04/06/08

F.C. Porto - Pinto da Costa falou na SIC!


«O FC Porto está fora da Liga dos Campeões durante um ano, segundo um comunicado emitido pela equipa ao início desta tarde que revela a decisão da Comissão de Controlo e Disciplina da UEFA.
O FC Porto foi condenado devido a a alínea d) do ponto 1.04 do Regulamento de Competições da Liga dos Campeões, segundo o qual, para que um clube seja inscrito, «não pode estar ou ter estado envolvido em qualquer actividade relacionada com combinar ou influenciar o desfecho de um jogo, a nível nacional ou internacional».
No entanto, a decisão não é vinculativa, face à possibilidade de o FC Porto avançar com um recurso, instrumento que o clube já disse que vai utilizar. Após avançar com o processo, o FC Porto tem mais seis dias para apresentar os argumentos junto do Comité de Apelo da UEFA.
Em declarações à Lusa, o director de Comunicação e Relações Públicas da UEFA, William Gaillard, afirmou que o título europeu de 2004 do FC Porto "não está em causa" e a eventual vaga nas provas continentais "será sempre portuguesa".
Gaillard disse ainda que se o FC Porto apelar, a decisão será suspensa até a Comissão de Apelo se pronunciar. Se o FC Porto perder esse apelo, a vaga será sempre portuguesa. A Federação Portuguesa de Futebol terá que enviar nova lista com as equipas apuradas, incluindo as qualificadas para a Taça UEFA", adiantou Gaillard, sublinhando ainda que os "rankings" de cada clube se manterão inalterados.
Com a eventual exclusão do tricampeão nacional, o Vitória de Guimarães, que terminou a Liga portuguesa no terceiro lugar, deverá passar a ter entrada directa na Liga dos Campeões, juntando-se ao Sporting, segundo classificado, enquanto o Benfica, quarto, passará da Taça UEFA para a terceira pré-eliminatória da "Champions".
O Sporting de Braga, que terminou a Liga em sétimo lugar e que estava apenas apurado para a Taça Intertoto, deverá transitar para a Taça UEFA, ocupando a vaga do Benfica. Nesta prova estarão também presentes Marítimo e Vitória de Setúbal, quinto e sexto classificados da Liga, respectivamente.
Pinto da Costa dará uma entrevista hoje no Jornal da Noite, na SIC, a comentar o facto, e uma equipa portuguesa deverá substituir o FCP.
A confirmar-se a decisão da UEFA, irá ter um impacto no orçamento do FC Porto, com uma quebra de 15% nas receitas. Desde a época 1973/74 que o FC Porto tem estado sempre presente em competições europeias.
Apesar destes efeitos, as acções valorizaram 1.93% e foram negociadas 400 acções.

Comunicado do FC Porto:
«A Futebol Clube do Porto – Futebol, SAD foi hoje notificada, pelo Órgão de Controlo e Disciplina da UEFA, da decisão, em sede de 1ª instância, da não admissão da F.C. Porto – Futebol, SAD na edição 2008/2009 da UEFA Champions League.
A Futebol Clube do Porto – Futebol, SAD irá recorrer desta decisão para o Órgão de Recurso da UEFA («UEFA Appeals Body»).» in http://noticias.sapo.pt/info/artigo/821981.html

««Estamos convencidos que vamos estar na Liga dos Campeões».

A frase é de Pinto da Costa que assegurou, «o FC Porto não se considera fora» da competição, vai apresentar recurso. O clube «vai a tempo de inverter esta decisão».
Pinto da Costa, em declarações à SIC, disse ainda que «já esperava esta decisão da UEFA, devido à forma como lhe foi comunicada, de que a decisão não tinha recurso». Pinto da Costa diz mesmop que «o Dr. João Leal pode vir a ser responsabilizado».
O dirigente do clube fez ainda uma mensagem aos associados: «estejam serenos que vamos recorrer. Estas questões vao ser tratadas por especialistas de direito» e estamos completamente confiantes. No entanto, se não se conseguir concretizar este objectivo, «não altera o plano da equipa de futebol nem o FC Porto irá apresentar resultados negativos».
Pinto da Costa disse ainda que está de «consciência tranquila» e que tem recebido inúmeras mensagens de apoio e confiança.
Esta entrevista foi a primeira depois do castigo da Comissão Disciplinar da Liga que esteve na origem da decisão, hoje, da UEFA.
A Comissão de Controlo e Disciplina da UEFA decidiu hoje suspender o FC Porto da Liga dos Campeões durante um ano. A decisão é passível de recurso e o FC Porto já anunciou que vai avançar com esse instrumento para anular a decisão da UEFA.» in Sapo Notícias.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover