03/04/08

Agustina Bessa Luís - Uma Ilustre Amarantina!

«A escritora Agustina Bessa-Luís vai ser distinguida com o doutoramento honoris causa da Universidade "Tor Vergata" de Roma, mas devido às suas «precárias condições de saúde» não estará presente na cerimónia, informou a instituição, citada pelo Instituto Camões.
O nome da autora "A Sibila" (1954), que é natural de Vila Meã, Amarante, foi dado à Cátedra de Cultura Portuguesa do Departamento de Estudos Linguísticos, Filológicos e Literários da Faculdade de Letras e Filosofia da Universidade "Tor Vergata", apoiada pelo Instituto Camões.
A cerimónia de atribuição do doutoramento Honoris Causa in Lingue e Letterature Europee ed Americane está marcada para o dia 17 de Abril, às 11:00, na Sala degli Svizzeri, Villa Mondragone, em Monte Porzio Catone - Castelli Romani.
Justificando a distinção na reunião que, há dois anos, por unanimidade, decidiu atribuí-la à escritora, o titular da cátedra, Aniello Angelo Avella, destacou o facto de Agustina, "por muitos estudiosos equiparada a Marguerite Yourcenar", ter "uma escrita rica de enigmas e aforismos", que sonda "os mundos secretos dos seres humanos, com os seus desejos, ambições, frustrações".

Escritora está doente e
a distinção será entregue ao marido

Ainda segundo Avella, em vista das «precárias condições de saúde» da escritora portuguesa, o reitor da Universidade, Alessandro Finazzi Agrò, e os órgãos académicos abriram uma excepção às praxes para permitir que o «prestigioso reconhecimento» seja entregue ao marido de Agustina Bessa-Luís.
O marido da escritora, Alberto Luís, fará a «lectio magistralis», intitulada «Pensadora entre s coisas pensadas», numa cerimónia a que também assistirá Leonor Baldaque, neta de Agustina Bessa-Luís.
Distinguida com o Prémio Camões 2004 e vencedora de vários prémios literários nacionais e internacionais, Agustina Bessa-Luís, que fará em Outubro 86 anos, é uma das mais importantes figuras da novelística portuguesa, autora de uma vasta obra, distribuída pelo romance, conto, ensaio, teatro e biografia.
A Universidade de Roma Tor Vergata (Università degli Studi di Roma Tor Vergata) foi fundada em 1982 e é a terceira maior da capital italiana.» in http://www.maraoonline.com/MARAO/MARAO_online/2F01A192-E143-4821-9CF2-9B17F762CB49.html

"Garras dos sentidos - Agustina Bessa Luís
Não quero cantar amores,
Amores são passos perdidos.
São frios raios solares,
Verdes garras dos sentidos.

São cavalos corredores
Com asas de ferro e chumbo,
Caídos nas águas fundas.
Não quero cantar amores.

Paraísos proibidos,
Contentamentos injustos,
Feliz adversidade,
Amores são passos perdidos.

São demência dos olhares,
Alegre festa de pranto,
São furor obediente,
São frios raios solares.

Da má sorte defendidos
Os homens de bom juízo
Têm nas mãos prodigiosas
Verdes garras dos sentidos.

Não quero cantar amores
Nem falar dos seus motivos.

Agustina de Bessa Luís (n. em Vila Meã, Amarante em 15 Out 1922)"
----------------------------------------------------------------------------------
Agustina Bessa Luís uma Amarantina ilustre que leva o nome de Amarante bem longe!


Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover