19/02/08

F.C. do Porto - Reinado portista com 38 títulos e sem concorrência!

F.C. do Porto, o pápa troféus!


«O F.C. Porto, que se prepara para reentrar em competição na UEFA Champions League com um regresso a Gelsenkirschen, onde em 2004 arrebatou o título europeu pela segunda vez, é a equipa mais galardoada dos últimos 20 anos entre as 32 que alinharam na fase de grupos da presente temporada.

Desde 1987, ano em que Viena e o mundo assistiram à vitória azul e branca sobre o Bayern de Munique, o F.C. Porto conquistou 38 títulos, contabilidade sem paralelo entre a concorrência na mais reputada prova mundial de clubes, que contempla troféus nacionais (campeonatos, taças, supertaças) e internacionais (UEFA Champions League, Taça UEFA, Taça das Taças, Supertaça Europeia e Taça Intercontinental).

A clara hegemonia europeia dos Dragões suplanta adversários com a fama e a reputação do Manchester United, que soma menos 12 títulos, do Milan e do Barcelona, com menos 13, do Real Madrid, com menos 14, ou do Arsenal, que acumula menos 25 troféus do que o campeão português.

Além do F.C. Porto, só os escoceses do Rangers conquistaram mais de três dezenas de títulos (32) nas duas últimas décadas, com a agravante de não ter arrebatado qualquer troféu internacional, contra os seis erguidos pelos Dragões, marca que partilha com Barcelona e Real Madrid e só superada pelos 12 obtidos pelo Milan.

Recordista de participações na UEFA Champions League, condição que reparte com o Manchester United, totalizando 13 presenças, o F.C. Porto contribui com todos os títulos internacionais que colocam Portugal na quarta posição de uma tabela ordenada pela origem dos clubes e que mantém Itália e Espanha no topo, com 17 troféus.» in site F.C. Porto.
---------------------------------------------------------------------------------------
Claro que eu já sabia isto há muito tempo, pois acompanho o futebol com grande paixão e sempre que possível, com alguma racionalidade. Como para esta última os factos concretos são um grande contributo, aí está uma listagem que os clubes da 2.ª circular gostariam de apresentar, desde que há Democracia em Portugal. Quando havia Clubes de Regime, nas ditaduras, aí não tínhamos hipóteses. Não, não é preciso avisar toda a gente, mas é bom que se saiba a verdade!


Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover