07/05/08

Amarante - Sucata de Cerdeiras, em Carneiro foi, finalmente, desmantelada; boas notícias!

«Sucata de Cerdeiras


A sucata mais mediática do Baixo Tâmega, na freguesia de Carneiro e à margem da estrada Amarante-Régua, foi finalmente desmantelada. Cerca de 80 mil metros cúbicos de resíduos, sobretudo sucata de automóveis, foram removidos para uma empresa de reciclagem.

O presidente da CCDR Norte, Carlos Lage, que hoje fez questão de visitar o local da antiga sucata, lembrou que os custos da sua eliminação para o erário público "foram praticamente nulos" porque o proprietário da sucata acatou uma notificação da CCDR-N, num processo que teve o apoio do SEPNA (grupo de operações ambientais da GNR), enviando todos os resíduos para um empresa de reciclagem.

"Desde há 30 anos que esta sucata em Amarante era uma espécie de "sucata mediática", apresentada pela comunicação social como uma ferida na paisagem, que também parecia um "bidonville" no cume destas belíssimas montanhas", afirmou.

"Quem conhecia esta chaga paisagística não vai reconhecer este local", concluiu Carlos Lage, que considerou que estas operações são hoje possíveis devido à existência de empresas credenciadas para a reciclagem de veículos em fim de vida.

Armindo Abreu, presidente da Câmara de Amarante, afirmou que foi fundamental a actuação da CCDR Norte, lembrando que todas as acções anteriores executadas quer pela Câmara quer pela antiga Junta Autónoma de Estradas (que deu lugar à actual Estradas de Portugal) "não surtiram quaisquer efeitos".

"Com o tempo vamos regenerar estes solos, que é positivo, mas quero felicitar esta direcção da CCDR Norte por, finalmente, ter assumido as suas responsabilidades", assinalou o autarca.

Fonte da CCDR Norte disse ao Marão Online que a sucata de Cerdeiras, na freguesia de Carneiro, violava não só a Reserva Ecológica Nacional (REN) mas também o Plano Director Municipal (PDM) de Amarante.

Segundo a mesma fonte, foram removidos da sucata, que ocupava uma área de quatro hectares, cerca de 80 mil metros cúbicos de resíduos.» in Marão online.
--------------------------------------------------------------------------
Ainda me lembro do ano em que estive a dar aulas em Baião, de como gostava daquela Paisagem de Carneiro até ao Alto de Quintela, depois o percurso até Baião, em que a Serra do Marão se enquadra com o vale do Rio Ovil, de forma magnânima. Pois, mas havia em Carneiro aquela aberração, uma sucata no meio de uma paisagem tão bela, do melhor que o Marão, no casamento com a Aboboreira nos presenteia. Ainda bem que acabou a sucata, não era dali... urge começarmos a reciclar a reutilizar! Está mais que provado que os recursos do nosso Planeta não são infinitos. Temos uma grande responsabilidade no início deste Século XXI, ou mudamos, ou hipotecamos de vez o futuro do Planeta Azul, será que ainda vamos a tempo?!


2 comentários:

Pin It button on image hover