28/05/08

Afinal o que é a Gasolina que tanto nos consome!


«Gasolina

A gasolina é um combustível constituído basicamente por hidrocarbonetos e, em menor quantidade, por produtos oxigenados. Esses hidrocarbonetos são, em geral, mais "leves" do que aqueles que compõem o óleo diesel, pois são formados por moléculas de menor cadeia carbônica (normalmente de 4 a 12 átomos de carbono). Além dos hidrocarbonetos e dos oxigenados, a gasolina contém compostos de enxofre, compostos de nitrogênio e compostos metálicos, todos eles em baixas concentrações. A faixa de destilação da gasolina automotiva varia de 30 a 220 °C.

Composição
A gasolina básica (sem oxigenados) possui uma composição complexa. A sua formulação pode demandar a utilização de diversas correntes nobres oriundas do processamento do petróleo como nafta leve (produto obtido a partir da destilação direta do petróleo), nafta craqueada que é obtida a partir da quebra de moléculas de hidrocarbonetos mais pesados (gasóleos), nafta reformada (obtida de um processo que aumenta a quantidade de substâncias aromáticas),o fósforo é utilizado para que haja a queima de hidrocarbonatos mais leves que o proprio valor quantitativo quimico dos elementos da gasolina expresso na formula gasoli + queima² = CH4+ QUEIMA PADRONIZADA, nafta alquilada (de um processo que produz iso-parafinas de alta octanagem a partir de iso-butanos e olefinas), etc. Quanto maior a octanagem (número de moléculas com octanos) da gasolina maior será a sua resistência à detonação espontânea.

Constituintes Processo de Obtenção Faixa de ebulição
(°C) Índice de Octano
Motor (Clear)
Butano destilação e processos de transformação - 101
Isopentano destilação, processos de transformação, isomerização 27 75
Alcoilada alcoilação 40 - 150 90 - 100
Nafta leve de destilação destilação 30 - 120 50 - 65
Nafta pesada de destilação destilação 90 - 220 40 - 50
Hidrocraqueada hidrocraqueamento 40 - 220 80 - 85
Craqueada cataliticamente craqueamento catalítico 40 - 220 78 - 80
Polímera polimerização de olefinas 60 - 220 80 - 100
Craqueada termicamente coqueamento retardo 30 - 150 70 - 76
Reformada reforma catalítica 40 - 220 80 - 85

A listagem acima mostra os principais constituintes da gasolina, assim como das suas propriedades e processos de obtenção.

Produção
A Petrobras, empresa petrolífera brasileira, produz diversos tipos de gasolina utilizando tecnologia própria, fabricando as diversas frações de petróleo constituintes da gasolina e misturando-as entre si e com os aditivos, através de formulações convenientemente definidas para atender aos requisitos de qualidade do produto.
A Galp, empresa petrolífera portuguesa detentora de toda a capacidade refinadora do país, produz gasolinas com indice de octanas 95 e 98, e a BP comercializa uma gasolina que atinge as 100 octanas[1].
Estas gasolinas possuem aditivos que visam melhorar a performance do combustível, nomeadamente: detergente: visa reduzir os depósitos no sistema de injecção e no motor de forma a melhorar a combustão; inibidor de corrosão: agente que visa proteger as zonas de circulação de combustível de forma a reduzir a corrosão provocada; desemulsificante: promove a separação da água no sistema de distribuição e armazenagem do combustível, de forma a diminuir a corrosão daí resultante; agenteveículo (solvente sintéctico): por ser estável a altas temperaturas, provoca resíduos diminutos durante a combustão que se realiza na câmara de combustão do motor.

O grande crescimento da produção de gasolina, motivado pelo desenvolvimento da indústria automobilística, foi possível não só através do refino, mas também de processos de transformação de frações pesadas, que fazem aumentar o rendimento total do produto em relação ao petróleo.

Gasolina Aditivada
A gasolina aditivada, disponível em alguns postos, é uma gasolina comum acrescentada de aditivos detergentes-dispersantes. Esses aditivos têm como finalidade a limpeza do sistema de alimentação de combustível, incluindo linha de combustível, bomba, galeria de combustível, injetores e válvulas de admissão. Seu uso permite que o motor opere nas condições especificadas pelo fabricante por mais tempo, o que reduz consumo e emissões e aumenta o intervalo entre manutenções. Ao contrário do que se pensa, a gasolina aditivada não aumenta a octanagem do combustível. As gasolinas de alta octanagem são chamadas, genericamente, de “gasolinas premium”.

Gasolina Adulterada
Gasolina Adulterada é caracterizada pela adição irregular de qualquer substância, sem recolhimento de impostos, com vistas à obtenção de lucro.» Retirado de http://saber.sapo.pt/wiki/Gasolina
-------------------------------------------------------------------------------
Ora afinal fica-se a saber que a gasolina não é só o ouro negro, o petróleo. Sabemos que lhe são adicionadas substancias, os aditivos, para potenciar este tão valioso e especulativo combustível. Sabe-se também há muito tempo que, já existem alternativas seguras e muito mais limpas, ao petróleo. Mas o que se constata é que isto é um negócio que estrangula muitos para enriquecer uns tantos e graças a isso, ao vil metal que produz o ouro negro, se fazem guerras como a do Iraque e se culpam os Chineses pelo aumento exponencial dos preços do Petróleo e dos bens de consumo, só porque eles decidiram ser consumidores... STOP à hipocrisia, não será assim que o Mundo se tornará mais tranquilo e pacifico; isto vai dar para o torto se não quisermos mudar de rumo... Já agora façamos boicote, nos dias 1, 2 e 3 de Junho, tentem não abastecer, as grandes vitórias começam em pequenas batalhas!

3 comentários:

  1. Isto vai dar para o torto.
    Ando mesmo apreensiva face aos sinais negativos que todos os dias nos entram casa adentro.
    Ora vê lá ... eu, a optimista!!!
    É preocupante.

    ResponderEliminar
  2. Muito preocupante!
    Vamos ter que ir aos teus desetos comprar camelos... os de cá não prestam...

    ResponderEliminar
  3. Os de cá, para além de não prestarem, apresentam-se disfarçados.

    ResponderEliminar

Pin It button on image hover