25/06/08

Amarante sempre a perder - O esvaziamento das Especialidades Médicas do antigo Hospital de São Gonçalo de Amarante!

«AMARANTE: Serviço de Pediatria, incluindo internamento, encerra nos meses de Julho a Setembro

O internamento de Pediatria do Hospital de S. Gonçalo, em Amarante, vai encerrar nos meses de Julho a Setembro, devido à falta de médicos, anunciou hoje ao Marão Online a administração do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS), que agrega as unidades de Penafiel e Amarante.
A administração do CHTS alega "escassez de recursos humanos na especialidade de Pediatria", situação que provoca "dificuldades na gestão de escalas nos meses de Verão".
"Foi decidido transferir para Penafiel o reduzido internamento de Pediatria, nos meses de Julho, Agosto e Setembro, para assegurar a qualidade assistencial aos doentes, sem recurso aos Hospitais do Grande Porto, mantendo-se todo o esquema de funcionamento previsto ao nível da consulta externa e urgência", informa a administração do CHTS.

Pediatras dispensados

O Marão Online apurou, entretanto, que três médicos pediatras que prestavam serviço no Hospital de S. Gonçalo foram dispensados há alguns dias com o argumento "de que o serviço de Pediatria ia ser encerrado".
Por outro lado, outra fonte assegurou "que os três médicos foram convidados a prestar serviço na Urgência do Padre Américo".
Apesar de várias fontes terem informado hoje o Marão Online de que o serviço de Pediatria tinha data de encerramento definitivo marcado para o final deste mês – justificando-se, assim, a dispensa dos pediatras, que trabalhavam em Amarante “à tarefa” –, a administração do CHTS garante, numa informação prestada hoje à tarde por correio electrónico, "que não há encerramento do internamento de Pediatria em Amarante mas sim um ajuste nos Meses de Férias".
A administração do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS) invoca critérios técnicos e operacionais para justificar o encerramento do internamento de Pediatria no Hospital de S. Gonçalo, disse hoje ao Marão Online fonte hospitalar.
O presidente do CHTS, José Alberto Marques, alega que o número de médicos de pediatria disponíveis na época de férias desce "para cerca de 50 por cento", não sendo possível manter um serviço assistencial de qualidade nas duas unidades, Amarante e Penafiel.
"O encerramento do internamento de pediatria nos meses de Julho, Agosto e Setembro foi um decisão operacional e técnica do director clínico do Centro Hospitalar que a administração aceitou", disse ao Marão Online José Alberto Marques.
O administrador hospitalar garante que a medida é transitória e que o serviço de internamento será reaberto no hospital de S. Gonçalo a 01 de Outubro.

Dois dos três pediatras dispensadosvão continuar a trabalhar no CHTS

Relativamente aos três pediatras que foram dispensados – trata-se de clínicos que prestavam serviço em Amarante "à tarefa", ou seja, pagos por cada hora de serviço prestado – José Alberto Marques salientou "que eram insuficientes para manter aberto o internamento".
O administrador do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa disse ainda ao Marão Online que dois desses pediatras aceitaram [de novo] a contratação proposta pelo CHTS e vão ajudar a garantir os serviços de Urgência, quer em Penafiel quer em Amarante.
"O terceiro só não continua a trabalhar no centro hospitalar porque não quis. Não aceitou a nossa proposta", concluiu José Alberto Marques.» in http://www.maraoonline.com/MARAO/MARAO_online/A859D5A6-0C9B-4FD1-9666-CD9F58A3B1C4.html
--------------------------------------------------------------------------------
Como já todos suspeitávamos o esvaziamento progressivo das especialidades médicas do Hospital de Amarante é inexorável, a partir do momento que aceitamos o logro da construção de um novo hospital. Partindo do princípio que se vai construir um novo hospital, o que pode não se verificar até por restrições orçamentais que o nosso país apresenta de momento, sem perspectivas de melhorias no futuro; o mesmo não passará de um serviço de saúde que prestará apenas cuidados paliativos a idosos e a doentes terminais. Mas, mais uma vez, a maioria socialista prejudicou deliberadamente Amarante em favor do Vale do Sousa. A zona do Baixo Tâmega necessita e merece de um Hospital a sério e de políticos que amem Amarante e toda a zona envolvente. Amarante deverá ser o pólo aglutinador do desenvolvimento desta zona que os socialistas tanto deprimiram...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover