06/02/08

Paulo Gonzo - O "Tom Jones" Português!




Paulo Gonzo & Carlos do Carmo - "Estranha Forma de Vida"

Paulo Gonzo - "Jardins Proíbidos"

Paulo Gonzo - "So Do I"

PAULO GONZO - "Falamos depois"

Paulo Gonzo - "Leve Beijo Triste"

«Paulo Gonzo


Paulo Gonzo, nome artístico de Alberto Ferreira Paulo, nasceu a 1 de Novembro de 1956. Foi fundador do grupo Go Graal Blues Band. Em 1984 começa uma carreira a solo, a par do seu trabalho na banda, lançando em 1986 um álbum de covers. Em 1992 resolve lançar o seu primeiro disco cantado em português, Pedras da Calçada, que é um enorme sucesso, em grande parte devido ao tema Jardins Proibidos. De então até ao presente vai alternando as edições cantadas em inglês e português. Em Novembro de 1993 é publicada a colectânea "My Best" com os seus maiores sucessos em inglês.
O álbum "Fora d' Horas", com produção de Frank Darcel, é editado em 1995. O disco inclui letras de Pedro Abrunhosa ("Lugares" e "Acordar"), Rui Reininho e Pedro Malaquias.
Nos Prémios Blitz vence o prémio de melhor voz masculina sendo também nomeado para melhor artista masculino.
Em 1997, Paulo Gonzo lança a compilação "Quase Tudo" que conseguiu a proeza de ser Sextúpla Platina. Os maiores sucessos deste disco são uma nova versão de "Jardins Proibidos" com a participação de Olavo Bilac e "Dei-te Quase Tudo".
Em 1998 é editado o álbum "Suspeito" com produção de Frank Darcel e com uma participação especial de James Cotton (ex-trompetista de Miles Davis). É continuada a parceria de Paulo Gonzo com o letrista Pedro Malaquias e com Rui Reininho (em "Eco Aqui" e na adaptação de "These Foolish Things"). Outros temas são "Pagava P'ra Ver", "Ser Suspeito" e "Fogo Preso". O disco atinge o galardão de Platina.
"Ao Vivo Unplugged", gravado ao vivo nos Estúdios Valentim de Carvalho, é editado em 1999. O disco revisita uma grande parte do percurso a solo de Paulo Gonzo. Como convidados aparecem o pianista Bernardo Sassetti, Rui Reininho parrticipa em "Coisas Soltas", Tim participa na versão acústica de "Chuva Dissolvente" e Zé Pedro toca em "Curva Fatal".
O álbum "Mau Feitio", gravado na Bélgica, é editado em 2001. Tito Paris e African Voices são alguns dos convidados do disco.
Por ocasião do Mundial de Futebol da Coreia e Japão lança o single "Mundial". O tema foi incluido na compilação oficial do Campeonato do Mundo de Futebol de 2002.
Ainda em 2002 é lançado um single com "Somos Benfica", o hino que Paulo Gonzo compôs em parceria com António Melo e Rui Fingers.
Em Julho de 2003 é reeditado o disco "Ao Vivo Unplugged" com a inclusão de um DVD.» in Wikipédia.


"Sei Te De Cor


sei de cor
cada traço do teu rosto,
do teu olhar
cada sombra da tua voz
e cada silêncio,
cada gesto que tu faças,
meu amor sei-te de cors
ei cada capricho teu e
o que nao dizes
ou preferes calar,
deixa-me adivinhar
não digas que o louco sou eu
se for tanto melhor
amor sei-te de cor
sei porque becos te escondes,
sei ao pormenor
o teu melhor e o pior
sei de ti mais
do que queria
numa palavra diria
sei-te de cor
sei cada capricho teu
e o que nao dizes
oupreferes calar
deixa-me adivinhar
nao digas que o louco sou eu
se for tanto melhor
amor sei-te de cor
sei de cor cada traço do teu rosto,
do teu olhar
cada sombra da tua voz
e cada silencio,
cada gesto que tu faças
meu amor sei-te de cor"
----------------------------------------------------------------------------
Paulo Gonzo é o eterno romântico, baladeiro, da voz forte de Pop/Rock que é sem dúvida uma das melhores vozes masculinas, do panorama da música moderna portuguesa. Se tivesse uma carreira mais activa em termos de criação regular de temas originais, talvez fosse um caso sério da música portuguesa. Penso que passou ao lado de uma grande carreira, pois em termos de potencial, são enormes as suas qualidades interpretatitas.


Mais informações sobre este cantor no seu site, no seguinte link:
http://www.paulogonzo.net/

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover