26/02/08

Nelly Furtado - Uma artista com raízes Portuguesas!



Nelly Furtado - "All Good Things"


Nelly Furtado - "I'm like a bird"

Nelly Furtado - "Força"

Nelly Furtado - "Say it Right"

Nelly Furtado - "Crazy"

Nelly Furtado - "Powerless"

Nelly Furtado ft. Timbaland - "Promiscuous"

Nelly Furtado - "Turn off the light"

Nelly Furtado - "No Hay Igual"

Nelly Furtado ft Juanes - "Te Buesque"

«Nelly Furtado

Informação geral

Nome completo: Nelly Kim Furtado
Data de nascimento: 2 de Dezembro de 1978
País: Canadá
Origem(ns): Victoria, British Columbia
Gênero(s): Pop, pop rock, folk, R&B, pop rap
Instrumentos Vocal , Piano , Violão
Período em atividade: 1996 - presente
Gravadora(s): Dreamworks (2000-2003)
Mosley Music (2006-)
Geffen (2006-)
Afiliação(ões): Timbaland
Justin Timberlake
Missy Elliott
Residente Calle 13
Juanes
Di Ferrero
Da Weasel
Jayco
Website NellyFurtado.com
Nelly Kim Furtado (Victoria, 2 de Dezembro de 1978) é uma cantora, compositora e actriz do Canadá filha de emigrantes portugueses.
Entre as suas canções mais bem-sucedidas estão seus dois primeiros singles "I'm Like a Bird", (pelo qual ganhou um Grammy)e o sucesso "Turn of the light" e os recentes números-um "All Good Things", "Promiscuous", "Maneater" e "Say It Right". Sua musica faz grande sucesso na América Latina e se estende pela Europa, entres outros lugares.

Biografia

Filha de imigrantes açoreanos, além do inglês ela também fala o português fluentemente [1]. Aprendeu a tocar trombone quando tinha nove anos de idade e o teclado quando tinha onze. Começou a compor as suas próprias canções quando tinha apenas treze anos.
Após terminar o ginásio, Furtado mudou-se para Toronto, definida pela cantora como "...o lugar onde se encontra tudo, onde se pode ser tudo". Lá onde formou o duo Nelstar* em 1997 com o músico local Tallisman. "Like", uma das canções do Nelstar* recebeu uma garantia do VideoFACT de que seria gravado um videoclipe, mas Furtado sentiu que o estilo musical do duo não apresentava a sua verdadeira personalidade e talento e o clip nunca foi lançado. Foi cantando no clube nocturno da cidade, o Lee's Palace, que Furtado conheceu o vocalista dos Philosopher Kings, Gerald Eaton. Este tornou-se um importante colaborador e co-produtor no álbum de estréia da cantora, Whoa, Nelly!, quando assinou contrato com a DreamWorks Records. Whoa, Nelly! foi um dos álbuns Pop melhor vendidos da sua categoria, com os singles "I'm Like a Bird" e "Turn Off the light". Este álbum valeu-lhe um Grammy pela melhor cantora Pop com a música "I'm Like a Bird". O mesmo álbum valeu-lhe também várias colaborações, sendo entre elas a mais famosa "Fotografía" com Juanes, onde Nelly pôde revelar o seu espirito latino.
O seu estilo era basicamente pop e o folk, e agora com o seu atual álbum, Loose, mudou seu estilo completamente para o hip-hop e para o R&B.
Nelly Furtado no Rock Am Ring 2007Em 20 de setembro de 2003, Furtado deu à luz a sua primeira filha, Nevis. O pai da criança é o seu ex-namorado Jasper Gahunia (conhecido por Lil' Jaz).
O segundo álbum de Furtado, Folklore, foi lançado em 25 de novembro de 2003. Este álbum teve singles de sucesso como "Powerless (Say What You Want)" e "Try". O álbum inclui, igualmente, a música "Força", que foi escrita para ser o Hino Oficial do Campeonato Europeu de Futebol de 2004, que ocorreu em Portugal. No dia 4 de Julho de 2004, Furtado interpretou a canção no Estádio da Luz em Lisboa para finalizar o Campeonato.
O seu terceiro álbum, Loose, entrou nas lojas a 20 de Junho de 2006. Os primeiros singles, "Promiscuous" (em colaboração com o mentor de Justin Timberlake e Missy Elliott, Timbaland), "Maneater", "Te Busqué" (com Juanes) e "No Hay Igual" são os primeiros singles extraídos do álbum e foram lançados ao mesmo tempo, em diferentes partes do mundo. Loose veio com uma influência do hip hop e R&B e uma Furtado com uma imagem mais sensual, o que o deixou um pouco distante dos trabalhos anteriores da cantora, fazendo com que essa perdesse, para alguns fãs, a sua identidade artística por ter "se vendido ao marketing". No entanto a prova de que essa alteração de imagem parece ter resultado é que os singles desse disco estão nos topos das paradas.» in Wikipédia.

"I'm Like A Bird
Nelly Furtado
Composição: Nelly Furtado

You're beautiful, that's for sure
You'll never ever fade
You're lovely but it's not for sure
I won't ever change
And though my love is rare
Though my love is true

Chorus:
I'm like a bird, I'll only fly away
I don't know where my soul is, I don't know where my home is
(and baby all I need for you to know is)
I'm like a bird, I'll only fly away
I don't know where my soul is, I don't know where my home is
All I need for you to know is
Your faith in me brings me to tears
Even after all these years
And it pains me so much to tell
That you don't know me that well
And though my love is rare
And though my love is true

Chorus

It's not that I wanna say goodbye
It's just that everytime you try to tell me, me that you love me
Each and everysingle day I know
I'm going to have to eventually give you away
And though my love is rare
And though my love is true
Hey I'm just scared
That we may fall through

Chorus x 3"
-------------------------------------------------------------------------
Esta cantora luso-canadiana constituiu uma grande revelação nos últimos anos da história da música moderna. No meu caso, confesso que me agradou mais a fase inicial da sua carreira, numa vertente mais pop-folk e menos a sua tendência mais recente do hip-hop. No entanto, em qualquer dos casos trata-se indiscutivelmente, duma grande cantora, com um enorme talento, muita garra e classe em doses massivas!

Pode obter mais informações sobre esta cantora no seu link pessoal:
http://www.nellyfurtado.com/

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover