24/04/08

Quinta do Bill - Vinte Anos de Sucesso na Música Portuguesa contemporânea!





Quinta do Bill - "20 Anos"

Quinta do Bill - "Pequenino"

Galrito - "Quando eu era pequenino..."

Quinta do Bill - "Única das Amantes"

Quinta do Bill - "Se Te Amo" - (Official Videoclip)

Quinta do Bill - "Voa, Voa!" - (Official Videolip)

Quinta do Bill - "Os Filhos da Nação" - (Official Videoclip)

QUINTA DO BILL - "MUNDO PARA TI"

Quinta do Bill - "No Trilho do Sol" - (Official Videoclip)

Quinta do Bill - "No meu Sangue"

Quinta do Bill - "Diz-me lá"

Quinta do Bill

«Quinta do Bill

Quinta do Bill é o nome de um grupo musical português, de folk-rock, formado em 1987, perto de Tomar. O grupo é caracterizado por um estilo próprio, eclético mas facilmente distinguível, com influências diversas, sendo a mais óbvia a da música tradicional celta, muçulmana, e ameríndia - ainda que se possam referir influências também da própria música popular portuguesa ou do Jazz. O nome do grupo refere-se ao local onde os primeiros elementos do grupo se reuniam para ensaiar - a quinta de um certo Senhor Guilherme (Bill, em inglês). Os primeiros membros do grupo eram Carlos Moisés (vocalista, guitarra e flauta), Rui Dias (na guitarra) e Paulo Bizarro (no baixo). Mais tarde, juntaram-se ao grupo João Coelho (na bateria), Pedro Ferreira (teclas) e Fernando Paulo, que abandonou o grupo poucos meses depois.
As letras dos primeiros trabalhos do grupo eram escritas por Ana Vieira e José Morgado. A partir de 1989, Carlos Moisés, o compositor dos temas, começa a trabalhar em parceria com o letrista João Portela. 1990, o mesmo ano em que Pedro Ferreira foi substituído nas teclas por Alfredo Fonseca, marca o início da notoriedade pública do grupo, com a vitória no Concurso Aqui Del' Rock, da responsabilidade da RTP (graças à qual gravam o seu primeiro disco), além de terem chegado às meias-finais do Concurso Rock Pepsi - RFM.
O primeiro disco, Sem Rumo (selo Dansa do Som) foi publicado em 1992. No mesmo ano, nota-se uma certa evolução na sonoridade do grupo, no sentido de uma música de raízes populares multiculturais, com a inclusão do banjo, tocado por Paulo Jorge, que viera substituir Rui Dias na guitarra. A inclusão do violino e viola de arco, com Nuno Flores, em 1993 e do acordeão, com Pedro Pimentel (também nas teclas), vem confirmar esta tendência que será a imagem de marca do grupo. No mesmo ano, fazem um contrato com a Polygram, depois de terem composto a demo de um dos seus êxitos mais importantes "Os filhos da Nação". O produtor Frank Darcel (que fizera parte do grupo musical Marquis de Sade, e que foi também o produtor de Pascal O' Bispo, Etienne Daho e GNR) interessa-se, então, pelo grupo.
O sucesso de "Os Filhos da Nação" é retumbante e levará à marcação de vários concertos por toda a extensão de Portugal. Fazem em 1994 a primeira parte de um concerto de Bryan Adams, no estádio de Alvalade, onde o público exige entusiasticamente um encore. No ano seguinte, começam a trabalhar no disco "No trilho do sol", depois de Paulo Jorge ter sido substituído por Carlos Calado. O disco é produzido, com letras e composição da dupla Moisés/Portela, e com a produção assumida poelo próprio Carlos Moisés.
Em 1996, o próprio grupo assume a gerência dos seus concertos. O ponto alto acontece na Festa do Avante, perante 40 000 espectadores que se deixam envolver pelo ambiente tribal de No trilho do sol e pela veia mais romântica, mas bem aplaudida pela crítica e pelo público, de Se te amo.
O ano seguinte é marcado pela produção do disco Dias de cumplicidade, em referência à cumplicidade estabelecida entre Moisés e Portela na criação dos temas musicais. O novo disco será produzido em conjunto com Juan Ignacio Cuadrado e será gravado em Madrid, já com Miguel Urbano nas teclas e acordeão, depois de ter substituído Pedro Pimentel.
Em 1999, é editado um Best of que incluirá ainda os temas inéditos Ao Pé de Mim (Vem Repousar) e Fim do Mundo.
Depois da formação do grupo Corvos, com Nuno Flores, o grupo admitiu a primeira presença feminina, com a violinista Dalila. No ínicio de 2006, Nuno Flores deixa definitivamente a banda para se dedicar em exclusivo aos "CORVOS".
No final de 2006 o grupo lança um novo disco A Hora das Colmeias, o 8º da carreira, com 15 músicas originais.

Discografia

Sem Rumo
Filhos da Nação
Trilho do Sol
Dias de Cumplicidade
Best of
Nómadas
Ao Vivo Tour 2003
A Hora das Colmeias» in Wikipédia.

"Quando Eu Era Pequenino
Quinta do Bill
Composição: Quinta Do Bil

Refrão
pararara parararara pararara parararara pararara
pararara

Quando eu era pequenino
Quando eu era pequenino
Acabado de nacer
Acabado de nascer
Ainda mal abria os olhos
Ainda mal abria os olhos
Já eram para te ver
Já eram para te ver

Refrão
pararara parararara pararara parararara pararara
pararara (bis)

Quando eu já for velhinho
Quando eu já for velhinho
Acabado de morrer
Acabado de morrer
Olha bem para os meus olhos
Olha bem para os meus olhos
Sem vida hão de te ver
Sem vida hão de te ver

Refrão
pararara parararara pararara parararara pararara
pararara (bis)

Tuturututurotro Tuturoro pam pam pam pam pam pam
Quando eu era pequenino
Quando eu era pequenino
Acabado de nascer
Acabado de nascer
Ainda mal abria os olhos
Ainda mal abria os olhos
Já eram para te ver
Já eram para re ver

Refrão
Refrão
pararara parararara pararara parararara pararara
pararara (bis 3x)"

Mais informações sobre este fabuloso grupo musical, no seguinte link:
http://www.quintadobill.net/

2 comentários:

  1. Engraçado teres "tropeçado" na Grande Duna de Merzouga que eu subo religiosamente quando me aventuro areias adentro! :)
    Pena não sentires a areia quente e fina nos pés! Não aspirares aquele ar! Não escutares aquele barulho ensurdecedor e espampanante do deserto! :)

    ResponderEliminar
  2. Sei que ias gostar de ver a Tua duna e a música também tem algumas influências daquelas paragens! Acho que o primeiro passo para sentir as coisas é conhecê-las e eu ainda não tive essa oportunidade. Mas lá chegará o dia, pelo menos espero que sim!

    ResponderEliminar

Pin It button on image hover