disse à agência Lusa que ainda é prematuro falar em número de participantes porque os autocarros continuam a chegar a Lisboa, mas «é certo que vieram muitos milhares de trabalhadores à manifestação».
O sindicalista referiu que segunda-feira, quando estavam a ultimar os preparativos para o protesto, tinham contabilizado 330 autocarros e estes não eram suficientes para transportar todos os trabalhadores que querem participar na manifestação.
«Em Aveiro e no Porto não puderam vir todos os trabalhadores que estavam inscritos porque já não havia autocarros disponíveis para alugar», avançou Manuel Guerreiro.
«Muita gente quis vir aqui manifestar o seu protesto contra a proposta de revisão do Código do Trabalho e contra o agravamento das condições de vida, e isto não tem nada a ver com afinidades político-partidárias porque há muita gente que vota no Partido Socialista», salientou o sindicalista.
Embora a revisão do Código do Trabalho tenha dado o mote para a CGTP convocar esta manifestação, muitas pessoas vão participar no desfile porque entendem que existem muitos motivos para protestar.
É o caso de um grupo de idosos que está no Marquês de Pombal com uma faixa contra o corte de carreiras de autocarros da Carris nos Olivais.» in http://tsf.sapo.pt/PaginaInicial/Vida/Interior.aspx?content_id=954670

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover