26/03/08

Música Portuguesa: Ornatos Violeta - Bom projecto Musical Português"


ORNATOS VIOLETA - "Ouvi dizer"

Ornatos Violeta - "Circo de Feras"

Ornatos Violeta - "Capitão Romance"

Ornatos Violeta - "Quando eu te abraço demais"

Ornatos Violeta - "Deixa Morrer"

«Os Ornatos Violeta foram uma banda portuguesa de rock alternativo, com fusão de algumas outras tendências (incluindo o ska e o jazz).
É originária da cidade do Porto, composta por Manel Cruz na voz, Nuno Prata no baixo, Peixe na guitarra, Kinörm na bateria e Elísio Donas nos teclados. Com apenas dois álbuns publicados, depressa se tornou uma referência na música portuguesa do final dos anos 90, embora a porção da sua carreira correspondente ao seu maior sucesso tenha durado apenas cerca de três anos, separando-se então os seus membros. Deixaram uma legião de fãs e um eterno Mito do Quinto Império.

História

A banda junta-se em 1991, mas apenas em 1997 lançam Cão!, o seu primeiro trabalho - que inclui o tema "Letra S", em dueto com Manuela Azevedo, vocalista dos Clã - um disco onde pela primeira vez se demonstrou a disponibilidade da banda de explorar um som misto, com o estilo específico de escrita de Cruz, para agrado de numerosos novos fãs e da maioria da crítica musical nacional.
No ano seguinte, no contexto da Expo 98, colaboraram na colectânea Tejo Beat, no qual participaram também Boss AC, Blasted Mechanism, Zen e Flood, com o tema "Tempo de Nascer".
O seu último álbum, O Monstro Precisa de Amigos chegou em 1999, demonstrando uma produção mais cuidada e, de forma geral, um estilo menos activo e mais contido. Produziu os singles, Ouvi Dizer, um dueto com Vitor Espadinha e Capitão Romance, com Gordon Gano, vocalista dos aclamados Violent Femmes. Foi ainda neste ano que colaboraram no disco XX Anos XX Bandas, um tributo aos 20 anos dos Xutos e Pontapés, como uma versão do tema Circo de Feras.
Após algum especulação quanto ao futuro da banda, os Ornatos Violeta terminaram em 2002. Mais tarde surgem os Pluto, banda de rock ligeiramente mais tradicional, que inclui na sua formação, como vocalista e guitarrista secundário Cruz, e como guitarrista principal Peixe.
Os Supernada nas Noites Ritual Rock 2005Outro projecto de Manel da Cruz (voz), surgido em 2002, foram os Supernada, aínda sem álbuns editados, e composto por mais quatro membros: Miguel Ramos (baixo), Ruca (guitarra), Eurico Amorim (teclado) e Francisco Fonseca (bateria).
Os temas Capitão Romance e Chaga fizeram parte da banda sonora do filme Rasganço de Raquel Freire

Integrantes da banda

Manel Cruz
Kinorm
Nuno Prata
Peixe
Elísio Donas

Discografia

Cão (1997)
O Monstro Precisa de Amigos (1999)» in Wikipédia.

"Ornatos Violeta - Ouvi Dizer

Ouvi dizer que o nosso amor acabou.
Pois eu não tive a noção do seu fim!
Pelo que eu já tentei,
Eu não vou vê-lo em mim:
Se eu não tive a noção de ver nascer um homem.
E ao que eu vejo,
Tudo foi para ti
Uma estúpida canção que só eu ouvi!
E eu fiquei com tanto para dar!
E agora
Não vais achar nada bem
Que eu pague a conta em raiva!
E pudesse eu pagar de outra forma!
Ouvi dizer que o mundo acaba amanhã,
E eu tinha tantos planos pra depois!
Fui eu quem virou as páginas
Na pressa de chegar até nós;
Sem tirar das palavras seu cruel sentido!
Sobre a razão estar cega:
Resta-me apenas uma razão,
Um dia vais ser tu
E um homem como tu;
Como eu não fui;
Um dia vou-te ouvir dizer:
E pudesse eu pagar de outra forma!
Sei que um dia vais dizer:
E pudesse eu pagar de outra forma!
A cidade está deserta,
E alguém escreveu o teu nome em toda a parte:
Nas casas, nos carros, nas pontes, nas ruas.
Em todo o lado essa palavra
Repetida ao expoente da loucura!
Ora amarga! ora doce!
Pra nos lembrar que o amor é uma doença,
Quando nele julgamos ver a nossa cura!"

Mais informações sobre este grupo musical da Cidade do Porto, no seu site oficial:
http://pwp.netcabo.pt/ornatos/


Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover