18/02/08

Amarante Fregim - Igreja de Santa Maria de Fregim, Igreja Matriz desta freguesia de Amarante!









«Igreja Paroquial de Fregim

Tipologia
Igreja de uma nave, transepto e capela-mor, cuja intercepção forma abside oitavada, com tecto/cúpula em madeira. Capelas laterais com tectos também de madeira.
O tecto da nave principal é em cimento.
A torre sineira está acoplada pelo lado norte da fachada.

Cronologia
Fundação da Igreja - admite-se que remonte ao séc. XII / XIII, uma vez que já tinha capelão em 1220, que é referido nas inquirições de D. Afonso II.
Em 1918/19 foi feita a torre sineira. Em 1941 foi substancialmente demolido o que restava do antigo edifício e iniciadas obras de remodelação, concluídas em 1946.

Estilo
De reduzido ornato, tanto no exterior quanto no interior, destaca-se pela sua organização espacial, com transepto e capelas laterais, que lhe dão uma volumetria sui-generis, problematizando a classificação do seu estilo.

Dedicação
Santa Maria, Senhora da Assunção.
Na freguesia de Fregim ressaltam, também, quatro Capelas: a de São Pedro, São Sebastião, Senhora da Ajuda e São Miguel. A Capela de São Sebastião, muito pequena, sofreu obras de restauro.
Em termos de habitação senhorial, referimos a Casa da Capela ( brasonada), rodeada por uma extensa área de campos de milho e vinha; ainda a Quinta da Lage, a Quinta da Mó, a Casa da Obra, a casa Cidreira e a Casa de Pousada.» in site Câmara Municipal de Amarante.



«Nossa Senhora da Assunção é a denominação dada a Maria, mãe de Jesus em alusão a sua assunção aos céus. A festa da Assunção de Maria é comemorada dia 15 de agosto. Também é conhecida como Nossa Senhora da Glória ou Nossa Senhora da Guia.» in Wikipédia.
-------------------------------------------------------------------------------
Foi nesta Igreja onde fiz a Primeira Comunhão, a Comunhão Solene e onde aconteceram muitas coisas ligadas à minha família, recente e remota. Em miúdo era nesta Igreja onde assistia às missas dominicais, praticadas pelo Exmo. Padre Monteiro, que ainda se mantém como pároco das Freguesias de Fregim e de Louredo. Houve uma Igreja anterior a esta, mas não encontrei até agora, nenhum registo fotográfico da mesma. Se alguém tiver agradecia que as partilhasse, dado que tenho muito interesse pela história desta Freguesia e deste Concelho. A pintura que a Junta de Freguesia e/ou a paróquia efetuaram nos edifícios paroquiais, ficou muito bem, pelo que estão todos os Malteses de parabéns! Fregim, está mais bonito!

Mais informações sobre esta Freguesia no site do Município de Amarante, em: http://www.amarante.pt/freguesias/fregim/index.php?op=conteudo〈=pt&id=20

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover