10/03/08

Educação em Portugal - Executivos que agem e pensam livremente!


















«Adiamento do Processo de Avaliação


A maioria dos estabelecimentos de ensino pediu o adiamento do processo de avaliação dos professores, alegando "grandes dificuldades" na sua aplicação este ano lectivo, revelou à Lusa o presidente do Conselho das Escolas.
"A maior parte das escolas afirma não estar em condições de avançar e, por isso, solicita que a aplicação do processo arranque apenas em 2008/09", afirmou Álvaro Almeida dos Santos.
Segundo o responsável deste órgão consultivo do Ministério da Educação (ME), as "grandes dificuldades" sentidas pelas escolas e invocadas para justificar o pedido de adiamento prendem-se com "a falta de maturação dos instrumentos, a ausência de recomendações específicas do Conselho Científico [para a Avaliação de Professores] e a complexidade de todo o processo".
Os problemas reportados levaram o Conselho das Escolas (CE) a requerer à tutela uma reunião extraordinária, a realizar quarta-feira, na qual vai salientar "a necessidade de serem dadas condições para o desenvolvimento mais eficaz da avaliação".
Em declarações à Lusa, também Mário Nogueira, secretário-geral da Federação Nacional dos Professores (FENPROF), garantiu que "a grande maioria das escolas não está a avançar com o processo". "Umas nunca chegaram a iniciá-lo, outras decidiram suspendê-lo. É totalmente residual o número de escolas que aprovou os procedimentos de avaliação e que está a avançar. Se forem 20 a nível nacional, já será um número por cima", assegurou.
Num documento aprovado por unanimidade na semana passada e dirigido à ministra da Educação, o agrupamento de escolas da Pontinha, por exemplo, manifesta "a sua apreensão relativamente ao cumprimento dos procedimentos estabelecidos no decreto" que regulamenta a avaliação de desempenho, considerando que este processo "não é compatível com tempos escassos e orientações genéricas".
"Concentrando-se todo o processo de avaliação no 3.º período, ele gerará uma turbulência e desorientação na vida das escolas que em nada beneficiará a melhoria dos resultados escolares e a qualidade das aprendizagens dos alunos", refere o documento, assinado pelos conselhos executivo e pedagógico deste estabelecimento e já enviado ao ME.
Neste sentido, o agrupamento de escolas da Pontinha propõe "que seja adiado o processo de avaliação de desempenho do pessoal docente, entretanto iniciado, para momento posterior ao da publicação de todos os documentos, regras e normas legais", pedindo ainda que seja concedido um "período de tempo mínimo" para a adequação e actualização dos instrumentos de regulação internos.
Idêntico pedido deverá ser aprovado esta semana pela escola secundária da Gafanha da Nazaré, depois de o conselho executivo ter admitido "muitas dificuldades" em implementar o processo. "Hoje de manhã, numa reunião informal, houve uma manifestação pública por parte dos docentes relativamente à necessidade de suspender a avaliação este ano lectivo, já que neste momento é totalmente inviável prosseguir o processo. Deverá ser aprovada uma deliberação nesse sentido, na próxima reunião do conselho pedagógico", disse à Lusa Vítor Januário, professor de Português naquela escola.
Já na Básica do 2.º e 3.º ciclos da mesma cidade, a presidente do conselho executivo admite que tudo está a andar "muito devagar", não tendo sido ainda aprovados os instrumentos de registo e indicadores de medida. "Não estamos a fazer muito para que o processo avance. Tenho esperança que venham outras directrizes ou uma tomada de posição do primeiro-ministro. Alguma coisa deve estar para mudar depois da manifestação", afirmou Ana Seabra.
Os problemas relacionados com esta matéria estão igualmente a ser sentidos na Secundária Dona Maria II, em Braga. Numa reunião realizada na passada quarta-feira, os professores do departamento de Línguas pediram a suspensão "imediata de toda e qualquer iniciativa relacionada com a avaliação".» in http://www.educare.pt/educare/Actualidade.Noticia.aspx?contentid=481A9375872A3832E04400144F16FAAE&channelid&opsel=1
------------------------------------------------------------------------------
Diz o Povo que: "mais cego é aquele que não quer ver" e que "de olhos tapados só andam os burros". Senhores governantes tenham bom senso, atentem nas palavras acertadas veiculadas pelo Executivo da Escola da Pontinha. Não queiram prejudicar o elo mais importante das escolas, os alunos. Ao querer implementar os procedimentos de avaliação dos professores durante o terceiro período, aumentando exponencialmente o trabalho burocrático dos docentes, os alunos serão inevitavelmente lesados. Não é com professores exaustos e contrariados que se conseguirão melhores resultados escolares, isso eu sei. Senhora Ministra e senhor Primeiro Ministro, não ouçam apenas os Executivos carreiristas e lambe-botas, atentem nos que pensam de forma livre e não condicionada; ainda estamos a tempo de dar dignidade a este processo e unir esforços conjuntos no nosso verdadeiro desígnio: Educar!

1 comentário:

  1. Adivinha

    Quem é? Quem é?

    Ai que eu sou cega!
    Ai que eu sou surda!

    Adivinha

    Quem é? Quem é?

    Ai que eu sou cego!
    Ai que eu sou surdo!

    ResponderEliminar

Pin It button on image hover